Prestador de serviços PJ, profissional autônomo e liberal, neste conteúdo, vamos explicar os conceitos e as diferenças entre entres.
Entender o significado dos termos acima e as suas características é um passo fundamental para profissionais que desejam prestar serviços por conta própria, ou seja, de forma independente.
É cada vez maior o número de profissionais que decidem abandonar o modelo CLT para ser o dono do próprio negócio, ter mais autonomia, remunerações melhores e flexibilidade de horários.
Contudo, antes de tomar qualquer decisão, é muito importante que você conheça alguns conceitos básicos, como os que vamos apresentar na sequência deste conteúdo.
O que é prestador de serviços PJ?
Prestador de serviços PJ é o profissional que decide abrir um CNPJ para prestar algum tipo de serviço como pessoa jurídica.
Para aqueles que atuam por conta própria, um CNPJ pode garantir muitos benefícios importantes, incluindo a economia de impostos, o acesso a crédito e também a emissão de notas fiscais.
São muitos os profissionais que estão abrindo mão do regime CLT para abrir um CNPJ e atuar como PJ, dentre eles:
- Médicos;
- Dentistas;
- Profissionais de TI;
- Engenheiros;
- Arquitetos;
- Advogados;
- Dentre outros.
Vale destacar, que além dos benefícios já citados, o prestador de serviços PJ também costuma encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho.
É cada vez maior o número de empresas que optam pela contratação deste tipo de profissional, uma vez que profissionais PJ não possuem vínculo trabalhista, e, portanto, não geram custos com FGTS, férias, 13º salário e outros benefícios.
O que é profissional autônomo?
Como o próprio nome sugere, profissional autônomo é aquele que trabalha por conta própria, ou seja, sem qualquer tipo de vínculo empregatício com seus contratantes.
Em termos práticos, podemos dizer, inclusive, que um prestador de serviços PJ também é um profissional autônomo. No entanto, para ser considerado um profissional autônomo basta prestar algum tipo de serviço por conta própria, seja como PF ou PJ.
São exemplos de serviços que costumam ser prestados por profissionais autônomos:
- Babá;
- Bombeiro Hidráulico;
- Cuidador de Pets;
- Eletricista;
- Manutenção de Computadores;
- Organizador de Festas;
- Pedreiro;
- Professor Particular;
- Vendedor de Doces;
- Entre outros.
Normalmente, profissionais autônomos são contratados para realizar algum tipo de serviço pontual, condição que é essencial para não gerar vínculo empregatício.
O que é profissional liberal?
Por fim, temos o profissional liberal, que é aquele que pode atuar por conta própria e sem vínculo empregatício, exercendo uma função para qual possui formação e está vinculada a fiscalização por parte dos conselhos de classe.
São exemplos de profissionais liberais:
- Médicos;
- Dentistas;
- Engenheiros;
- Arquitetos;
- Advogados;
- Contadores;
- Nutricionistas;
- Dentre outros.
Vale a pena profissional autônomo ou liberal abrir CNPJ?
Se você é profissional autônomo ou liberal, saiba que a abertura de um CNPJ pode lhe garantir uma série de benefícios importantes.
Na sequência, vamos destacar os principais benefícios encontrados por trabalhadores que atuam por conta própria e decidem abrir um CNPJ. Confira!
Economia de impostos: Os rendimentos do profissional autônomo ou liberal que não possui CNPJ está sujeito a tributação com base no IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física.
A tributação em questão é significativamente elevada e pode chegar a 27,50% ao mês, enquanto como PJ, os profissionais podem contar com alíquotas de tributação bem menores.
Emissão de notas fiscais: Ao abrir um CNPJ, profissionais autônomos e liberais podem emitir notas fiscais, e com isso, atender clientes que exigem este tipo de documento.
Por sua vez, a emissão de notas fiscais também é uma forma inteligente de manter as obrigações em dia com o fisco e comprovar a origem dos seus rendimentos.
Mais oportunidades de trabalho: Como muitos clientes, principalmente aqueles de maior porte, exigem nota fiscal, o profissional autônomo ou liberal que decide abrir um CNPJ, acaba encontrando mais oportunidades de trabalho.
Profissionais autônomos podem ser MEI?
A maior parte das atividades desenvolvidas por profissionais autônomos são contempladas pelo MEI – Microempreendedor Individual.
Sendo assim, esta é uma das possibilidades para aqueles que buscam regularizar suas atividades, emitir notas fiscais e contribuir para a previdência social (INSS).
Por outro lado, aqueles que pretendem desenvolver algum tipo de profissão liberal, como médicos e dentistas, por exemplo, não podem ser MEI.
Como as atividades desenvolvidas por profissionais liberais não são contempladas no MEI, a alternativa para estes profissionais, é abrir outros tipos de CNPJ.
Neste caso, a Sociedade Limitada Unipessoal e o EI – Empresário Individual, estão entre as opções disponíveis.
Como abrir um CNPJ para profissional autônomo ou liberal
Por fim, agora que você já sabe o que é prestador de serviços PJ e quais as diferenças para autônomo e profissional liberal, veja como abrir o seu CNPJ e garantir os benefícios que essa decisão pode lhe garantir.
Com a Já Calculei Contabilidade Online, abrir um CNPJ é muito fácil, e o melhor, gratuito!
Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a abertura de novos negócios, a Já Calculei oferece abertura de empresa gratuita para assinantes do nosso plano anual.
Sendo assim, o processo para conquistar o seu CNPJ se torna muito simples e funciona da seguinte forma:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.
Após assinar um dos nossos planos, a sua empresa estará devidamente constituída e regularizada em poucos dias.
Contabilidade para prestadores de serviços
Além de simplificar a abertura de empresa para profissionais autônomos e liberais, a Já Calculei oferece serviços e soluções completas para prestadores de serviços PJ, incluindo:
- Emissão de notas simplificadas;
- Cálculo de folha de pagamento e pró-labore;
- Escrituração fiscal e contábil;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Entrega de obrigações acessórias;
- Apresentação de relatórios como Balanço e DRE.
Faça a sua contabilidade com a Já Calculei e mantenha o seu CNPJ em situação regular perante o fisco.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!