Você sabe qual é o papel e a importância do contador para o crescimento e sucesso das empresas? Qual é a real contribuição do profissional de contabilidade para o dia a dia e o desenvolvimento das organizações?
Neste conteúdo, vamos esclarecer como funciona o trabalho do contador, apresentar a sua importância em diferentes situações e explicar porque ele é fundamental e pode ser decisivo para o bom funcionamento dos seus negócios.
Deseja saber mais sobre a importância e as possíveis contribuições do contador para a sua empresa? Se você respondeu que “Sim” ou possui alguma dúvida sobre o tema, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Importância do contador na abertura da empresa
O trabalho e a importância do contador começa antes mesmo que uma empresa entre em atividade, afinal, este profissional assume a responsabilidade de cuidar dos trâmites para abertura e legalização dos novos negócios.
Quando um empreendedor está planejando a abertura de uma empresa, a primeira coisa que ele precisa fazer é contratar os serviços de um profissional de contabilidade.
Nesta etapa, o contador fornecerá orientações importantes, ajudará na tomada de algumas decisões e providenciará toda a documentação da empresa.
Entenda a importância do contador na abertura de empresa:
1.Escolha do CNAE
Toda e qualquer pessoa jurídica instalada no Brasil, precisa ter no mínimo um código CNAE vinculado ao seu CNPJ.
CNAE é o código utilizado para indicar ao fisco qual será o tipo de atividade desenvolvida pela empresa, sua escolha correta e orientada por um contador é fundamental para evitar problemas futuros, como multas, pagamento de impostos em excesso ou até mesmo, a suspensão das atividades do negócio.
Sendo assim, podemos destacar este como um dos principais pontos relacionados à importância do contador na abertura de empresa.
2.Escolha da natureza jurídica
Quem pretende abrir uma empresa, também precisa definir uma natureza jurídica para constituição do seu negócio.
A natureza jurídica pode dizer muito sobre uma empresa, indicando por exemplo, se ela poderá ter sócios ou não, e qual será o nível de responsabilidade do empresário e seus sócios (caso possua).
Atualmente, temos as seguintes naturezas jurídicas para abertura de empresas:
EI – Empresário Individual;
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
Sociedade Empresária Limitada;
Sociedade Simples;
Sociedade Anônima – S.A.
Neste ponto de escolha, destacamos mais uma vez a importância do contador e das orientações que o mesmo poderá oferecer ao empreendedor.
3.Emissão dos documentos da empresa
O trabalho e a importância do contador também são fundamentais durante os trâmites e emissão dos documentos necessários para abertura de uma empresa, incluindo:
Registro na Junta Comercial;
Emissão do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
Emissão da Inscrição Estadual;
Emissão da Inscrição Municipal;
Emissão do Alvará de Funcionamento e Licenças.
Somente após a liberação de todos os documentos obrigatórios, uma empresa pode iniciar suas atividades, emitir notas fiscais, contratar funcionários e celebrar contratos.
Importância do contador após a abertura da empresa
Após a abertura da empresa a contabilidade continua tendo grande importância, atuando diretamente em itens como planejamento tributário, folha de pagamento e obrigações acessórias.
1.Planejamento tributário
Com grande conhecimento a respeito da legislação fiscal em vigor, o contador pode auxiliar as empresas a tomar decisões corretas, e com isso, pagar menos impostos.
Aqui na Já Calculei, por exemplo, desenvolvemos planejamentos tributários completos, levando em consideração uma série de fatores, e desta forma, garantimos que nossos clientes paguem o menor volume possível de tributos.
Dentre os itens que consideramos durante a elaboração do planejamento, podemos destacar:
Faturamento da empresa nos últimos 12 meses;
Tipos de atividades desenvolvidas (CNAEs);
Valor do pró-labore e folha de pagamento;
Possíveis benefícios, isenções e créditos fiscais;
A importância do contador também é muito relevante quando o assunto é a gestão de funcionários e a folha de pagamento das empresas.
Cabe ao contador, a responsabilidade de orientar os empresários quanto aos documentos necessários para o processo de admissão, registrar novos funcionários, bem como afastamentos e desligamentos.
Também é uma responsabilidade do contador, o cálculo exato da folha de pagamento dos trabalhadores e do pró-labore dos sócios.
3.Entrega de obrigações acessórias
A importância do contador para garantir que as empresas mantenham suas operações em dia com o fisco e evitem multas é decisiva, principalmente quando o assunto é o preparo e entrega no prazo das mais variadas espécies de declarações e obrigações acessórias, dentre elas:
EFD ICMS/IPI – Escrituração Fiscal Digital (ICMS/IPI);
EFD REINF – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;
SEFIP/GFIP – Sistema Empresa de Reconhecimento do FGTS e Informações à Previdência Social;
DIRF – Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte;
DCTF WEB – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e Entidades e Fundos;
eSocial – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas;
DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais;
DESTDA – Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação;
DCTF – Declaração de Débitos Tributários Federais;
EFD Contribuições – Escrituração Fiscal Digital Contribuições;
ECF – Escrituração Contábil Fiscal;
GIA – Guia de Informações e Apuração do ICMS Substituição Tributária;
ECD – Escrituração Contábil Digital;
Dentre outras declarações que podem ser obrigatórias para sua empresa.
Conheça a Já Calculei Contabilidade
Por fim, agora que você já sabe qual é a importância do contador, convidamos você para conhecer os nossos serviços e contar com todo nosso suporte.
A Já Calculei atende empresas e empreendedores de todas as partes do país, conta com uma plataforma online exclusiva, além de oferecer abertura de empresas e troca de contabilidade grátis.
Temos planos a partir de R$ 99,00 e serviços completos para garantir que a sua empresa permaneça em dia com o fisco e cresça com economia.