A contabilidade para médicos, como em qualquer outro segmento, é uma forma de ajudar os doutores a realizar todos os procedimentos necessários para seguir as regras conforme a legislação.
Além de ser de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, seja qual for o seu ramo de atuação, a contabilidade para médicos é fundamental para elaboração de planejamento financeiro e tributário, seja de natureza física ou jurídica.
Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes para entender como funcionam os processos de abertura de empresa e o passo a passo para emissão de notas fiscais.
Qual a importância da contabilidade para médicos?
A contabilidade para diferentes ramos de atividade é essencial, pois o Sistema Tributário Brasileiro é realmente muito complexo e com esse auxílio é possível garantir que todas as etapas necessárias sejam feitas de maneira correta.
Por isso, a contabilidade para médicos será o seu guia, apresentando relatórios mensalmente, como diagnóstico da atual situação da clínica, por exemplo. Com isso, oferecendo soluções para um planejamento tributário. Dessa forma, reduzindo a quantidade de impostos pagos pela empresa.
Mas, afinal, como a contabilidade poderá te ajudar? Veja alguns exemplos abaixo:
- cálculo dos impostos;
- envio anual do Imposto de Renda da empresa;
- obrigações legais com órgãos reguladores;
- relatórios contábeis;
- emissão de notas fiscais.
Modelo de atuação profissional para médicos
Existem três tipos de atuação profissional que todo médico pode optar. Isso irá depender da forma de trabalho e as limitações que esse profissional irá enfrentar. Entenda quais são suas características e como a contabilidade para médicos poderá te ajudar nessas situações.
- colaborador CLT;
- prestador de serviços Autônomo;
- pessoa jurídica (empresa própria).
Médico CLT
É fundamental ter em mente que o médico que opta pelo regime CLT, possui todos os direitos e deveres trabalhistas, ou seja, precisará cumprir total de horas mensais pré-estabelecidas e terá um salário fixo.
Diante de algumas limitações, como horário de trabalho não flexível e a quantidade de impostos descontados do seu salário, por ter ligação direta com uma organização, muitas vezes esses profissionais preferem o regime de trabalho autônomo ou abrir o seu próprio negócio.
Médico autônomo
Os médicos que atuam como profissionais autônomos têm seus impostos retidos pelo contratante. Isso acontece mediante a emissão de um Recibo de Pagamento de Autônomos (RPA) para recolher os valores devidos. As contribuições que devem ser realizadas são: INSS, IRRF e ISS.
- contribuição previdenciária pelo INSS: alíquotas de 8 a 11% com valor máximo de R$642,34 mensal;
- Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF): varia de 0 a 27,5%, baseado na faixa de rendimentos.
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS): a alíquota varia entre 2% e 5%, dependendo das regras de cada município.
Médico PJ (Pessoa Jurídica)
Para esse profissional que abriu a sua própria empresa, o recolhimento dos impostos é feito por ele mesmo.
Se enquadrado no regime tributário Simples Nacional, sendo o mais comum para os profissionais liberais, esses são os impostos existentes:
- Documentação de Arrecadação do Simples Nacional: alíquotas que iniciam em 6%;
- contribuição previdenciária pelo INSS: alíquotas de 8 a 11%;
- Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF): varia de 0 a 27,5%, baseado na faixa de rendimentos.
Como emitir nota fiscal para médicos?
A nota fiscal é parte fundamental no momento de exercer a sua função como pessoa jurídica. É um comprovante que o pagamento foi realizado e também uma forma do Estado controlar e arrecadar tributos.
Ela é feita através do site da Prefeitura de cada cidade e são necessários alguns documentos para sua emissão, são eles:
- CNPJ;
- Inscrição Municipal;
- Certificado Digital, e-CNPJ (gerados através do Certificado A1 e Certificado A3, que são programas de computador e um token, semelhante ao um pen drive, para conexão no computador).
É obrigatório ter todos os impostos pagos pelos pacientes na nota fiscal, sendo feito através do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). Além disso, é indispensável inserir o CPF do paciente, seja ele dependente ou não.
No entanto, existem empresas especializadas que fazem esse trabalho por você. Ao adquirir os serviços de contabilidade online é oferecido a emissão de notas fiscais diretamente na plataforma, com facilidade e de forma gratuita.
Conseguiu entender o que é a contabilidade para médicos? Então, continue acompanhando o blog do Já Calculei, onde você vai encontrar diversos artigos sobre contabilidade em diferentes mercados de atuação, além de ficar por dentro das leis que podem impactar diretamente a sua empresa.
Links alternativos:
Contabilidade online
Blog
Planos e Preços
Área do Cliente
Contato