Você sabe o que é a receita total de uma empresa e como calcular esse importante indicador para a gestão dos negócios?
Dentro da contabilidade, existem inúmeras maneiras para dividir e analisar os lucros, dentre elas, os números de receita e lucro.
Cada métrica tem seu próprio valor para os proprietários de negócios, sendo o lucro geralmente o principal deles. No entanto, a receita total, ou seja, o valor total gerado antes de qualquer despesa ser considerada, também é muito importante.
Como calcular a Receita Total da empresa?
Se você estiver procurando por números anteriores relacionados à receita total da sua empresa, poderá encontrá-los no topo da Demonstração de Resultados do Exercício – DRE.
A demonstração de resultados começa com uma visão geral de todos os fluxos de receita durante um determinado período antes de subtrair o custo das mercadorias vendidas, os impostos e as despesas operacionais.
Em comparação com outros relatórios, a DRE é bastante simples de entender, confira:
- Receita total: A primeira seção da demonstração do resultado mostra todo o dinheiro que sua empresa arrecadou durante o período contábil.
- Custo das mercadorias vendidas: Também conhecido como CMV, esta seção analisa quanto custou para produzir ou adquirir as coisas que você vendeu durante o período contábil.
- Despesas operacionais: Esta seção inclui tudo o que você gastou para operar seu negócio durante o período contábil.
Por fim, quando você subtrai as despesas e o CMV da Receita Total, obtém o que chamamos de Lucro Líquido, ou seja, o resultado efetivo da empresa em determinado período.
Confira abaixo, um modelo de Demonstração de Resultados, observe que a Receita Total pode ser encontrada logo na primeira linha do relatório:
RECEITA OPERACIONAL BRUTA (Receita Total) |
Vendas de Produtos |
Prestação de Serviços |
Outras Receitas de Vendas |
(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA |
Devoluções de Vendas |
Abatimentos |
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas |
(=) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA |
(-) CUSTOS DAS VENDAS |
Custo dos Produtos Vendidos |
Custo das Mercadorias |
Custo dos Serviços Prestados |
(= ) RESULTADO OPERACIONAL BRUTO |
(-) DESPESAS OPERACIONAIS |
Despesas Com Vendas |
Despesas Administrativas |
(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS |
(-) Receitas Financeiras |
(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas |
OUTRAS RECEITAS E DESPESAS |
(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante |
(=) RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IR E CSLL |
(-) Provisão para IR e CSLL |
(=) LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES |
(-) PRÓ LABORE |
(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO |
Você já sabe que a receita total é tudo aquilo que uma empresa fatura em determinado período e que é possível encontrar essa informação no Demonstrativo de Resultados enviado pela contabilidade.
Certamente, você já percebeu que a receita total é um dos indicadores mais importantes para a sua empresa, não é mesmo?
Sendo assim, vamos conferir no próximo tópico, algumas dicas para aumentar as receitas totais do seu negócio, não deixe de conferir!
Como aumentar a Receita Total da empresa?
O melhor caminho para aumentar a Receita Total de uma empresa está em aumentar as suas vendas. Para isso, você precisará de uma estratégia ou plano de vendas sólido, destacando metas que você precisa atingir para aumentar suas vendas.
Essa estratégia é o conjunto de ações que você planeja realizar para promover a venda dos seus produtos ou serviços. Um plano para aumentar as vendas é a base de todo negócio de sucesso.
Depois de desenvolver sua estratégia e colocá-la em movimento, você pode examinar seus números de vendas e ajustar sua abordagem se as vendas não estiverem aumentando.
Use as etapas abaixo para avaliar melhor as necessidades de seus clientes, como você planeja vender para eles e como a concorrência está tendo sucesso ou não em alcançá-los também.
Os 4 Ps da estratégia de vendas
Existem quatro elementos principais que podem contribuir para aumentar a receita total de vendas e para melhorar o desempenho do seu negócio.
- Produto: Avalie todos os aspectos do seu produto, serviço ou loja, incluindo nome da marca, embalagem e custos de produção. Em quais áreas você está atingindo a meta e em quais áreas poderiam melhorar?
- Preço: Considere sua posição em relação ao preço em comparação com seus concorrentes e faça ajustes, se necessário, para permanecer competitivo.
- Praça: Determine a melhor localização para o seu negócio e como você distribuirá seus produtos para atrair os clientes.
- Promoção: Planeje como promover seus produtos. Embora ter um ótimo produto seja importante, boas estratégias para atrair clientes também são fundamentais.
Maneiras inteligentes de aumentar a receita total
Depois de estabelecer uma estratégia, você pode começar a transformar seu plano em ação com métodos direcionados para aumentar as vendas de seu produto.
Aqui estão apenas algumas das táticas que você pode usar para atingir seu objetivo:
Concentre-se em uma meta de cada vez: Ao explorar maneiras de aumentar suas vendas, é útil se concentrar em uma meta específica e realizável de cada vez.
Sua meta deve estar alinhada com seu plano de negócios e incluir marcos mensais para ajudá-lo a alcançá-la.
Conheça seus clientes: Seus clientes são importantes para sua empresa, sendo assim, você deve vender um produto ou serviço que atenda às necessidades exclusivas deles e envolvê-los com essas necessidades em mente.
Crie um plano de marketing: Marketing é tudo o que você faz para conscientizar os clientes sobre o seu negócio por meio de diversos esforços promocionais.
Quer você tenha uma pequena loja ou esteja vendendo um produto ou serviço online, existem várias maneiras simples de atrair novos clientes e aumentar suas vendas.
Defina o preço certo para o seu produto: O preço do produto é um fator essencial para determinar o sucesso do seu negócio como um dos elementos dos 4 Ps (produto, preço, praça, promoção).
Conheça o mercado: Muitos fatores de mercado podem impactar o preço de seu produto, incluindo estabilidade econômica, tendências do produto e outros indicadores externos.
É aconselhável ficar de olho no mercado e ficar à frente de qualquer volatilidade para que você possa fazer os ajustes necessários ao seu estoque e às necessidades do cliente.
Promoções: Há muitos tipos de promoções que você pode oferecer para aumentar as suas vendas e consequentemente, a receita total, incluindo descontos, vendas dois pelo preço de um e ofertas do tipo compre um e leve um brinde.
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