Contratar funcionários é um dos mais importantes processos de uma empresa. É necessário recrutar e selecionar os melhores talentos para garantir maior produtividade e a otimização do negócio.
Esse processo é uma atribuição da gestão de pessoas. Se você está deixando de ser um microempreendedor individual, talvez necessite de mais colaboradores. Vamos mostrar o necessário para iniciar a contratação de funcionários em sua organização, confira!
A gestão de pessoas e a contratação de funcionários
Gerenciar pessoas não é um trabalho fácil. O MEI pode ter, no máximo, um funcionário. A partir do momento em que seu negócio se expande, a contratação de mais pessoas pode ser necessária. Você passa à condição de microempresa (MEI).
Poderá, então, necessitar de mais dois ou três funcionários. Isso significa que precisará se aprofundar mais na gestão de pessoas ou, caso seja mais viável, contratar alguém para assumir essa função ou terceirizar esse serviço.
As etapas para contratar funcionários
Vamos apresentar as etapas para você iniciar a contratação de colaboradores para sua microempresa:
Recrutamento e seleção
O recrutador precisa selecionar os profissionais conforme a compatibilidade de seu perfil com as necessidades que o cargo exige.
A vaga do cargo deve ser anunciada em canais diferentes, como sites específicos, redes sociais e mídias tradicionais, se for viável financeiramente (rádio, panfletos, banners, folders).
Podem ser adotados processos predefinidos, mas é fundamental que eles se ajustem às necessidades do negócio. Algumas ações que podem ser feitas são:
- Entrevista com o RH;
- Testes de habilidades;
- Avaliação do comportamento dos candidatos;
- Entrevista com gestores;
- Negociação sobre salários e expectativas de trabalho.
Aprovação do candidato
Após a seleção do candidato e a definição de salários e benefícios, a aprovação deve ser formalmente comunicada ao profissional. O novo funcionário deve ficar sabendo claramente sobre suas responsabilidades e seus direitos.
Para os candidatos que não foram aprovados, é importante que a empresa ofereça um bom retorno, mostrando que valoriza todos os profissionais. Afinal de contas, eles poderão se candidatar em outra ocasião e serem contratados.
Documentos do profissional
O profissional deve enviar documentos como:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Cópias do CPF e RG;
- Número de inscrição no PIS/Pasep;
- Cópia do título de eleitor;
- Certidão de nascimento e certidão de casamento, se for preciso;
- Certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar (caso seja homem);
- Carteira de órgão de classe ou número de registro profissional (OAB, CRM e outros).
Documentos da empresa
A empresa tem obrigações com o funcionário e, assim, precisa registrar as informações necessárias na Carteira de Trabalho e enviar as vias para o governo federal e a CEF (Caixa Econômica Federal), instituição responsável pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Também é preciso elaborar o contrato de trabalho e fazer o preenchimento de formulários referentes a benefícios como:
- Plano de saúde;
- Vale-refeição;
- Vale-transporte;
- Vale-alimentação;
- Convênio odontológico.
A proposta de trabalho deve registrar todos os benefícios e demais vantagens, como comissões e bonificações.
Outros pontos a considerar
Também é necessário investir em infraestrutura para receber os funcionários, bem como no processo de integração deles à empresa e no treinamento para deixá-los mais preparados para o desenvolvimento de seu trabalho.
A gestão de pessoas garante um relacionamento de boa qualidade entre a empresa e os funcionários. E esse bom relacionamento deve se iniciar antes mesmo que o profissional seja contratado.
Também é importante que a empresa entenda o processo de demissão, além do processo de contratação. Aproveite e confira como funciona e quanto custa a rescisão de funcionários!