Você sabia que é possível reduzir os custos da sua folha de pagamento sem demissões, ou seja, gerar economia, sem precisar dispensar funcionários e reduzir sua equipe?
Essa possibilidade é real, e tudo o que você precisa para colocá-la em prática é do suporte e orientação de uma boa contabilidade.
Para ajudar você empresário e empreendedor a colocar as contas em ordem e ao mesmo tempo, preservar empregos, vamos apresentar uma série de dicas para reduzir custos na sua folha.
Saiba mais e comece a economizar o quanto antes, acompanhando este conteúdo até o final.
1.Crie um banco de horas
De acordo com a legislação em vigor, o pagamento de horas extras deve ser realizado sempre que um funcionário trabalha em período superior à sua jornada normal de trabalho.
Sendo assim, se determinado funcionário trabalha de 8h às 17h, mas hoje em especial, você precise que ele fique até às 19h para concluir um projeto, sobre às 2 horas adicionais, serão devidas horas extras.
A hora extra, deve ter valor superior a no mínimo 50% da hora convencional, podendo ser ainda maior, chegando a 100% nos domingos e feriados, por exemplo.
Além disso, sobre a hora extra, temos reflexos “invisíveis”, como um FGTS maior a pagar no início do próximo mês e uma contribuição patronal sobre a folha também maior.
Diante disso, uma possível solução para que você reduza os custos da sua folha de pagamento, é substituir o pagamento de horas extras por compensações em banco de horas.
Através da política de banco de horas, sua empresa deixa de pagar horas extras e compensa os funcionários com folgas que podem ser negociadas e liberadas em um feriado prolongado, por exemplo ou outro período de menor demanda.
Reduza os custos da sua folha de pagamento sem demissões, entre em contato conosco e avalie a possibilidade de implantar o banco de horas na sua empresa.
2.Controle faltas e atrasos
Se você realmente está em busca de economia, uma alternativa interessante é instalar um relógio de ponto na sua empresa e controlar com rigor as faltas e atrasos.
Atrasos e faltas injustificadas, podem ser descontadas dos funcionários, reduzindo os custos da sua folha de pagamento e ao mesmo tempo, educando os colaboradores a chegar na hora certa.
Esse tipo de desconto é legal e previsto na CLT (legislação trabalhista), não significando que a sua empresa é ruim para com os funcionários, mas correta e organizada a ponto de exigir que todos tenham direitos, mas também deveres a cumprir.
3.Aproveite a desoneração da folha
Outra alternativa para que você reduza os custos da sua folha de pagamento sem demissões, consiste em aproveitar a desoneração da folha.
De acordo com a legislação em vigor, as empresas também precisam deixar a sua parcela de contribuição para o INSS (previdência social).
Sendo assim, além do desconto de INSS sobre o salário dos funcionários, muitas empresas precisam contribuir com um percentual de 20% sobre o valor da sua folha de pagamento.
Sem dúvida alguma, um percentual elevado, mas que pode ser modificado para algumas atividades através da lei de desoneração da folha de pagamento.
Com base na desoneração, empresas que desenvolvem determinados tipos de atividade podem optar por contribuir com uma alíquota fixa de 1% a 4% sobre o seu faturamento para o INSS, ao invés dos 20% sobre a folha.
Em muitos casos, o aproveitamento desta possibilidade resulta em uma boa economia, principalmente para empresas com grande volume de despesas com folha de pagamento.
Entre em contato conosco e veja se a sua empresa pode aderir a desoneração. Reduza os custos da sua folha de pagamento sem demissões!
4.Escolha o regime tributário mais econômico
Você sabia que a maior parte das empresas do Simples Nacional, não precisam recolher 20% sobre a folha de pagamento a título de contribuição patronal para o INSS?
Muitos empresários não sabem dessa possibilidade, não contam com uma boa assessoria contábil e em função disso acabam optando por um regime tributário que não lhe garante a maior economia possível.
Escolhe o regime tributário adequado para a realidade da sua empresa, é uma das alternativas para que você reduza os custos da sua folha de pagamento sem demissões.
Converse com o nosso time de contadores, solicite um planejamento tributário completo e veja qual é o regime de tributação mais econômico para sua empresa.
5.Ofereça benefícios não tributados
Se você deseja remunerar melhor os seus funcionários e com isso, reter talentos na sua empresa, mas por outro lado, não deseja aumentar os encargos sobre a folha de pagamento, uma saída é a oferta de benefícios não tributados.
Existem muitas possibilidades em benefícios úteis, e sobre os quais você não precisará pagar impostos, incluindo:
- Vale Alimentação;
- Vale Refeição;
- Plano de saúde;
- Plano odontológico;
- Custeio de academia;
- Auxílio creche;
- Distribuição de lucros.
Converse com nossos contadores para descobrir outros benefícios que a sua empresa pode oferecer sem aumentar despesas com FGTS e INSS sobre a folha de pagamento.
6.Contrate uma contabilidade que lhe garanta economia
Quanto maior o número de funcionários de uma empresa, maiores também, são as suas despesas com a contabilidade, afinal, haverá mais trabalho para calcular e processar a folha de pagamento.
Sendo assim, de forma indireta, uma das alternativas para que você reduza os custos da sua folha de pagamento sem demissões, é contratar os serviços de uma contabilidade online.
Com alta tecnologia, a contabilidade online oferece os mesmos serviços que uma contabilidade tradicional, mas com uma diferença importante: com custos reduzidos.
Em outras palavras, o valor que você precisa pagar ao contador para cuidar da folha de cada funcionário, acaba sendo bem menor, gerando uma boa economia.
Sabendo disso, não tenha dúvidas: se você busca formas de reduzir custos relacionados à folha, sem precisar recorrer a demissões, a Já Calculei Contabilidade é a sua melhor opção. Podemos ajudar a sua empresa!
Por isso, não perca mais tempo, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!