Erros sempre geram algum tipo de problema. No setor contábil, eles ainda são comuns porque ninguém é perfeito e a rotina do profissional geralmente é bastante agitada: ele trabalha com muitos clientes e processos.
Com a contabilidade digital, felizmente esses erros se reduzem devido à utilização de ferramentas tecnológicas que garantem maior precisão nos processos.
Neste post, vamos mostrar 4 erros muito comuns nos lançamentos contábeis. Leia até o final e conheça mais sobre esse assunto. É importante evitar esses erros para garantir um trabalho mais eficiente e seguro para a empresa-cliente!
1. Erros na emissão de notas fiscais
Para emitir notas fiscais, é da máxima importância, entre outras coisas, preencher da forma certa os campos referentes ao PIS, Cofins e ISS.
A emissão desses documentos, contudo, pode apresentar falhas — principalmente, se forem emitidos por profissionais com pouca experiência. Deve-se tomar cuidado para que as empresas não assumam tributos indevidos ou recebam multas por causa de erros de preenchimento.
A automação na emissão de notas fiscais é uma forma de evitar esse problema. Você também pode terceirizar o serviço, recorrendo à contabilidade online. Os profissionais utilizam tecnologia avançada para executar o trabalho, o que garante resultados melhores, sem falhas.
2. Erros de cálculos nos lançamentos contábeis
Os erros nos cálculos de tributos podem gerar muitos prejuízos ao negócio. A empresa pode pagar tributos a maior ou ser multada por cálculos errados que podem levar à suspeita de sonegação fiscal. Uma apuração tributária equivocada pode causar uma cadeia de eventos como a que está relacionada abaixo:
- cálculo errado;
- pagamento errado;
- entrega da declaração com apuração/pagamento equivocado;
- trabalho apressado e desgastante para identificar as falhas e decidir pela retificação;
- retrabalho de apuração;
- pagamento da diferença do tributo pago a menos ou solicitação para compensar o valor majorado nos meses seguintes;
- retificação da declaração entregue com erros;
- revisão dos resultados causados pela falha sobre eventuais créditos fiscais usados no cálculo do tributo retificado.
3. Violação dos princípios contábeis
Outro erro grave que pode ocorrer nos lançamentos contábeis é a violação dos princípios de contabilidade. Isso pode acontecer com mais frequência quando os serviços são realizados por profissionais pouco qualificados e/ou capacitados.
Uma falha é a supervalorização dos ativos. É um erro que pode camuflar o efetivo patrimônio empresarial. Pode ser algo aparentemente sem grandes consequências. Porém, no longo prazo, tende a gerar problemas na tomada de decisões.
Isso passa a ideia de que o negócio se encontra em condições financeiras muito boas, mas a realidade é diferente. Como consequência, haverá muita confusão até que seja identificado o erro. Muito tempo será despendido para consertá-lo, haverá prejuízos financeiros, colaboradores se ocuparão com um transtorno que poderia ser evitado — se os princípios contábeis fossem respeitados.
Do ponto de vista jurídico, camuflar a contabilidade é proibido e, se o fisco perceber que isso foi feito na ECD, ele multará a empresa baseando-se na receita informada.
4. Arquivos mantidos sem organização
Os documentos contábeis devem ser guardados em segurança. Eles comprovam que todas as declarações são verdadeiras.
Entre as consequências dessa desordem, podemos citar a duplicidade/omissão de lançamentos contábeis, a apropriação nos centros de custos indevidos, as trocas de contas.
Assim, o arquivamento de documentos na versão digital assegura a efetividade das informações prestadas e valoriza o trabalho dos contadores que elaboram as escriturações a partir dessa documentação. Ademais, custos são reduzidos e não é necessário um espaço físico para armazenar os arquivos.
É preciso muita cautela e atenção na hora de realizar os lançamentos contábeis. Erros aparentemente simples podem causar transtornos no futuro.
Viu como a tecnologia pode otimizar os serviços contábeis? Que tal digitalizar a área contábil de sua empresa e aderir à transformação digital? Aproveite essa ideia!