Custos de uma ME: Confira neste conteúdo o que é uma microempresa e quais são os custos para abrir e manter em funcionamento uma empresa deste porte.
Você deseja entender mais sobre as microempresas e descobrir quais os custos de uma ME? Então, você chegou ao lugar certo.
Aqui neste conteúdo, vamos detalhar todos os custos de uma ME, desde as despesas para abertura do negócio, até os custos com impostos e despesas mensais, vale a pena conferir!
O que é uma ME?
Antes de falarmos sobre os custos de uma ME, é muito importante que você entenda o conceito de microempresa. Afinal, o que é uma ME?
A ME ou Microempresa como também é conhecida é um tipo de empresa ou porte empresarial onde estão enquadrados os negócios com faturamento anual de até R$ 360 mil.
Portanto, se você tem ou pensa em abrir um negócio com expectativa de faturamento anual de até R$ 360 mil, estamos falando de uma microempresa.
De acordo com a legislação em vigor no Brasil, as empresas deste porte devem receber tratamento diferenciado e determinados benefícios.
Um desses benefícios, é a possibilidade de optar pelo Simples Nacional, um regime tributário simplificado onde todos os impostos são pagos em guia única.
Imagine pagar todos os impostos da lista abaixo com desconto e em um único boleto:
- Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ;
- Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS;
- Contribuição para o PIS/PASEP;
- Contribuição Patronal Previdenciária – CPP;
- Imposto Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS;
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS.
Com o Simples Nacional, isso é possível para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Por sinal, o Simples Nacional é uma excelente alternativa para reduzir custos de uma ME.
Quais são os custos para abrir uma ME
Quando o assunto são custos de uma ME, nada melhor do que começar pelos custos para abrir uma microempresa.
Ao contrário do que muitos pensam abrir uma ME não envolve muitos custos, na prática, são basicamente três
- Custos e taxas da Junta Comercial;
- Custos com honorários contábeis;
- Custos com certificado digital.
No entanto, quem escolhe a Já Calculei Contabilidade Online consegue reduzir logo de início, um destes custos, afinal, não cobramos honorários contábeis para abertura de empresas.
Sendo assim, restam as taxas da Junta Comercial que variam de estado para estado, mas que você pode consultar uma tabela completa, clicando aqui.
E os custos para aquisição de um certificado digital, uma espécie de assinatura eletrônica para que a sua empresa possa emitir notas fiscais e se comunicar com órgãos governamentais em segurança.
Somando os custos com taxas da Junta Comercial e aquisição de certificado digital, você pode abrir uma microempresa com cerca de R$ 500,00.
Custo mensal de uma ME
Você já sabe quanto custa para abrir e regularizar uma microempresa, sendo assim, agora é hora de conferir os custos mensais de uma ME.
Na sequência, listamos todos os custos de uma ME, confira:
- Pró-labore dos sócios (no mínimo 1 salário mínimo);
- Salário dos funcionários;
- Despesas com INSS e FGTS;
- Pagamento de impostos mensais;
- Despesas com água, luz, telefone e internet;
- Honorários contábeis;
- Despesas com sistema de gestão;
- Custos com propaganda, publicidade e marketing;
- Despesas com veículos próprios (caso possua);
- Despesas com aquisição ou locação de imóveis;
- Custos com condomínio (válido para shoppings e edifícios comerciais);
- Custos com fornecedores e prestadores de serviços em geral.
Essa é apenas uma lista exemplificativa dos principais custos de uma ME, no entanto, é importante destacar que tais custos podem variar em função do porte da empresa e das suas atividades.
Conhecendo os custos de uma ME, é muito importante montar um plano de negócios antes de abrir a sua empresa.
Somente com um plano de negócios estruturado de acordo com a realidade do seu negócio, é possível estimar receitas e custos, a fim de determinar se a sua ideia de negócio é viável.
Para que uma microempresa cresça e gere retorno para o seu proprietário e sócios, é muito importante que após somados todos os custos de uma ME, tenhamos ainda uma parcela mensal de lucro.
Custos de uma ME no Simples Nacional
Como grande parte das microempresas estão vinculadas ao Simples Nacional, é muito importante que você conheça as alíquotas e os custos com impostos neste regime.
Os custos de uma ME no Simples Nacional com o pagamento de impostos varia em função das atividades desenvolvidas pela empresa e também em função do seu faturamento, conforme alíquotas abaixo:
Anexo I – Comércio
- Alíquotas: 4% a 11,12%
Anexo II – Indústria
- Alíquotas: 4,5% a 15%
Anexo III – Serviços
- Alíquotas: 6% a 19,25%
Anexo IV – Serviços
- Alíquotas: 4,5% a 15,75%
Anexo V – Serviços
- Alíquotas: 15,5% e 19,25%.
Custo mensal de contador para Microempresa
Você que pretende abrir ou possui uma ME precisa conhecer o custo mensal de contador para microempresa.
Vale destacar que os valores podem variar significativamente em função do modelo de contabilidade escolhido, sendo a modalidade online, a opção mais econômica.
Aqui na Já Calculei, por exemplo, você tem planos sob medida e acessíveis para as necessidades do seu negócio, confira as opções:
- Simples Nacional – Serviços: Indicado para empresas de Serviços enquadrada no regime de tributação Simples Nacional.
- Simples Nacional – Comércio: Indicado para empresas de Comércio enquadrada no regime de tributação do Simples Nacional.
- Lucro Presumido: Indicado para empresas de Serviços enquadrada no regime de tributação Presumido.
Para saber mais e assinar um dos nossos planos, clique aqui.
Você que conhece todos os custos de uma ME, mas que ainda não abriu a sua empresa, ou então possui uma empresa, mas precisa reduzir seus custos com contabilidade pode contar com a Já Calculei.
Aqui você não paga honorários para abrir a sua empresa ou para trocar de contador.
Entre em contato conosco para saber mais e tirar todas as suas dúvidas!