O termo MEI abertura está entre um dos assuntos mais procurados por internautas brasileiros que pensam em empreender e montar o próprio negócio.
Por sinal, se você chegou até aqui, é muito provável que também tenha interesse em abrir um MEI e realizar o sonho do próprio negócio.
Pensando em ajudar pessoas como você, a Já Calculei Contabilidade, preparou um conteúdo completo com as principais dúvidas relacionadas ao MEI.
Na sequência, você vai conferir o passo a passo para abrir um MEI e poderá tirar outras dúvidas antes de abrir a sua empresa.
Para mais informações, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
O que é MEI
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma categoria empresarial que facilita a abertura de pequenos negócios e oferece uma série de benefícios aos empreendedores.
Dentre os principais benefícios do MEI, podemos destacar:
- Abertura simplificada e gratuita da empresa;
- Pagamento de impostos em valor fixo e reduzido;
- Pagamento de impostos em guia única;
- Acesso a aposentadoria e benefícios da previdência social;
- Acesso a um CNPJ;
- Permissão para emitir nota fiscal;
- Autorização para contratar funcionários;
- Acesso a linhas de crédito para pequenos negócios.
São muitos os benefícios, não é mesmo? Por sinal, com tantos benefícios, fica fácil compreender o motivo da grande procura pelo termo “MEI Abertura” nas pesquisas do Google e em outros motores de busca na internet.
MEI Abertura: Como abrir um MEI
Agora que você já sabe o que é MEI, é hora de transformar o seu sonho em realidade e conferir o passo a passo para abrir sua empresa como microempreendedor individual.
O processo é muito simples e realizado diretamente pela internet, em poucos minutos e a qualquer momento do dia.
Acompanhe o passo a passo e veja como abrir um MEI, sem qualquer complicação:
1.Acesse o Portal do Empreendedor;
2.Clique na opção “Quero ser MEI”;
3.Na sequência, clique em “Formalize-se”;
4.Crie uma conta “GOV.BR” ou acesse com o seu CPF e senha;
5.Informe todos os documentos e informações solicitadas;
6.Defina as atividades que serão desenvolvidas pela sua empresa;
7.Confira os dados informados e finalize o processo;
8.Imprima ou salve no seu computador o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, que será apresentado na tela.
Quais são as obrigações do MEI?
Se você seguiu o passo a passo acima, é muito provável que neste momento já esteja com o seu CNPJ em mãos ou aberto na tela do seu computador.
Sendo assim, é hora de tomar nota sobre as responsabilidades do MEI, a fim de manter sua empresa em dia e evitar qualquer tipo de problema com o fisco.
Apesar de oferecer facilidades e benefícios, o MEI também exige responsabilidades, dentre as quais, podemos destacar:
- Pagar a DAS em dia;
- Entregar anualmente a DASN-SIMEI;
- Manter o controle mensal de faturamento (Livro Caixa);
- Emitir notas fiscais para pessoas jurídicas
- Guardar as notas fiscais de compra e venda por 5 anos;
- Contribuir para o INSS e FGTS caso possua funcionários.
MEI Abertura: Como emitir o boleto MEI?
No tópico anterior, você conferiu que uma das obrigações do MEI, é manter em dia o pagamento da DAS. Mas afinal, você sabe o que isso significa?
DAS ou Documento de Arrecadação do Simples, nada mais é que o boleto que o MEI utiliza para contribuir com o fisco e manter a sua empresa em dia.
O boleto do MEI vence no dia 20 de cada mês, mas não chega na residência ou endereço comercial do empreendedor.
É preciso que o próprio MEI ou a sua contabilidade fique responsável pela emissão mensal da guia de pagamento.
Sendo assim, confira o passo a passo para emitir o boleto MEI:
- Acesse o Programa Gerador da Guia do Microempreendedor Individual;
- Informe o número do CNPJ e clique em “Continuar”;
- Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
- Informe o ano-calendário e clique em “OK”;
- Selecione o mês desejado e clique em “Apurar/Gerar DAS”.
O que é DASN MEI?
Como vimos anteriormente, após abrir o MEI, o microempreendedor precisa preencher e entregar anualmente a DASN MEI.
A DASN MEI é uma declaração que deve ser entregue pelo MEI até o dia 31.05, informando ao fisco, quanto a empresa faturou no ano anterior.
A boa notícia é que o processo para preenchimento da declaração é muito simples. Veja como funciona:
- Mantenha um controle das receitas recebidas mês a mês;
- Acesse o site da DASN SIMEI – Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual;
- Informe o seu CNPJ;
- Preencha as receitas mês a mês (com e sem notas fiscais);
- Envie a declaração e salve o comprovante de envio.
Como solicitar o parcelamento MEI?
Você sabia que pode parcelar dívidas em aberto com o MEI? Muita gente não sabe disso, e, portanto, é importante tocar no assunto, quando falamos de MEI abertura.
Se você abriu um MEI, mas está com dificuldades para manter o pagamento da DAS em dia ou simplesmente esqueceu de pagar suas contribuições por um longo período, o parcelamento é a melhor opção para colocar as contas em ordem.
Confira o passo a passo e veja como funciona:
- Acesse o site do Simples Nacional, clicando aqui;
- Na sequência, clique na opção “Simei – Serviços”;
- Logo em seguida, procure por parcelamentos e escolha a opção “Parcelamento – Microempreendedor Individual”;
- Clique na chave de acesso, insira o seu CNPJ, CPF e Código de Acesso;
- Ao acessar a conta da empresa, escolha a opção “Pedido de Parcelamento”;
- Aparecerá uma relação dos débitos e uma proposta de parcelamento, clique em “Continuar”;
- Por fim, será emitido um recibo de adesão e o boleto para pagamento da 1ª parcela.
Deseja saber mais sobre o MEI, tirar outras dúvidas ou abrir a sua empresa? A Já Calculei Contabilidade Online pode ajudar você!
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