O médico empreendedor é aquele que tem paixão pela profissão, mas que ao mesmo tempo, sabe que pode fazer muito mais e, com base nisso parte em direção a novos e maiores desafios.
É cada vez maior o número de médicos que fazem parte do grupo que decide não se limitar a trabalhar prestando serviços para terceiros, mas empreender, montando o seu próprio negócio, seja ele, uma clínica, um consultório ou outro tipo de estabelecimento de saúde.
Se você é médico ou médica, se identifica com esse tipo de perfil e deseja empreender, saiba que você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, o time de especialistas da Já Calculei Contabilidade, separou uma série de informações que podem ser úteis para um médico empreendedor, dentre elas:
- O que é um médico empreendedor
- Ideias de negócio para o médico empreendedor
- Como ser um médico empreendedor de sucesso
- Como abrir um CNPJ médico
Para saber mais sobre o assunto, e quem sabe, tirar os seus planos do papel, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que é um médico empreendedor
O médico empreendedor é aquele que decide abrir o próprio negócio, e para isso, sabe que precisa assumir determinados riscos, mas não tem receios, quanto a isso.
Esse é o tipo de profissional que sabe que pode ir além e fazer mais, seja para a sua própria realização profissional, para melhoria da sua qualidade de vida, ou simplesmente para fazer mais pelas pessoas, como parte nobre do ofício da medicina.
Se você deseja abrir um consultório próprio, uma clínica, uma policlínica, um laboratório de imagem ou de análises clínicas, parabéns, considere-se um médico empreendedor.
Ideias de negócio para o médico empreendedor
Pensando em empreender na área médica, mas não sabe por onde começar? Vamos apresentar algumas ideias que podem interessar e ao mesmo tempo, garantir uma boa lucratividade.
1.Consultório médico
A primeira alternativa para o médico que deseja empreender e também a que costuma exigir menor investimento, é a abertura de um consultório próprio.
Para abrir um consultório, o médico precisa alugar uma sala comercial, investir em reformas, mobílias, adaptações e equipamentos de informática. No entanto, com uma boa carteira de clientes, todo investimento pode ser recuperado em pouco tempo.
2.Clínicas médicas
Outra alternativa interessante para o médico empreendedor é a abertura de uma clínica médica. Neste modelo, é preciso alugar ou adquirir um espaço físico maior, com espaço para múltiplas salas de atendimento.
Dessa forma, o investimento também é maior, mas o retorno costuma ser muito superior ao gerado por um consultório. Além disso, o médico pode apenas gerenciar o negócio ou se dividir entre gestão e atendimento.
Vale lembrar, que se tratando de uma clínica, será preciso estabelecer parcerias com outros médicos e profissionais, formando uma equipe capaz de suprir a demanda de atendimento prevista.
3.Clínicas de exames por imagem
Médicos empreendedores também podem investir na montagem de clínicas de exame e diagnóstico por imagem, um tipo de estabelecimento que, em função dos equipamentos envolvidos, exige um alto investimento inicial, mas, que por outro lado, pode gerar um excelente retorno.
Normalmente, as clínicas de exame por imagem, são constituídas em formato de sociedade, onde dois ou mais médicos dividem responsabilidades e o investimento inicial, tanto em espaço físico, como também na aquisição de equipamentos como:
- Aparelho de raio-X;
- Tomógrafo;
- Ressonância magnética;
- Ultrassom;
- Impressoras Especiais.
4.Laboratório de análises clínicas
Outra ideia de negócio para o médico empreendedor, é o investimento na abertura de um laboratório de análises clínicas.
Os laboratórios de análises clínicas atuam na coleta e no exame especializado de sangue, fezes humanas e urina.
Este tipo de estabelecimento também pode ser muito lucrativo, já que os seus serviços são úteis para o diagnóstico e monitoramento de uma série de doenças.
Contudo, assim como as clínicas de exame por imagem, necessitam de investimentos significativos em equipamentos e profissionais especializados.
A lista de itens necessários para montagem de um laboratório deste tipo, costuma ser extensa e inclui itens, como:
- Agitador orbital;
- Autoclave vertical;
- Balança analítica;
- Banho-maria sorológico;
- Centrífuga clínica;
- Colorímetro fotoelétrico;
- Contador diferencial de células manual;
- Destilador de água em inox;
- Estufa de esterilização;
- Freezers
- Macrocentrífuga para hematocrito;
- Microscópio biológico binocular;
- Utensílios diversos.
Como ser um médico empreendedor de sucesso
No tópico anterior, listamos algumas ideias de negócio para o médico empreendedor, mas afinal, como ser ao mesmo tempo, um médico e também um empreendedor de sucesso?
Para conseguir esse feito, o médico precisa aceitar os desafios, se colocar em constante atualização, montar um planejamento estratégico e estudar muito.
Em síntese, além das suas habilidades na área médica, você precisará desenvolver habilidades de gestão financeira, gestão de pessoas e negócios, como um todo.
Por sua vez, além das habilidades de gestão, formar boas parcerias com outros profissionais, convênios médicos e com fornecedores também será fundamental para alcançar resultados positivos e o sucesso nos negócios.
Confira algumas dicas valiosas:
- Monte um plano de negócios e conheça o mercado;
- Realize cursos relacionados ao empreendedorismo e gestão;
- Invista em inovação e domine as novas tecnologias;
- Estabeleça parcerias com outros profissionais da área;
- Divulgue o trabalho da maneira correta e com estratégia;
- Monitore resultados e pratique uma gestão assertiva.
Como abrir um CNPJ médico
Após conferir ideias de negócio e uma série de dicas para ser um médico empreendedor de sucesso, é hora de conferir o que é preciso para abrir o seu CNPJ.
No entanto, a boa notícia, é que com toda a parte burocrática que envolve a abertura de CNPJ e a emissão de licenças e alvarás, você não precisa se preocupar.
Ao escolher e assinar um dos planos da Já Calculei Contabilidade, você empreende e abre a sua empresa de forma gratuita, sem qualquer tipo de complicação.
Veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!