O PIX é um novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, que está revolucionando a forma como pessoas físicas e jurídicas realizam transferências, efetuam pagamentos e recebem valores.
Se você chegou até este conteúdo, é muito provável que já esteja fazendo uso do PIX no seu dia a dia, afinal segundo uma pesquisa recente da Federação Brasileira dos Bancos, este meio de pagamento já está sendo utilizado por 71% dos brasileiros.
No entanto, será que você realmente conhece tudo o que precisa saber sobre o PIX e já aceita essa forma de pagamento na sua empresa?
Neste conteúdo, vamos apresentar uma série de informações importantes sobre essa importante forma de pagamento e ajudar você a implantá-la na sua empresa.
O que é PIX?
PIX é um sistema de pagamento instantâneos que permite a realização de transferências, recebimentos e pagamentos em tempo real, tanto por pessoas físicas, como também por pessoas jurídicas.
A nova forma de pagamento tem feito tanto sucesso que vem substituindo rapidamente outros métodos para realização de transferências bancárias, como por exemplo, o DOC e o TED.
Através do PIX, pagamentos e transferências são concluídos em segundos, seja para contas bancárias da mesma instituição ou para instituições diferentes, independente do horário ou dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
As transferências podem ser realizadas através de chaves que identificam os destinatários, como por exemplo:
- Número do celular;
- CPF ou CNPJ;
- E-mail;
- Código aleatório.
Além disso, é possível efetuar pagamentos de forma rápida e simplificada, apontando a câmera do celular para um QR CODE de pagamento via PIX.
Por sinal, essa é uma das alternativas que boa parte das empresas está utilizando para receber dos seus clientes, já que desde a chegada desta nova forma de pagamento, o dinheiro em espécie tem se tornado cada vez mais raro.
Quais as principais vantagens do PIX para empresa?
A aceitação do PIX como meio de pagamento pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, dentre eles:
- Agilidade: Você recebe o pagamento em segundos, ou seja, de forma mais rápida que os repasses das operadoras de cartão de crédito e débito;
- Sem taxas: Via de regra, o PIX não possui tarifas, ou seja, representa uma boa economia para sua empresa.
- Funciona todos os dias: Com o PIX sua empresa recebe e efetua pagamentos a qualquer hora e em qualquer dia da semana, sem burocracia.
Principais diferenças entre PIX, TED e DOC
Para que você conheça mais sobre o PIX, preparamos uma tabela com as principais diferenças entre as modalidades de transferência e pagamentos existentes atualmente.
PIX | TED | DOC | |
Forma de Pagamento | Via chave do recebedor (CPF, número do celular ou e-mail) ou ler o QR Code. | Digitação dos dados bancários do recebedor: banco, número da agência e da conta, além de CPF ou CNPJ. | Digitação dos dados bancários do recebedor: banco, número da agência e da conta, além de CPF ou CNPJ. |
Recebimento | O dinheiro cai na conta instantaneamente ou em segundos. | Desde que realizado até o horário limite, o dinheiro cai na conta do destinatário no mesmo dia. | Desde que realizado até o horário limite, o dinheiro cai na conta do destinatário no dia seguinte. |
Disponibilidade | Qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados. | Em dias úteis, normalmente entre 6h e 17h. | Em dias úteis, normalmente entre 6h e 17h. |
Limite de transações | Não há um limite máximo, desde que o valor esteja previamente configurado no app ou internet banking do banco. | Permite transferências maiores do que R$ 5 mil. | Para transferências de até R$ 4.999,99 |
Notificação | Pagador e recebedor recebem uma notificação no momento de efetivação da transação. | Não há notificação quando a transferência é realizada ou concluída. | Não há notificação quando a transferência é realizada ou concluída. |
Principais diferenças entre o PIX e os boletos
Confira agora as principais diferenças entre o PIX e o boleto bancário:
- Pagamento: Boletos são pagos via leitura de código de barras, enquanto o PIX pode ser realizado via leitura de QR CODE.
- Recebimento: Enquanto o boleto pode levar até 3 dias úteis para compensar, o PIX é instantâneo;
- Disponibilidade: Enquanto o boleto só compensa em dias úteis, o PIX funciona inclusive nos feriados e finais de semana.
- Notificação: No PIX, pagador e recebedor são notificados, enquanto no boleto, é preciso acessar a conta bancária para confirmar se ocorreu a compensação do pagamento.
Principais diferenças entre o PIX e os cartões
Confira agora, as principais diferenças entre o recebimento via PIX e através de cartões de crédito e débito.
- Pagadores: Enquanto no PIX as transações são realizadas pelo celular, no caso dos cartões é preciso ter os dados em mãos (para comprar online) ou o próprio cartão físico (para compras presenciais).
- Recebedores: Enquanto no PIX o dinheiro fica disponível na conta em poucos segundos, no recebimento via cartão, é preciso aguardar o prazo de repasse acordado com a operadora da máquina de cartão.
- Facilidade de uso: Enquanto o PIX não depende de dispositivos extras, para receber pagamentos via cartão, é preciso ter uma maquininha.
Veja como aceitar pagamentos via PIX na sua empresa
Agora que você já sabe o que é PIX, conhece seus benefícios e as principais diferenças para outros meios de pagamento, é hora de começar a aceitá-lo na sua empresa.
Para isso, você precisará de uma conta bancária PJ, preferencialmente em uma instituição financeira que não cobre tarifas para realização ou recebimento de transferências via PIX.
Após abrir sua conta, será preciso cadastrar uma chave PIX, que pode ser um número de celular, e-mail, aleatória ou o número do seu CNPJ.
Por fim, basta gerar um QR CODE e fixá-lo no caixa da sua loja para que os clientes apontem a câmera do celular e realizem pagamentos de forma fácil e instantânea, sem qualquer tipo de complicação.
Com o PIX, seus clientes contam com praticidade, você recebe na hora e ainda fica livre das taxas cobradas pelas maquininhas de cartão.
Gostou das nossas dicas? Salve o blog da Já Calculei nos favoritos e continue acompanhando os nossos conteúdos.