Por: Já Calculei | Data: março 1, 2021
O certificado digital é importante para diversas atividades, como consultas de débitos em todos os âmbitos (federal, estadual e municipal), envio de obrigações fiscais, assinatura eletrônica de documentos, dentre outros itens.
Diante disso, se você pretende abrir um CNPJ, vai ser preciso adquirir um certificado digital para o seu negócio ou escolher um dos nossos planos com certificado digital gratuito.
Para começar, você precisa saber que existem diferentes modelos de certificado, dentre eles, o A1 e o A3. Conforme veremos na sequência.
O preço de um certificado digital varia de acordo com diversos fatores, incluindo o tipo de certificado, a validade e a autoridade certificadora escolhida.
No entanto, em média, os custos que você pode encontrar são os seguintes:
A boa notícia, é que aqui na Já Calculei, a depender do plano contratado, o certificado digital fica por nossa conta!
Sim. É possível utilizar o certificado digital em mais de um computador ou dispositivo ao mesmo tempo, mas para isso ele precisa ser do tipo A1 (formato de arquivo).
Na prática, com um certificado A1, enquanto o contador envia declarações para o fisco, você pode continuar emitindo suas notas fiscais normalmente.
Por outro lado, com um certificado digital A3 isso não é possível, pois como ele é físico, só funciona conectado ao computador.
O ideal é que alguns dias antes do vencimento, o empresário entre em contato com uma autoridade certificadora para emissão de um novo certificado digital.
Sem um certificado válido, você pode ficar sem emitir notas fiscais. Além disso, o contador, não vai conseguir consultar informações da sua empresa na Receita Federal ou até mesmo, enviar declarações para o fisco.
Na Já Calculei Contabilidade, o seu certificado digital pode ser gratuito, clique aqui e conheça os nossos planos para saber mais.