Com a globalização, é cada vez maior o número de empresas e profissionais autônomos que decidem expandir suas fronteiras, passando a atuar no mercado internacional, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços.
Em meio a este cenário e as oportunidades que o mercado exterior pode oferecer, preparamos um conteúdo completo sobre exportação de serviços, incluindo dicas e uma série de informações para você que deseja fazer negócios fora do Brasil.
Para saber mais e ficar por dentro de tudo o que envolve o assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que é exportação de serviços?
Como o próprio nome sugere, a exportação de serviços consiste na comercialização de um determinado serviço para clientes do mercado internacional, ou seja, localizados fora do país.
Antigamente acreditava-se que não era possível exportar serviços, mas apenas mercadorias. No entanto, globalização tornou a exportação de serviços não só possível como, uma excelente oportunidade para determinadas empresas e profissionais autônomos ou liberais.
A revolução da internet e seus meios de comunicação permitiu o acesso de prestadores de serviço a outras partes do mundo e ampliou as possibilidades de exportação dos mais variados tipos de serviços.
Sendo assim, hoje em dia, uma empresa de software brasileira pode prestar serviços de assistência técnica para um cliente no Japão sem precisar enviar técnicos fisicamente para lá.
De forma semelhante um escritório de contabilidade no Brasil pode realizar os serviços de contabilidade para uma empresa nos Estados Unidos. Isso é o que chamamos de exportação de serviços.
Características da prestação de serviços
Quando o assunto é a exportação de serviços, precisamos destacar algumas características importantes e peculiares aos serviços.
- Inseparabilidade: A prestação e o da maior parte dos serviços são inseparáveis, ou seja, o consumo se dá no próprio processo de entrega do serviço, diferentemente do que acontece com a venda de mercadorias.
- Intangibilidade: Os serviços são intangíveis, ou seja, não podem ser tocados, cheirados ou saboreados, diferentemente das mercadorias.
- Perecibilidade: Os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente, não podendo ser estocados.
- Interatividade: Como a maioria dos serviços é prestada por pessoas, para outras pessoas, o fornecedor e o consumidor, normalmente precisam interagir.
Quais serviços prestar no exterior?
Alguns tipos de serviços possuem maior demanda, e, portanto, podem garantir melhores resultados para aqueles que pensam em investir na exportação de serviços.
O Manual do SEBRAE para Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, lista alguns tipos de serviços que encontram maior facilidade e aceitação no mercado de exportação, dentre os quais, podemos destacar:
- Viagem e turismo: Essa categoria inclui serviços relacionados ao turismo internacional, como por exemplo, as atividades das agências de viagem.
- Arquitetura e engenharia: Envolve serviços, relacionados a engenharia, e arquitetura, que podem ser prestados a um cliente no exterior a partir do escritório do profissional localizado aqui no Brasil.
- Serviços de educação e treinamento: Essa categoria pode incluir a educação de nível superior e cursos de treinamento em geral prestados a partir do Brasil para estudantes estrangeiros.
- Serviços de entretenimento: Serviços ligados ao mercado de entretenimento, como música, cinema, novelas e outros programas de televisão também podem ser exportados.
- Serviços de tecnologia da informação: Esse setor inclui empresas e profissionais que atuam na exportação de serviços voltados para a hospedagem de e-mail, desenvolvimento de softwares, processamento de dados e serviços de computação profissionais.
Por falar em exportação de serviços no segmento de tecnologia da informação, podemos destacar a crescente e importante demanda internacional por programadores.
Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento cada vez maior de softwares e apps, a demanda por programadores, tanto no mercado interno, quanto no mercado externo tem chamado bastante atenção.
Exportação de serviços: como receber pagamentos internacionais
Se você pretende investir na exportação de serviços e atender empresas do exterior, precisa reconhecer que não poderá receber seus pagamentos pelos meios convencionais que conhecemos por aqui, como PIX e Boleto Bancário.
Sendo assim, você pode optar por receber seus pagamentos através de transferências bancárias internacionais (normalmente envolve taxas significativas), ou então, por plataformas de remessa internacional.
Dentre as opções mais conhecidas, podemos destacar:
- PayPal;
- Remessa Online;
- TransferWise;
- Western Union;
- MoneyGram;
Por fim, você também pode oferecer aos seus clientes, a possibilidade de realizar o pagamento via cartão de crédito internacional.
Como legalizar a exportação de serviços
Você pode prestar e exportar serviços para o exterior como pessoa física ou jurídica, no entanto, a primeira opção envolve uma tributação bastante elevada.
Além disso, as empresas preferem fazer negócios com fornecedores que possuem CNPJ, pois desta forma, é possível celebrar uma relação que juridicamente transmita mais segurança para ambas as partes.
Diante deste cenário, investir na abertura de CNPJ é um passo muito importante para todo e qualquer interessado em exportar serviços.
Com um CNPJ ativo, você poderá receber remessas internacionais na sua conta bancária Pessoa Jurídica, celebrar contratos e emitir notas fiscais de prestação de serviços.
Sem dúvida alguma, além de economizar no pagamento de impostos e evitar problemas com o fisco, você obterá maior credibilidade junto aos clientes e aumentará suas chances de fazer novos negócios.
Como abrir CNPJ para exportação de serviços?
Você pode abrir o seu CNPJ para exportação de serviços de forma gratuita e totalmente descomplicada ao escolher a Já Calculei Contabilidade.
Funciona da seguinte forma:
1.Entre em contato conosco: Entre em contato conosco e assine um dos nossos planos em serviços contábeis, com mensalidades a partir de R$ 99,00.
2.Envie a documentação necessária: Receba a orientação do nosso time de contadores e envie a documentação para abertura da sua empresa, como RG, CPF e Comprovante de Residência.
3.Aguarde a abertura da empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites para abertura e legalização da sua empresa, incluindo:
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim que toda documentação for liberada, você poderá exportar seus serviços.
Para saber mais e esclarecer outras dúvidas, clique aqui e entre em contato conosco!