Se você está em busca de opções de crédito para pequenas e médias empresas, saiba que você não está sozinho e que chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, vamos listar uma série de alternativas em crédito para pequenas e médias empresas que estão em busca de recursos para colocar as contas em dia e sair de um momento de dificuldade ou mesmo, realizar um investimento.
Seja para alavancar os negócios ou para quitar dívidas, em dado momento, um empréstimo pode ser muito útil para empresas dos mais variados portes e segmentos.
No entanto, precisamos reconhecer que boa parte dos empresários e empreendedores não sabem a quem recorrer quando precisam de mais recursos para tocar seus negócios.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar uma lista com diversas opções de crédito para pequenas e médias empresas. Não deixe de conferir!
1.Empréstimo com garantia
Normalmente, este é o tipo de empréstimo que oferece as menores taxas de juros para as empresas que estão em busca de crédito, tendo em vista, que como o próprio nome sugere, um bem é dado em garantia. Dentre os bens que normalmente são aceitos como garantia, podemos citar veículos e imóveis.
Contudo, apesar de contar com taxas de juros reduzidas, este tipo de empréstimo é difícil de encontrar e além disso, pode ser considerado arriscado, pois coloca ativos importantes da empresa em risco.
Imagine que uma indústria contrate um empréstimo, colocando o galpão da sua fábrica em garantia. Caso não seja possível quitar o crédito em dia, a garantia pode ser exercida pela instituição financeira, causando um prejuízo de grandes proporções.
2.Financiamentos
Financiamentos bancários se diferenciam dos empréstimos, pois neste caso, o recurso terá uma finalidade específica, como a compra ou a construção de imóvel, compra de veículos, estoque ou máquinas.
As condições de crédito costumam variar em função do tipo de bem que se pretende adquirir e da instituição financeira. No entanto, é possível encontrar opções que permitem o financiamento de 80% a 100% do bem a ser adquirido.
Uma das instituições mais requisitadas quando o assunto é financiamento para pequenas e médias empresas é o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
3.Crédito para capital de giro
Quando falamos em opções de crédito para pequenas e médias empresas, uma das opções disponíveis é o crédito para capital de giro, ou seja, para colocar em caixa recursos financeiros para fazer o negócio girar.
Este tipo de linha de crédito pode ser a saída para cobrir necessidades de fluxo de caixa, como o pagamento de aluguel, salários e fornecedores.
Via de regra, os valores liberados nesta modalidade não costumam ser tão elevados quanto em um financiamento, por exemplo, e além disso, os prazos para pagamento são menores e dificilmente serão superiores a 60 meses.
4.Antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito para pequenas e médias empresas que permite o recebimento de lucros de forma antecipada.
Normalmente, é possível obter esse tipo de crédito junto a sua operadora de cartão ou empresas de fomento mercantil (factorings), que compram direitos creditórios com uma determinada taxa de desconto.
Para que fique mais claro, imagine que a sua empresa possui um boleto de R$ 10.000,00 para receber em 30 dias. Mas em função de uma insuficiência de caixa, você precisa antecipar este recebimento.
Neste caso, você pode recorrer a uma empresa de factoring para receber uma antecipação. Considerando uma taxa de 10%, você receberia R$ 9.000,00 de forma imediata.
5.Cooperativas de crédito
As cooperativas de crédito oferecem produtos financeiros, como empréstimos e financiamentos, assim como os agentes bancários, mas possuem uma diferença importante.
Como são cooperativas, elas são isentas de impostos como:
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- PIS – Programa de Integração Social;
- COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
Diante das isenções, as cooperativas conseguem oferecer opções de crédito para pequenas e médias empresas com taxas mais atrativas e competitivas.
6.Investidores anjo
Ao invés de recorrer a opções de crédito para pequenas e médias empresas junto aos bancos e cooperativas de crédito (que cobram juros), uma alternativa é recorrer aos investidores anjo.
Se você possui uma ideia de negócio inovadora, escalável e está em busca de recursos para expandir os negócios, encontrar um investidor que aceite o desafio de injetar dinheiro no seu negócio pode ser uma ideia interessante.
Neste caso, em troca dos recursos, você deverá ceder uma parcela de participação na empresa, algo como 5% e 10%, por exemplo.
Para obter recursos por este caminho, você pode inscrever a sua empresa na organização sem fins lucrativos Anjos do Brasil, dentre outras que fazem a ponte entre negócios inovadores e investidores.
Algumas opções de crédito para pequenas e médias empresas
Neste tópico, você vai encontrar algumas alternativas interessantes em crédito para pequenas e médias empresas.
1.Pronampe
Pronampe é a sigla para Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, um programa do Governo Federal, que oferece linhas especiais de crédito para o investimento na compra de máquinas, equipamentos, realização de reformas ou fortalecimento do capital de giro.
No Pronampe, as empresas contam com prazo de 48 meses para quitação do crédito contratado, sendo 11 meses de período de carência, ou seja, sem cobrança de parcelas.
2.BNDES crédito para pequenas empresas
O BNDES crédito para pequenas empresas é uma linha de empréstimos com prazo para pagamento de até 5 anos, incluindo carência de até 2 anos.
De acordo com o BNDES, a taxa de juros dessa linha é de 1,25% + taxa cobrada pela instituição financeira escolhida pelo cliente para intermediar a operação.
3.Crédito Especial CAIXA Empresa
O Crédito Especial CAIXA Empresa é uma linha de crédito sem destinação específica, ou seja, a empresa contratante decide como empregar os recursos.
De acordo com a instituição, o prazo de pagamento pode chegar a 60 meses e os juros são pré-fixados no momento da contratação da operação.
Por fim, vale lembrar que além da Caixa, o Banco do Brasil e outras instituições financeiras, também costumam oferecer essa linha de crédito.
Para ter acesso a mais conteúdos sobre empreendedorismo e gestão de negócios, clique aqui e acesse o nosso blog.
Artigos Relacionados:
- Como conseguir empréstimo para abrir a própria empresa
- Capital Social: o que é, como definir e o que é importante…
- Como reduzir custos nas pequenas empresas
- 5 formas de gerenciar as dívidas fiscais de seu CNPJ
- 10 dicas de gestão financeira para pequenas empresas
- 8 dicas para organizar suas finanças pessoais