Você sabe o que é e como funciona uma holding familiar? Qual o papel e a importância da contabilidade especializada em holdings?
Neste conteúdo, vamos conferir o que é uma holding, seus tipos e características e a importância da contabilidade para esse tipo de negócio.
Se você gerencia uma holding, ou simplesmente deseja saber mais sobre o assunto, confira este conteúdo até o final e retire todas as suas dúvidas.
O que é uma holding?
Uma holding é uma empresa que nasce com o objetivo de gerenciar e administrar outras empresas, formando um grupo empresarial.
Na prática, o seu objetivo consiste em obter o controle de outras empresas e cuidar da administração dos seus negócios.
Para que você entenda melhor o conceito e o seu funcionamento, podemos citar como exemplo, a Itaúsa, uma das holdings brasileiras de maior sucesso no mercado nacional.
Criada em 1991, a Itaúsa é a holding responsável por gerenciar e administrar os negócios das empresas do grupo Itaú-Unibanco.
Atualmente, a Itaúsa administra empresas em diferentes segmentos, dentre elas:
- Itaú-Unibanco; (Serviços bancários);
- NTS; (Transporte de Gás Natural);
- Alpargatas; (Fabricação de calçados);
- (Produção de pisos, louças, painéis em madeira e metais sanitários).
Como podemos ver, na qualidade de holding a Itaúsa administra um grupo de empresas, mas não fornece produtos ou serviços diretamente.
No entanto, também é possível encontrar holdings que gerenciam outras empresas e ao mesmo tempo oferecem produtos e serviços ao mercado.
Existem diferentes tipos de holdings, mas isso é assunto para o nosso próximo tópico.
Tipos de Holding
Agora que você já sabe o que é uma holding, podemos falar sobre os seus principais tipos, incluindo a holding familiar, objeto principal deste conteúdo.
Holding Pura: Uma holding é considerada pura quando formada com o único propósito de possuir participações de outras empresas.
Basicamente, a empresa não participa de nenhum outro negócio que não seja o controle de uma ou mais empresas.
É o exemplo da Itaúsa, utilizado no tópico anterior para explicar o conceito de funcionamento das holdings.
Holding Mista: Uma holding mista não apenas controla outra empresa, mas também desenvolve suas próprias operações.
Sendo assim, uma holding mista pode vender produtos, fornecer serviços e ao mesmo tempo manter participação e gerência sobre os negócios e operações de outras empresas.
Holding Patrimonial: Por sua vez, a holding patrimonial não tem interesse direto na administração e gerência de diferentes negócios, mas sim, na centralização e organização de bens e negócios que serão transferidos a herdeiros.
Esse tipo de holding nasce com o objetivo principal de reduzir impostos na transferência do controle de empresas entre membros de uma mesma família.
Holding Administrativa: A holding administrativa nasce com o objetivo exclusivo de gerenciar e administrar um grupo de empresas de forma profissional e centralizada.
Holding de Participação: A holding de participação tem por objetivo centralizar a participação de sócios minoritários em determinado negócio.
Holding Familiar: A holding familiar, é sem dúvidas um dos tipos de holding mais conhecidos do mercado.
Na prática, seu objetivo consiste em organizar e gerenciar as empresas e bens pertencentes a um mesmo grupo familiar.
Tipo societário da holding familiar
Agora que você já sabe o que é e como funciona uma holding familiar, veremos qual é o tipo societário, ou seja, a natureza jurídica mais indicada para esse tipo de empresa.
A legislação brasileira possui previsão para diferentes tipos empresariais, dentre os quais, podemos destacar:
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Anônima.
Como o tipo societário deve ser definido com base nos objetivos a serem alcançados, o modelo mais indicado para uma holding familiar é a Sociedade Empresária Limitada.
A Sociedade Empresária Limitada impede que terceiros estranhos à família participem da holding, diferentemente da Sociedade Anônima, que por sua vez, permite a participação de terceiros.
Vale destacar também que o processo para abertura de uma holding é mais simples e possui custos menores, inclusive para registro na Junta Comercial.
Regime tributário da holding familiar
As holdings familiares podem ser constituídas no Lucro Real ou no Lucro Presumido, sendo tributadas pelos seguintes impostos:
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- PIS – Programa de Integração Social;
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
Por sua vez, a holding familiar pode evitar a cobrança dos seguintes impostos na sucessão de bens e empresas entre herdeiros:
- ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis;
- ITCMD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação;
- IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte;
- Taxa Judiciária em ações de inventário.
Além da economia com impostos, também é preciso considerar a economia com honorários advocatícios.
Contabilidade para holding familiar
Devido às suas particularidades a holding familiar exige o apoio e a assessoria de um serviço contábil especializado neste tipo de empresa.
Por sinal, encontrar uma contabilidade devidamente preparada para cuidar das rotinas contábeis e fiscais desse tipo de empresa não é uma tarefa fácil.
A contabilidade para holding familiar exige do contador e da sua equipe, conhecimento aprofundado em legislações específicas, além de larga experiência anterior nesta área de atuação.
Portanto, se você procura uma contabilidade para holding familiar, a Já Calculei é a sua melhor opção.
Oferecemos serviços completos para holdings, incluindo:
- Orientação tributária e societária;
- Abertura, registro e regularização de holding familiar;
- Apuração, cálculo de impostos e emissão de guias para pagamento;
- Cálculo da folha de pagamento dos funcionários e pró-labore dos sócios;
- Envio de obrigações acessórias exigidas pelo Governo;
- Controle de certidões negativas de débitos;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Elaboração de balanços, balancetes e outros documentos contábeis;
- Apresentação de relatórios e indicadores;
- Dentre outros serviços em contabilidade para holding familiar.
Aqui na Já Calculei, você encontra atendimento rápido e especializado por diversos canais de atendimento, incluindo, nossa plataforma exclusiva de gestão contábil, telefone, whatsapp, chat e e-mail.
Conte com o apoio e suporte do nosso time de especialistas para abrir a sua holding familiar e manter todas as obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis sempre em dia.