Como abrir uma empresa de limpeza e prestação de serviços? Pensando em empreender em um dos segmentos mais lucrativos e que mais crescem no Brasil?
Então, você chegou ao lugar certo! Nesse conteúdo, vamos explicar todos os detalhes para auxiliar você a abrir uma empresa de limpeza.
Conheça a estrutura necessária, os equipamentos, a mão de obra e o mais importante, o passo a passo completo para legalizar o seu negócio, não deixe de conferir!
Estrutura para abrir uma empresa de limpeza
Antes de mais nada, para abrir uma empresa de limpeza é importante que o empreendedor conheça a estrutura necessária para montar o negócio.
Sabemos que a prestação de serviços de limpeza ocorre no endereço dos clientes. No entanto, as empresas do setor precisam contar com uma sede física para tarefas administrativas.
Uma empresa de limpeza pode estabelecer sua sede em um imóvel próprio ou alugado, em geral uma residência ou sala comercial com espaço para receber clientes e almoxarifado para armazenamento de produtos.
Vale destacar que a sede de uma empresa de limpeza também precisa contar com uma área para realização de rotinas administrativas, como por exemplo, o faturamento de notas de serviço e a emissão de boletos.
Equipamentos para abrir uma empresa de limpeza
Definida a estrutura, é hora de pensar na lista de equipamentos, utensílios e produtos necessários para abrir uma empresa de limpeza.
A lista conta com uma grande variedade de itens que pode ser separada entre equipamentos e produtos de limpeza, confira:
Equipamentos de limpeza:
- Aspirador de pó;
- Carrinho de limpeza;
- Conjunto MOP
- Enceradeira;
- Lavadora de carpete;
- Lavadoras de alta pressão
- Placa sinalizadora;
- Pulverizadores;
Produtos de limpeza:
- Álcool;
- Baldes;
- Desinfetante;
- Detergente;
- Esponjas;
- Limpador multiuso;
- Limpa-vidros;
- Luvas de borracha;
- Panos de chão;
- Vassouras;
- Pás de lixo;
- Dentre outros produtos.
O investimento a ser realizado em equipamentos e produtos de limpeza vai variar de acordo com o porte inicial da empresa.
Para definir o investimento inicial e os detalhes mais importantes para estruturar a empresa, recomendamos a elaboração de um plano de negócios completo com estudo de concorrentes.
Mão de obra para abrir uma empresa de limpeza
Para abrir uma empresa de limpeza você precisará investir na contratação de mão de obra, ou seja, na contratação de funcionários que devem ficar responsáveis por cuidar das rotinas administrativas do negócio e principalmente da prestação de serviços.
Uma empresa de limpeza costuma contratar os seguintes profissionais:
- Auxiliar administrativo;
- Auxiliar de limpeza;
- Encarregado de limpeza;
- Recepcionista;
- Representante de vendas.
O número de profissionais a ser contratado dependerá do porte da empresa e deve crescer à medida que novos clientes são conquistados.
Ao contratar funcionários para a sua empresa de limpeza, consulte o piso salarial da categoria e defina se algum benefício será ofertado.
Na sequência, confira a lista de documentos para admissão de funcionários:
- RG e CPF;
- Foto 3×4;
- Carteira de Trabalho – CTPS;
- Título de Eleitor;
- PIS;
- Certificado de reservista (para homens);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de escolaridade;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de vacinação dos filhos menores de 7 anos;
- Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.
Tributação para empresa de limpeza
É possível registrar uma empresa de limpeza em qualquer um dos regimes tributários existentes no país, no entanto, as opções mais comuns são o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
Ao optar pelo Simples Nacional, a empresa de limpeza será enquadrada no Anexo 4, cujas alíquotas variam entre 4,50% e 33,00%.
Anexo IV – Serviços
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 4,50% | – |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 9,00% | R$ 8.100,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 10,20% | R$ 12.420,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 14,00% | R$ 39.780,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 22,00% | R$ 183.780,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 828.000,00 |
No entanto, consideradas as deduções, a alíquota máxima fica em 15,75% para empresas com faturamento de R$ 4,8 milhões (limite do Simples Nacional).
A segunda opção para empresas de limpeza é o Lucro Presumido, cuja alíquota final fica entre 13,33% e 16,33% do faturamento.
Garanta economia no pagamento de tributos, conte com o apoio da Já Calculei para definir o regime tributário mais econômico para abrir uma empresa de limpeza.
Passo a passo para abrir uma empresa de limpeza
Após conhecer todos os detalhes em relação à estrutura, equipamentos, mão de obra e tributação, é hora de conferir o passo a passo completo para abrir uma empresa de limpeza.
1.Monte um Plano de Negócios
Quando o assunto é como abrir uma empresa de limpeza, o primeiro passo é a elaboração de um plano de negócios completo.
O plano de negócios é um documento essencial para colocar uma ideia de negócio no papel e a partir de então, transformar essa ideia em realidade, dando vida ao negócio.
Em um bom plano de negócios, o empreendedor deve listar uma série de informações importantes, incluindo:
- Nome da empresa;
- Serviços prestados;
- Público-alvo;
- Estudo de concorrentes;
- Principais fornecedores;
- Planejamento financeiro;
- Capital inicial;
- Planejamento de marketing;
- Estudo da localização ideal;
- Necessidade de mão de obra;
- Dentre outros itens.
O empreendedor que reconhece a importância deste documento e elabora um plano de negócios completo, corre menos riscos e tem chances reais de levar seus negócios ao sucesso.
