Enviar mensagens de cobrança para clientes é uma excelente estratégia para reduzir a inadimplência e os seus impactos negativos nos resultados e fluxo de caixa das empresas.
Empresas de todos os portes e segmentos precisam estruturar um serviço de cobrança eficiente para lembrar clientes que estão em atraso da existência de valores em aberto.
Nas organizações onde não existe um controle financeiro efetivo e boas estratégias de cobrança, os índices de inadimplência podem chegar a níveis preocupantes.
No entanto, mesmo sabendo disso, muitos empresários e empreendedores se sentem constrangidos na hora de cobrar seus clientes e não sabem como fazer isso de forma educada, sem parecer ofensivo e correr o risco de perder o cliente.
Foi pensando nisso, que a Já Calculei Contabilidade Online preparou algumas dicas e também, alguns modelos de mensagens de cobrança para clientes, que podem ser enviadas via WhatsApp.
Para conferir, otimizar suas cobranças e reduzir os indicadores de inadimplência da sua empresa, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Modelos de mensagens de cobrança para WhatsApp
Se para você, enviar mensagens de cobrança para clientes é um grande desafio, confira nossos modelos para WhatsApp.
Com os modelos abaixo, você pode lembrar datas de vencimento ou cobrar clientes inadimplentes de forma cordial e profissional.
1.Lembrete de vencimento com código de pagamento
“Olá, (nome do cliente)
Este é um lembrete do vencimento da sua fatura, previsto para a data de hoje, no valor de R$ XXX.XX
Para obter a segunda via da sua fatura e o código para pagamento, clique aqui.
Caso já tenha efetuado o pagamento, pedimos que desconsidere esta mensagem.”
2.Lembrete de vencimento sem código de pagamento
“Olá, (nome do cliente)
Este é um lembrete do vencimento da sua fatura, previsto para a data de hoje, no valor de R$ XXX.XX
Caso já tenha efetuado o pagamento, pedimos que desconsidere esta mensagem.”
3.Mensagem de cobrança após vencimento
“Olá, (nome do cliente)
Identificamos que existe uma parcela em aberto no nosso sistema, cujo vencimento ocorreu no dia XX/XX.
Você pode realizar o pagamento através do boleto enviado anteriormente ou emitir um novo documento, clicando aqui.
Caso já tenha efetuado o pagamento, pedimos que desconsidere esta mensagem.”
4.Mensagem para negociação dos valores em aberto
“Olá, (nome do cliente)
Identificamos que existe uma fatura em aberto com 30 dias de atraso em nosso sistema.
Podemos parcelar o valor em até 3 vezes sem juros para facilitar a quitação do débito.
Para saber mais e solicitar o parcelamento, entre em contato conosco!”
5.Aviso de protesto do título
“Olá, (nome do cliente)
Existe uma fatura em aberto no valor de R$ XXX.XX em nosso sistema. Como o documento venceu a mais de 90 dias, a cobrança será enviada para protesto.
A fim de resolver a questão de forma amigável, oferecemos algumas opções especiais de negociação e parcelamento.
Para saber mais, entre em contato conosco!”
Para transmitir maior profissionalismo e otimizar as rotinas de cobrança, é indicado que você utilize uma conta do WhatsApp Business e algum serviço de automação para enviar as cobranças.
Alguns softwares de gestão financeira já contam com ferramentas integradas que permitem o disparo automático de lembretes de vencimento e mensagens de cobrança para clientes, por e-mail e WhatsApp.
Como reduzir o índice de inadimplência?
Agora que você já conferiu alguns modelos de mensagens de cobrança para clientes, confira outras dicas que podem contribuir para reduzir os índices de inadimplência.
As dicas que serão apresentadas abaixo, são utilizadas de forma estratégica pelas empresas e possuem resultados comprovados para reduzir a inadimplência, sem colocar os clientes em uma situação constrangedora e indelicada.
1.Respeite a legislação em vigor
O primeiro item que você deve considerar ao cobrar um cliente inadimplente, é a fiel observância às normas e diretrizes estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor:
“Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”
Também é muito importante ter cuidado com possíveis cobranças indevidas, tendo em vista o que determina o parágrafo único do mesmo artigo em questão:
“Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”
2.Ofereça benefícios para quem paga em dia
Outra estratégia interessante para reduzir a inadimplência é oferecer benefícios e descontos para clientes que pagam as suas contas em dia.
Descontos em dinheiro, bônus nas próximas compras e pontos acumulados em um clube de benefícios são algumas das estratégias que podem ser empregadas.
Quem não gostaria de receber um desconto ou um bônus pelo simples fato de pagar suas contas em dia, não é mesmo?
3.Forneça múltiplas formas de pagamento
Você também pode reduzir a inadimplência, oferecendo aos clientes outras formas de pagamento para quitação dos valores em aberto, como por exemplo, o parcelamento da dívida nos cartões de crédito.
Para empresas que prestam serviços cujo pagamento é recorrente, uma estratégia muito interessante, é a oferta de cobrança e pagamento via débito automático em conta corrente.
Na prática, quanto maior o número de formas de pagamento, além de reduzir a inadimplência, você pode atrair mais clientes para o seu negócio.
Conheça a Já Calculei Contabilidade
Por fim, agora que você já conferiu nossos modelos de mensagens de cobrança para clientes e conferiu uma série de dicas para reduzir a inadimplência, não feche esta janela sem antes conhecer os nossos serviços.
A Já Calculei Contabilidade Online oferece serviços e soluções completas para empresas e empreendedores de todas as partes do país.
Temos planos sob medida para o seu negócio, incluindo:
- Abertura de empresa gratuita;
- Troca de contabilidade gratuita;
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