Abrir um CNPJ é o primeiro passo para formalizar seu negócio e emitir notas fiscais. Se você é um pequeno empreendedor, o Simples Nacional é o regime tributário simplificado ideal para quem pretende reduzir custos e burocracia. Então, neste guia, saiba como abrir um CNPJ no Simples Nacional de forma segura e tranquila!
O que é o Simples Nacional?
Em suma, o Simples Nacional é um regime tributário simplificado e unificado para micro e pequenas empresas. Ao abrir uma empresa simples, o empreendedor tem acesso a impostos reunidos em um único pagamento mensal, facilitando a vida de quem gerencia um negócio.
Por que optar pelo Simples Nacional?
Existem diversos motivos e vantagens para que um empreendedor escolha o Simples Nacional para começar a empreender. Primeiramente, o ponto central é a
simplificação da parte fiscal e tributária, já que apenas um único documento é emitido para pagar diversos impostos.
Além disso, a redução da burocracia é o que chama a atenção de quem pensa em abrir um CNPJ. Afinal, o Simples Nacional demanda menos obrigações acessórias, que são um conjunto de procedimentos e documentos que as empresas devem cumprir além do pagamento dos impostos.
Abrir CNPJ é também um grande incentivo à formalização, oferecendo condições especiais para microempreendedores, por exemplo: aposentadoria por idade, direito ao auxílio-doença e ao auxílio maternidade. A saber, abrir um CNPJ também permite aos microempreendedores participarem de licitações públicas para fornecer bens ou serviços ao governo.
Como abrir um CNPJ no Simples Nacional Online?
Entenda os principais passos para garantir a abertura da sua empresa e a atuação formalizada no mercado de trabalho.
1. Defina o tipo de empresa e atividade
Escolha a natureza jurídica ideal para o seu negócio, por exemplo: MEI, EPP, LTDA, etc. Em seguida, você deverá definir o CNAE, pesquisando o código da atividade principal da sua empresa, assim como os códigos das atividades secundárias que ela poderá exercer.
2. Consulta de viabilidade
Acesse o Portal do Empreendedor (para MEI) ou o site da Receita Federal (para outras naturezas jurídicas). Depois disso, faça a consulta de viabilidade para verificar se o nome fantasia e a atividade estabelecida estão disponíveis.
3. Coleta de documentos
Reúna todos os documentos pessoais dos sócios (RG, CPF, comprovante de endereço) e prepare o contrato social (se necessário).
4. Preenchimento do formulário
Preencha o formulário de inscrição no CNPJ com as informações solicitadas. No momento da inscrição, lembre-se de optar pelo Simples Nacional.
5. Envio da documentação
Envie a documentação digitalmente através do portal escolhido e, em seguida, comece a acompanhar o processo através do número de protocolo fornecido.
Quais documentos são necessários?
- RG e CPF dos sócios;
- Comprovante de endereço;
- Contrato social (se necessário);
- Documentos de comprovação de propriedade ou de aluguel do estabelecimento.
6. Emissão do CNPJ
Depois de averiguar toda a documentação, a Receita Federal realizará a emissão do seu CNPJ. Então, você receberá o certificado digital por e-mail ou poderá retirá-lo em uma unidade da Receita Federal.
Vantagens da formalização de uma empresa
Formalizar uma empresa, seja como Microempreendedor Individual (MEI) ou mediante outras modalidades, oferece uma série de vantagens que vão além da simples legalização do negócio. Ao se formalizar, o empreendedor garante mais segurança, credibilidade e oportunidades de crescimento para o seu negócio.
Além da segurança fiscal e jurídica, o acesso a crédito e a investimentos se torna mais fácil. Afinal, os bancos e instituições financeiras normalmente oferecem melhores condições de crédito para as empresas formalizadas.
Pensando em abrir um CNPJ? Fale com a Já Calculei!
A Já Calculei é a sua contabilidade online parceira para todas as horas! Seja para formalizar sua empresa ou ajudar no crescimento dos negócios, nossa equipe de contabilistas experientes oferece o suporte necessário para manter sua micro, média ou grande empresa gerida com sucesso e transparência. Entre em contato e contrate já um dos nossos planos de contabilidade online!