2.Escolha a localização ideal
Após elaborar o plano de negócios, é preciso iniciar a busca por um imóvel adequado para a instalação da empresa.
Normalmente, as empresas de limpeza optam por alugar ou adquirir imóveis comerciais que contem com as seguintes características:
- Vagas para estacionamento de clientes e frota própria;
- Espaço para recepcionar clientes e realizar reuniões;
- Salas para departamentos administrativos, como financeiro e faturamento;
- Almoxarifado para guarda de utensílios, equipamentos e produtos de limpeza.
Para facilitar o acesso dos clientes e facilitar a logística de distribuição dos produtos e equipamentos de limpeza aos clientes atendidos, é muito importante que a localização para abrir uma empresa de limpeza seja escolhida com estratégia.
3.Contrate um serviço de contabilidade
Com o plano de negócios preparado e a localização definida, é hora de contratar um serviço de contabilidade para registrar e legalizar a empresa.
Essa escolha precisa ser consciente, pois além de cuidar dos trâmites e processos para abertura e legalização da empresa, a contabilidade também oferecerá apoio e suporte nas seguintes demandas:
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Admissão, demissão e afastamento de funcionários;
- Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
- Transmissão de obrigações acessórias;
- Elaboração do balanço e outros documentos contábeis;
- Suporte para emissão de notas fiscais;
- Dentre outros serviços importantes.
Sabendo disso, você que pretende abrir uma empresa de limpeza, mas ainda não contratou um serviço de contabilidade, pode contar com a Já Calculei!
A Já Calculei Contabilidade Online atende empresas de todo o Brasil e oferece planos sob medida para as necessidades de cada negócio.
Para empresas de prestação de serviços, por exemplo, oferecemos planos com mensalidades a partir de R$ 99,00.
4.Definição da natureza jurídica e regime tributário
Após contratar um contador, você será orientado quanto à escolha da natureza jurídica e do melhor regime tributário para a sua empresa.
A natureza jurídica ou tipo de empresa, determinará a forma de constituição empresarial do seu negócio. Dentre as possibilidades para quem pretende abrir uma empresa de limpeza, temos:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Anônima – S/A.
Por sua vez, a escolha do regime tributário, definirá como serão calculados os impostos da sua empresa. Nesta etapa, uma escolha orientada por uma contabilidade especializada poderá garantir uma importante economia mensal de impostos.
Dentre as opções em regime tributário para abertura de empresas de limpeza, podemos destacar:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
5.Elabore o Contrato Social
Após contratar um serviço de contabilidade, o empreendedor também será orientado quanto à elaboração do Contrato Social ou preenchimento do Requerimento de Empresário.
O Contrato Social e o Requerimento de Empresário são os documentos utilizados para constituição e registro de empresas na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas.
O primeiro, é destinado para empreendedores que desejam montar um negócio em sociedade e o segundo, para aqueles que desejam abrir uma empresa individual, ou seja, sem sócios.
Nestes documentos, constam informações importantes, como:
- Nome e qualificação do empreendedor;
- Nome da futura empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Lista de atividades desenvolvidas (CNAE);
- Capital inicial investido no negócio;
- Endereço de instalação da empresa;
- Dentre outras informações importantes.
Caso tenha dúvidas em relação ao preenchimento do Contrato Social ou Requerimento de Empresário, não se preocupe, nosso time de contadores pode orientar você.
Por fim, para que seja possível registrar a sua empresa, você também precisará dos seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição imobiliária do imóvel de instalação da empresa;
- Endereço completo da empresa.
6.Registro na Junta Comercial e emissão de documentos
Após a separação e preparação dos documentos que listamos no tópico anterior, a contabilidade dará início aos trâmites para legalização e abertura da empresa.
Nesta etapa, tudo começa pelo registro do Contrato Social na Junta Comercial e a respectiva emissão do NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.
Após o registro da empresa na Junta Comercial e sua efetiva constituição perante o Governo, será hora de obter outros documentos importantes, dentre eles:
- CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Inscrição Municipal.
7.Registro na Previdência Social e Caixa Econômica Federal
Por fim, para fechar com chave de ouro os trâmites e procedimentos para abrir uma empresa de limpeza, a contabilidade deverá providenciar o registro do estabelecimento na Previdência Social e na Caixa Econômica Federal.
Com esses cadastros, a empresa poderá cumprir suas obrigações quanto ao recolhimento das contribuições previdenciárias (INSS) e também do FGTS sobre a folha de pagamento.
Gostou do passo a passo? Esperamos que através dele tenhamos esclarecido todas as suas dúvidas e contribuído de alguma maneira para que a sua empresa se transforme em realidade.
Não perca mais tempo! Conte com o apoio da Já Calculei para abrir e regularizar a sua empresa, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo.
Conheça a Já Calculei
Conheça a Contabilidade Online Já Calculei e garanta economia e eficiência para a sua empresa.
Na Já Calculei, não tem complicações, você escolhe um dos nossos planos e recebe abertura de empresa grátis, é economia para o seu negócio!
Temos um plano ideal para cada tipo de empresa com serviços completos em contabilidade, incluindo:
- Cálculo dos impostos;
- Entrega de obrigações legais;
- Relatórios contábeis (DRE e Balanço Patrimonial);
- Pró-labore dos sócios e folha de pagamento;
- Dentre outros serviços em contabilidade.
Confira o nosso passo a passo e solicite agora mesmo a abertura da sua empresa de limpeza:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade.
Não perca mais tempo, venha para a Já Calculei e conte com o apoio e suporte do nosso time de especialistas!