Toda empresa que almeja ser bem-sucedida precisa de uma boa gestão de metas. No entanto, a maioria absoluta dos negócios não tem esse tipo de organização.
O fato é que as pessoas não aprendem a empreender. Muitas começam por necessidade, sem qualquer tipo de organização, o que faz com que seus negócios cresçam bagunçados.
Muitas vezes os empreendedores acreditam até que esse negócio de gestão de metas é uma bobagem. Pensando nisso, acompanhe este conteúdo da Já Calculei.
O que são e para que servem as metas?
As metas são como alvos que uma empresa define em relação aos resultados da sua administração. Em outras palavras, são como uma lista de coisas que devem ser feitas.
Quando uma empresa ou alguém estipula uma meta, a intenção é atingir um objetivo maior. Essa meta irá ajudá-lo com isso, pois ela é mais descritiva do que deve ser feito.
No geral, metas têm uma duração menor e podem ser alcançadas com os recursos que a empresa ou a pessoa possui a sua disposição. Alguns exemplos aleatórios de metas:
- Meta 1: Correr 10km por dia;
- Meta 2: Vender 10 produtos na minha loja virtual por semana;
- Meta 3: Perder 1kg por mês durante 12 meses.
Metas, como já dissemos, precedem e complementam os objetivos. Mas qual é a diferença entre meta e objetivo?
Diferença entre metas e objetivos
As metas são como os objetivos, no entanto, elas são muito mais fáceis e rápidas de serem alcançadas. Os objetivos, além de grandiosos, também podem ser abstratos.
Geralmente o objetivo é algo maior, como por exemplo, expandir uma empresa para outros países. Isso é algo grande que não dá para ser feito de um dia para o outro.
No caso, é preciso fazer uma gestão de metas que vão ajudar a empresa atingir esse objetivo. Você pode encarar as metas como um desmembramento deste objetivo maior.
Vale ressaltar que os objetivos também podem ser encarados como um guia, um norte a ser seguido que vai guiar todos os passos da empresa.
A importância das metas para uma empresa
Uma empresa que opera sem ter uma gestão de metas bem clara e definida, acaba passando a maior parte do tempo tateando no escuro e se deixando levar no momento.
Metas servem para tornar a organização e os processos da empresa mais lógicos, coesos e científicos, ajudando a quantificar e qualificar tudo que a empresa faz.
De forma geral, metas são importantes pelos seguintes pontos:
- Ajuda a empresa a entender o que é prioridade;
- Ajuda a empresa a se comunicar melhor com toda a sua equipe;
- Ajuda a visualizar o futuro e dá propósito ao trabalho diário.
Como se faz para desenvolver metas?
Algo que precisa ser encarado a respeito da gestão de metas, é o fato de que nem todas as empresas sabem como desenvolver boas metas e que fazem sentido para o seu contexto.
Isso porque, por mais que as metas ajudem um negócio a ter mais clareza, também é preciso ter uma clareza anterior para definir quais devem ser as metas.
Em outras palavras, é preciso analisar a companhia em termos reais para definir o que é prioridade e o que não é prioridade de verdade. Mas como se faz isso de fato?
Em alguns casos as empresas contratam gestores experientes e buscam o auxílio de consultorias especializadas, que podem inclusive serem escritórios de contabilidade.
Por outro lado, vale lembrar que existem metodologias para gestão e metas. Vamos ver duas das principais metodologias utilizadas no mercado hoje.
Metodologia SMART para gestão de metas
A metodologia SMART é uma forma objetiva de pensar nas metas que considera cinco elementos, que no caso são as letras da sua sigla. Esses cinco elementos são:
- S (Specific): Ser específico;
- M (Measurable): Ser mensurável;
- A (Attainable): Atingível;
- R (Relevant): Relevante;
- T (Time based): Temporal.
Para simplificar o entendimento dessa metodologia, veja um exemplo de meta baseados na SMART: “Vender 1000 produtos até o final de 2022”. Vamos analisá-la?
Vender produtos é especificidade (S). A quantidade de 1000 é a parte mensurável (M). Vender essa quantidade é possível (A) e relevante (R). Por fim, ela especifica um tempo (T).
Metodologia 5H2W para gestão de metas
A metodologia 5H2W é baseada em uma série de perguntas que devem ser feitas e respondidas para se definir quais serão as metas da empresa.
No caso, 5 dessas perguntas começam com a W e duas delas com a letra H na língua inglesa, por isso o nome 5H2W. Essas perguntas são:
- What: O que será feito?;
- Why: Por que será feito?
- Where: Onde será feito?
- When: Quando?
- Who: Por quem?
- How: Como?
- How much: Quanto vai custar?
A principal intenção dessa metodologia é melhorar a visualização do negócio de forma geral, já que as suas perguntas obrigam o gestor da empresa a pensar.
A gestão de metas deve durar
Por fim, um dos maiores problemas em relação a gestão de metas, é fazer com que isso se torne uma rotina na empresa e seja enfim introduzida na sua cultura.
Sim, porque uma empresa que não faz da criação de metas uma cultura, dificilmente conseguirá se manter em um caminho de objetividade por muito tempo.
A questão é que, quanto a isso, não há muito segredo de fato. Uma vez que a gestão da empresa impõe metas, é preciso então fazer um acompanhamento periódico.
Porque, inicialmente, haverá muito entusiasmo. Mas logo após algum tempo está emoção pode dar lugar a monotonia uma vez que as primeiras metas sejam alcançadas.
Isso significa que para se atingir a consistência, é necessário sempre estar criando novas metas. Certificando-se de que são metas possíveis e que fazem sentido.
Algo que pode ajudar é tornar a inspeção do cumprimento das metas algo programado e rotineiro, pois assim é possível agir com celeridade para corrigir problemas.
Com uma boa gestão de metas a empresa estará sempre seguindo na direção correta rumo ao sucesso.
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