Hoje, você escolhe a forma de receber dos seus clientes, mas nem sempre foi assim, afinal houve uma grande evolução até chegarmos aos meios de pagamento que temos hoje.
De certo, o que se pode afirmar, é que quanto maior o número de meios de pagamentos que uma empresa oferece aos seus clientes, maiores as chances de vender e fechar negócios.
Devido a relevância e importância do assunto, neste conteúdo, vamos apresentar a evolução histórica dos meios de pagamento e mais detalhes sobre cada possibilidade que temos nos dias atuais.
Será que novas formas de receber dos seus clientes vão surgir ou vamos parar no PIX e nos links de pagamento?
Para saber mais e ficar por dentro de tudo sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
A evolução dos meios de pagamento
Não restam dúvidas, ao longo dos milênios, os meios de pagamento e a forma que as empresas e pessoas encontravam para receber dos seus clientes evolui de forma significativa.
1.Escambo
A evolução dos meios de pagamento é longa e, segundo indícios históricos, começou por volta dos 10.000 a.C, quando o escambo, uma espécie de negociação que envolvia a troca de mercadorias, era utilizada como forma de pagamento.
Naquela época, um agricultor poderia trocar alguns cestos de frutas por determinado produto de marcenaria, por exemplo, e os animais, eram a moeda de troca mais valiosa da época.
2.Moedas
Por sua vez, as primeiras moedas surgiram por volta de 1.000 a.C na China, originalmente feitas de bronze e posteriormente também disponíveis em prata e ouro, as moedas revolucionaram as transações de pagamento mudo afora.
De acordo com os historiadores, as primeiras moedas feitas em materiais preciosos, como ouro e prata, surgiram por volta de 610 a.C, em uma região onde hoje está localizada a Turquia.
3.Cédulas de Papel
Já as primeiras cédulas de papel, chegaram por volta de 618 a 907 d.C, e tinham como objetivo, reduzir o uso excessivo de cobre e outros metais que eram empregados na fabricação de moedas.
Segundo os historiadores, este meio de pagamento surgiu na dinastia Tang, na China. Posteriormente, Marco Polo e outros viajantes levaram este conceito para a Europa, mas foi somente em 1661 que as primeiras cédulas foram impressas na Europa.
4.Cheques
Com os meios digitais de pagamento, os cheques, que já fizeram muito sucesso no passado, estão perdendo cada vez mais espaço. Não existem dados claros sobre o seu surgimento, mas os historiadores acreditam que o primeiro talão de cheques surgiu na Inglaterra, no século 17.
Originalmente, era uma espécie de documento com assinatura que era utilizado para comprovação de pagamentos.
5.Cartões
Segundo nos conta a história, em 1949 um empresário de nome Fred McNamara, percebeu que havia esquecido a carteira, quando foi pagar a conta de um jantar. Isso o fez pensar, em uma forma de pagamento que não dependesse exclusivamente do dinheiro físico (cédulas e moedas), presentes em seu bolso.
Um ano depois, o empresário e um sócio reuniram 27 estabelecimentos e cerca de 200 amigos, lançando o Diners Club Card, dando o primeiro passo para o surgimento da moderna indústria de cartões.
Por sua vez, em 1958, a American Express, introduziu no mercado um cartão para despesas com viagens e entretenimento, enquanto no mesmo ano, o Bank of America, lançou o BankAmericard, precursor dos cartões Visa, com aceitação em uma enorme variedade de estabelecimentos.
6.Boleto
Ao longo dos anos, a evolução dos meios de pagamento continuou acontecendo, até que em 1993, uma Instrução Normativa do Banco Central, criou os famosos boletos.
Desde então, o boleto bancário, um documento que é utilizado até os dias de hoje, é muito utilizado aqui no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento.
7.Links de Pagamento
Com o avanço da internet e da tecnologia, o mercado financeiro precisou se adaptar e fornecer alternativas aos seus usuários, dentre elas, os links de pagamento.
Desde então, basta que o emissor crie um link e envie via mensagem ou redes sociais para que o interessado em pagar por um produto ou serviço, insira os dados do seu cartão e efetue o pagamento do valor devido.
8.Pix
Por sua vez, de forma mais recente surgiu aqui no Brasil, o PIX, uma forma de pagamento rápida e de baixo custo, que permite o envio e o recebimento de valores de forma instantânea e a qualquer hora do dia.
Com o PIX, podemos fazer pagamentos diversos a partir do internet banking ou aplicativo bancário, por meio de uma chave (CPF/CNPJ, Celular, e-mail) ou mesmo, com base em um QR CODE.
Curiosamente, há quem diga que o PIX e os meios eletrônicos de pagamento que conhecemos hoje, podem acabar com a utilização do popular dinheiro em espécie. (cédulas e moedas).
O futuro dos meios de pagamento
Os meios de pagamento e as formas de receber dos seus clientes evoluíram muito nos últimos anos, mas ao que tudo indica, esse ciclo evolutivo não para por aqui.
Novos meios de pagamento estão surgindo, dentre eles, podemos destacar:
- Carteira Móvel;
- NFC;
- Criptomoedas;
- mPOS;
São muitas as novidades e possibilidades que estão a caminho e, com isso, a sua empresa escolhe a forma de receber dos seus clientes.
Contudo, é importante ter bastante atenção com relação às inovações e mudanças nos meios de pagamento, pois manter-se atualizado e oferecer múltiplas formas de pagamento, pode ser uma estratégia para atrair o público, vender mais e fechar negócios.
Além disso, ao escolher as formas de pagamento corretas, você pode garantir uma boa economia com taxas e custos.
Enquanto as transações e a aceitação de pagamentos via cartão de crédito costumam envolver custos, transações via PIX podem ser gratuitas.
Gostou das novidades e de saber mais sobre formas de receber e meios de pagamento? Continue acompanhando o blog da Já Calculei Contabilidade e tenha acesso a mais conteúdos relevantes para o seu negócio.