Elaborar um bom planejamento para abertura de empresa é um passo fundamental para evitar imprevistos e conseguir colocar em prática tudo aquilo que foi idealizado.
Normalmente os negócios que alcançam o sucesso, foram iniciados com base em um plano de negócios bem estruturado e completo, enquanto aqueles que fracassam, na maior parte dos casos, não contavam com um planejamento.
Um estudo realizado pelo SEBRAE apontou que a principal causa do fracasso das empresas está justamente na falta de planejamento prévio.
Para que tenhamos uma ideia da importância do tema, 55% dos empresários entrevistados durante a elaboração do estudo em questão, afirmaram que não montaram um plano de negócios antes de abrir suas empresas.
Sabendo disso e da relevância do tema para o sucesso das empresas, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o planejamento para abertura de empresas.
Aqui, você vai conferir o passo a passo para montar um plano de negócios assertivo, tirar suas ideias do papel e evitar imprevistos.
Como montar um planejamento para abertura de empresa [Passo a Passo]
Montar um planejamento para abertura de empresa não precisa ser coisa de outro mundo, desde que você conheça os itens que não podem ficar de fora de um bom plano de negócios.
Para ajudar e orientar você, preparamos esse passo a passo completo. Não deixe de conferir e tire todas as suas dúvidas.
1.Nome da empresa e sua Missão, visão e valores
Quando o objetivo é montar um planejamento para abertura de empresa, você pode começar pela definição do nome que será dado ao seu estabelecimento, bem como, sua missão, visão e valores.
Procure ser original na escolha do nome e tenha preferência por aqueles que são de fácil compreensão, pronúncia e memorização.
Quanto a missão, ela deve representar a razão de existir da sua empresa, enquanto a visão são os seus objetivos para o futuro e os valores, aquilo que a empresa acredita e pratica.
2.Descrição dos produtos e serviços
Na sequência, você precisará descrever em detalhes, todos os produtos e serviços que a sua empresa fornecerá e colocará à disposição dos clientes.
Essa informação será fundamental para a escolha do CNAE correto para a sua empresa, bem como, para definição do seu regime tributário
3.Análise de mercado e definição do público-alvo
Ao elaborar um planejamento para abertura de empresa, outro ponto muito importante e que não pode deixar de ser observado, diz respeito a análise de mercado e definição do seu público-alvo.
Qual é o perfil do público que você deseja alcançar? Busque referências e coloque-se no lugar dessas pessoas, para entender quais diferenciais o seu negócio pode oferecer para alcançá-las.
4.Localização
Quando falamos em planejamento para abertura de empresa, você também deve avaliar com muito cuidado a localização para montagem do seu negócio.
A escolha da localização é um item estratégico para garantir boas vendas e alcançar o seu público-alvo. Durante esta etapa, procure escolher um local que facilite o acesso dos clientes e também, que seja compatível com o seu orçamento.
5.Investimento inicial e planejamento financeiro
Um dos pontos que merece muita atenção quando o assunto é a elaboração de um planejamento para abertura de empresa, diz respeito ao planejamento financeiro.
Você precisa elaborar um estudo para conhecer o investimento inicial necessário para colocar o seu negócio em funcionamento, bem como para ter uma previsão do tempo de retorno do empreendimento.
Quanto será preciso investir? Quando a empresa começará a gerar lucros? Qual a rentabilidade do negócio?
6.Formato jurídico e tributário
Por sua vez, com o auxílio de um contador, você também precisará definir o melhor formato jurídico e tributário para o seu negócio.
Dentre as opções em natureza jurídica (tipo de empresa), podemos destacar:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima.
Por sua vez, quanto ao regime tributário, as opções são as seguintes:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
7.Estudo de concorrentes e diferenciais competitivos
Dando sequência ao passo a passo para montar o planejamento para abertura de empresa, você também precisará estudar os seus concorrentes.
Esta etapa é muito importante, pois permitirá que você conheça os preços praticados pelos seus concorrentes, a qualidade dos produtos e serviços, as falhas e com isso, estabeleça diferenciais.
No mundo dos negócios, os diferenciais são fundamentais para que você consiga se estabelecer e atrair o maior número possível de clientes.
8.Definição do investimento e das estratégias de marketing
Para que a sua empresa alcance o público-alvo, será preciso definir estratégias e investir em ações de marketing.
Muitos empresários acabam deixando o marketing em segundo plano, mas este item é fundamental para que a sua empresa conquiste os resultados esperados.
Sabendo disso, ao montar um planejamento para abertura de empresa, não deixe este item de fora.
9.Análise e escolha dos fornecedores
Ainda durante a fase de planejamento do seu negócio, você precisará realizar uma pesquisa e definir quais serão os seus fornecedores.
Nesta etapa, avalie itens como:
- Preço;
- Formas de pagamento;
- Qualidade;
- Prazo de entrega.
10.Definição de metas
Por fim, não se esqueça de definir metas de curto, médio e longo prazo. As metas serão úteis para você monitore os resultados da sua empresa.
A partir dos resultados que for encontrando ao longo do percurso, você poderá rever decisões e ser cada vez mais assertivo.
Como abrir uma empresa [Passo a Passo]
Agora que você já sabe como montar um planejamento para abertura de empresa, confira o que é preciso para tirar os seus planos do papel.
- Contrate um serviço de contabilidade;
- Entregue a documentação solicitada pelo contador;
- Elabore o contrato social da empresa;
- Aguarde a emissão dos documentos (CNPJ, licenças, alvará e inscrições).
O processo para abrir uma empresa é simples, pode ser resolvido em poucos dias e solicitado aqui mesmo, pela internet.
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