E quando paramos para perceber, o calendário aponta “Novembro” novamente. Tanto para varejistas quanto consumidores, entende-se que esta época simboliza um momento preparatório decisivo, justamente porque se trata de um dos eventos mais aguardados do fim de ano: a Black Friday 2024.
Da perspectiva dos consumidores, uma pesquisa apontou que 85% dos indivíduos têm a intenção de realizar compras nesta Black Friday, o que demarca uma ótima oportunidade para lojistas se manterem antenados quanto às renovações de sua área.
Assim, com a tradição carregando grandes expectativas, a demanda para 2024 passa a trazer novas reflexões a favor de uma campanha bem-sucedida, o que inclui estar atento às mudanças no comportamento dos usuários, bem como nas inovações tecnológicas e estratégias de marketing que contribuirão para uma experiência agradável.
Se você deseja aproveitar ao máximo o potencial dessa data e entender as tendências que moldarão suas vendas, continue a leitura e aprofunde-se nas possibilidades!
5 tendências da Black Friday 2024 para manter no seu radar
Antes de conhecer as tendências que estarão na linha de frente da Black Friday 2024, é válido analisar, acima de tudo, as que se encaixam melhor com o perfil do seu negócio. Afinal, assim como cada empresa tem suas particularidades, seu público e produtos/serviços ofertados também têm sua natureza, o que implica diretamente na execução de estratégias e abordagens diferenciadas.
1. Experiências personalizadas
Especialmente nos tempos atuais, em que conexões se tornaram prioridade, analisar e compreender exatamente o que os consumidores esperam da sua marca é um ato crucial. Afinal, foram suas necessidades que os levaram até sua loja, e garantir uma entrega personalizada é a melhor forma de conquistar sua admiração.
Para isso, utilizar dados como histórico de compras e preferências do cliente é uma ótima maneira de entender suas expectativas, colaborando, consequentemente, para delinear as estratégias mais adequadas para supri-las.
2. Promoções extensas e antecipadas
Por mais que o dia oficial da Black Friday seja em 29 de novembro, muitas empresas começaram a perceber que antecipar suas promoções sem se limitar à data, na verdade, é uma tática poderosa.
Isso porque, ao tomar essa simples ação, você automaticamente constrói um evento de compras prolongado, onde, ao invés de tentar fazer o maior número de vendas em um dia, é possível expandir seus ganhos e ainda prestar um atendimento ao público qualificado.
3. Pagamentos flexíveis
Com novas alternativas de pagamento surgindo a todo instante, como parcelamento flexível e carteiras digitais, é indispensável que o mercado esteja preparado para receber sua receita por fontes distintas.
Imagine que seu estabelecimento vende produtos de beleza, por exemplo, e um consumidor está prestes a fechar a compra do seu produto. Se você oferecer diversas formas de pagamento, como a opção de parcelamento sem juros, pagamento via carteiras digitais ou até mesmo por aproximação, o processo de compra se tornará mais conveniente e acessível, aumentando as chances de conversão.
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4. Ofertas exclusivas em redes sociais
As plataformas digitais estão se reinventando constantemente, logo, é onde os consumidores estão mais antenados. E para acompanhá-las, essa também deve ser uma ação partida do mercado, uma vez que é possível anunciar de forma eficaz ofertas exclusivas para redes sociais e até fazer o lançamento de promoções temporárias através de lives.
Isso irá colaborar para a construção de campanhas criativas que podem ser um grande diferencial, especialmente em datas como a Black Friday. Além disso, há a chance de despertar o interesse genuíno dos usuários pelo seu produto/trabalho, com a possibilidade do compartilhamento entre grupos sociais, dos quais costumam conter um público abrangente.
5. Gamificação
Por último, uma alternativa interessante que vem sendo incorporada por diferentes estabelecimentos é a gamificação – uma estratégia de marketing que engloba jogos representados por alguma ação relacionada à sua marca
Um bom exemplo dessa atividade são os desafios e recompensas, em que o consumidor é incentivado a interagir com conteúdos nas redes sociais, acumular pontos por compras ou participar de sorteios e quizzes. À medida que o usuário completa as tarefas, ele desbloqueia benefícios como descontos exclusivos, brindes ou promoções especiais, tornando-se uma proposta agradável.
Como se preparar para vender mais na Black Friday 2024?
Agora que compreendemos a importância de alinhar as tendências do evento com suas estratégias de vendas, é hora de focarmos nas ações que farão total diferença ao maximizar seus resultados: os preparativos.
A Black Friday oferece uma enorme oportunidade de crescimento, mas, para aproveitar esse potencial por inteiro, é indispensável estar a par dos pontos-chave que influenciarão diretamente seu desempenho, e claro, garantirão uma alta lucratividade.
Confira os 3 passos a seguir.
Treinamento e suporte
Como último passo, é essencial que a equipe interna esteja preparada para o aumento da demanda trazido pela Black Friday, de modo a garantir que todos possam oferecer um atendimento ao cliente com excelência.
Em eventos como este, o volume de interações tende a crescer significativamente, e quando se têm funcionários preparados, é possível criar um ambiente onde os clientes terão um suporte completo para suas dúvidas, demarcando uma oportunidade de fidelização a partir de um atendimento rápido e eficaz.
Otimização da experiência de compra
Pensando na perspectiva dos consumidores, é fundamental garantir que o site, o aplicativo e o marketplace estejam bem organizados e com navegação intuitiva, uma vez que a experiência de compra precisa ser ágil e sem fricções.
Para isso, é importante assegurar que as páginas tenham um carregamento rápido, onde produtos sejam localizados facilmente e que o processo de pagamento seja flexível. Fora essas ações, integrar a experiência online do cliente com a loja física também é um bom diferencial, como comprovam os seguintes dados:
Segundo pesquisa realizada pela Waste, constatou-se que 58,2% dos consumidores brasileiros têm optado pela compra em e-commerces, sendo que 47,8% e 44,3% preferem, respectivamente, plataformas de marketplaces e aplicativos de compra para aproveitar promoções. No entanto, as lojas físicas ainda ocupam um espaço relevante para 30% dos usuários. – e-commerce brasil. |
Planejamento e promoções antecipadas
Quantas vendas você deseja realizar? É natural que a resposta seja “o máximo possível”, mas ainda assim é necessário delimitar números realistas. Portanto, o primeiro passo é definir suas metas, de modo que elas sejam claras e mensuráveis para serem atingidas.
Além disso, uma boa prática é analisar os dados de vendas anteriores: o que funcionou? O que poderia melhorar? Tendo essas perguntas em mente, você estará pronto para desenvolver campanhas de marketing assertivas, com promoções que não sejam somente exclusivas, mas atrativas ao olhar dos clientes.
Levando todos os pontos retratados em consideração, sua empresa estará pronta para se beneficiar das variadas possibilidades acopladas às tendências da Black Friday 2024, aproveitando ao máximo as chances de fidelização e expansão de novas estratégias de crescimento para o negócio.
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