Quando o assunto é a gestão de pequenas empresas, existem alguns itens que são essenciais para o sucesso e bom desempenho dos negócios.
Existem muitas histórias de empreendedores que chegaram ao sucesso após abrir uma pequena empresa. Gigantes como Google e Amazon, começaram em uma garagem, enquanto o Facebook, nasceu dentro de um quarto.
Não há como negar que as empresas em questão se tornaram gigantes, mas isso não é fruto apenas de boas ideias e da genialidade dos seus fundadores, mas principalmente das melhores práticas para gestão de pequenas empresas.
Pequenas empresas podem se transformar em grandes negócios, mas isso só será possível com uma gestão séria, comprometida com indicadores e que faça uso das ferramentas corretas.
Sabendo disso, continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e veja o que é essencial para a gestão do seu negócio.
1.Plano de negócios
Independente do porte ou tipo de atividade da sua empresa, você precisa de um plano de negócios para organizar suas ideias e fazer tudo funcionar em seu devido lugar.
Um bom plano de negócios reúne uma série de informações importantes e pode otimizar suas tomadas de decisão. Dentre os itens que não podem faltar neste documento, podemos destacar:
- Nome, missão, objetivos e valores da empresa;
- Relação das atividades a serem desenvolvidas;
- Definição do público-alvo e dos fornecedores;
- Planejamento financeiro e previsão de retorno;
- Estudo de concorrentes e da localização ideal;
- Lista de funções e mão de obra necessária;
- Planejamento de ações e estratégias de marketing.
2.Gestão financeira
Sem dúvida alguma, um dos pontos mais importantes da gestão de pequenas empresas, reside no desenvolvimento de uma gestão financeira sólida e organizada.
Aqui, estamos falando de itens, como:
- Controle de fluxo de caixa;
- Redução de custos não essenciais;
- Controle de contas a pagar;
- Controle de contas a receber;
- Realização de conciliações bancárias;
- Controle de endividamento e de receitas;
- Dentre outros itens em gestão financeira empresarial.
Levar a gestão financeira a sério é um item essencial para o crescimento da sua empresa. Para começar, você pode adquirir um software de gestão financeira empresarial ou contratar os serviços de um BPO Financeiro.
3.Gestão de estoque
Outro item muito importante na gestão de pequenas empresas, mas que por muitas vezes acaba sendo deixado de lado, é o controle de estoque.
Por mais que possa exigir tempo e dedicação, um bom controle de estoque é primordial, pois esta ferramenta contribuirá de forma direta para o planejamento das suas compras, cálculo do capital de giro e para a melhoria do seu fluxo de caixa.
Talvez você ainda não tenha parado para analisar e refletir, mas o excesso de produtos em estoque, pode comprometer boa parte do seu capital de giro, aumentar os custos com armazenamento, e a depender do produto, gerar prejuízos em função da perda de validade.
Diante de tudo isso, conte com o auxílio de um software de gestão empresarial com recursos para controle de estoque e implemente:
- Inventário periódico para contagem de itens;
- Definição de níveis de estoque máximo e mínimo;
- Controle rigoroso de entradas e saídas de mercadorias.
Ao manter as informações sobre o seu estoque em mãos, você otimiza a gestão da sua empresa, reduzindo custos e tornando seu negócio mais organizado e competitivo.
4.Análise de relatórios e indicadores
Muitos empresários e empreendedores, acreditam que a análise de relatórios e indicadores é algo exclusivo das grandes empresas, quando na verdade, deveria ser algo colocado em prática por todos os tipos e portes de negócio.
Uma gestão de pequenas empresas assertiva, precisa ser pautada na tomada de decisões baseadas em relatórios e indicadores de desempenho e acompanhamento.
Você não precisa e não deve esperar a sua empresa tomar grandes proporções para acompanhar seus indicadores, muito pelo contrário, não só precisa, como deve fazer isso desde agora.
Se você deseja ver sua empresa crescer, não pode abrir mão de relatórios e indicadores, como:
- Demonstração de Resultado de Exercício – DRE;
- Relatórios de Fluxo de Caixa;
- Relatórios de Vendas e Faturamento;
- Relatórios do Tipo Curva ABC;
- Relatório de Contas a Pagar;
- Relatório de Contas a Receber;
- Relatórios Gerenciais de Estoque;
- Indicadores de Retorno (ROI);
- Indicadores de Faturamento;
- Taxa de Turnover;
- Taxa de Satisfação dos Clientes NPS;
- Indicador de Ticket Médio;
- Indicador de Margem de Lucro;
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
- Dentre outros indicadores e relatórios.
Via de regra, quanto maior o número de relatórios e indicadores à sua disposição, melhores serão suas decisões e maiores as chances de crescimento e sucesso do seu negócio.
5.Estratégias de marketing e satisfação dos clientes
Ainda sobre a gestão de pequenas empresas, não poderíamos deixar de comentar sobre itens como estratégias de marketing e a satisfação dos clientes.
Para começar, você precisa entender que o melhor marketing e, também, aquele que possui o menor custo, é o tradicional boca a boca, ou seja, as indicações.
Indicações que vão começar a acontecer de forma natural quando os clientes perceberem que a sua empresa entrega algo a mais que os concorrentes e coloca o bom atendimento em primeiro lugar.
Sendo assim, treine sua equipe e implemente estratégias para elevar a satisfação dos clientes ao maior nível possível, a ponto de fazer deles, grandes defensores da sua marca.
Além disso, você também deve começar a pensar e desenhar estratégias de marketing que contribuam para tornar sua empresa conhecida do seu público-alvo.
São exemplos de ações e estratégias de marketing:
- Produção de conteúdo para redes sociais;
- Anúncios no Google, Facebook e Instagram;
- Disparo de campanhas de e-mail marketing;
- Construção de um site bem estruturado;
- Campanhas em rádio e televisão;
- Dentre outros itens que você pode colocar em prática.
6.Gestão contábil
Por fim, ao falar sobre a gestão de pequenas empresas, não poderíamos deixar de falar sobre a gestão contábil, afinal essa é uma importante ponte para que a sua empresa:
- Receba um CNPJ e um Alvará de Funcionamento;
- Mantenha todas as obrigações em dia com o fisco;
- Economize no pagamento de impostos e seja mais competitiva;
- Cresça de forma organizada e sustentável;
- Mantenha seus contratos de trabalho dentro da lei.
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