Como transformar salário CLT em PJ? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão analisando a possibilidade de migrar do regime CLT para o modelo PJ.
É preciso reconhecer que nos últimos anos houve um importante crescimento no número de funcionários migrando de CLT para PJ, com a maior parte deles em busca de autonomia e remunerações melhores.
Contudo, também precisamos considerar que ainda tem muita gente que sonha em trabalhar como PJ, mas não sabe realizar o cálculo necessário para transformar salário CLT em PJ.
Sem este cálculo, é possível que o profissional se engane e acabe migrando para uma opção que apesar de aparentemente mais vantajosa, não lhe garantirá uma remuneração efetivamente maior, conforme previsto.
Em função deste cenário, a Já Calculei Contabilidade Online vai explicar passo a passo, tudo o que você precisa saber e levar em consideração para transformar seu salário CLT em remuneração PJ.
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este conteúdo e todos os seus detalhes, até o final.
Quais as diferenças entre CLT e PJ?
Ao falar sobre o processo de transição de CLT para PJ, nada melhor que esclarecer e listar as principais diferenças entre estes modelos de trabalho e prestação de serviços.
Como futuro profissional PJ, você precisa em primeiro lugar, conhecer as principais vantagens e desvantagens da sua decisão.
1.CLT
O profissional CLT é aquele que trabalha sobre as regras de um contrato firmado dentro das determinações previstas na CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
A esse tipo de profissional, a legislação garante uma série de direitos e benefícios, dentre os quais, podemos destacar:
- Remuneração mínima (salário mínimo);
- Jornada de trabalho semanal (carga horária);
- Recebimento de férias anuais remuneradas;
- Recebimento de 13º salário;
- Descanso semanal remunerado;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.
Além dos benefícios listados, os profissionais CLT contam com direito a uma série de verbas trabalhistas em caso de demissão sem justa causa e recebem o seguro desemprego.
Por outro lado, quem trabalha sob regime CLT precisa cumprir as regras e normas estabelecidas pelas empresas, respeitando dentre outros itens, as ordens dos seus superiores (hierarquia) e o horário de trabalho pré-estabelecido.
Por sinal, a hierarquia profissional e a pouca flexibilidade de horários estão entre os fatores que motivam muitos profissionais a migrar de regime e transformar salário CLT em PJ.
2.PJ
Quem trabalha como PJ é dono da sua própria empresa, ou seja, possui um CNPJ e presta serviços a partir do mesmo, sem necessidade de vínculo trabalhista com as empresas contratantes.
Na prática, ao invés de funcionário, o profissional PJ é um prestador de serviços, sendo, portanto, independente para tomar suas próprias decisões e guiar suas ações, sem se sujeitar a hierarquia profissional, por exemplo.
Normalmente, quem escolhe este caminho está em busca de independência financeira e crescimento, pois sabe que poderá prestar serviços para várias empresas, conquistar remunerações maiores e aos poucos expandir os seus negócios.
Contudo, para obter os benefícios que um vínculo PJ pode oferecer, o profissional precisa abrir mão das garantias.
Além disso, é muito importante compreender como transformar salário CLT em PJ para não tomar decisões equivocadas e acabar no prejuízo.
Como transformar salário CLT em PJ?
Para transformar salário CLT em PJ, você precisa compreender que não basta encontrar uma oportunidade do tipo PJ, com a mesma remuneração que você recebe como CLT.
Isso acontece, pois como PJ, você perderá alguns benefícios garantidos aos profissionais CLT e, portanto, precisará compensá-los, através de uma remuneração maior.
Você precisa calcular um acréscimo mensal que inclua os valores que receberia a título de férias, 13º salário, fundo de garantia e benefícios como vale-transporte a auxílio alimentação.
Considerando todos os itens listados acima, o profissional que deseja migrar para PJ, precisa encontrar uma oportunidade que ofereça uma remuneração entre 40% a 50% maior que o seu salário como CLT.
Sendo assim, se você recebe como CLT R$ 2.000,00 não deve considerar propostas de trabalho PJ que paguem menos de R$ 2.800,00 mensais.
Quais as vantagens de transformar salário CLT em PJ?
Agora que você já sabe que para transformar salário CLT em PJ, precisa considerar um acréscimo de no mínimo 40% na sua remuneração.
Sendo assim, agora é hora de conferir as principais vantagens de migrar de modelo de prestação de serviços e trabalhar como PJ.
- Liberdade e flexibilidade: Como prestador de serviços, você não estará sujeito a hierarquia profissional e poderá tomar suas decisões com maior autonomia.
Na prática, o que importa mesmo é que você consiga entregar ao contratante os serviços que foram combinados, respeitado o prazo acordado entre as partes.
- Remuneração maior: Como ficam livres de encargos e benefícios trabalhistas, as empresas costumam oferecer remunerações maiores e mais atrativas para profissionais PJ.
Além disso, como PJ, você terá maior autonomia para negociar a remuneração que espera receber pelos serviços prestados.
- Possibilidade de crescimento: Como todos nós sabemos, no regime CLT, muitas pessoas não conseguem o crescimento e a ascensão profissional que tanto almejam.
Por sua vez, como prestador de serviços, o seu crescimento estará diretamente relacionado ao seu esforço e a sua capacidade de conquistar e reter clientes.
Como abrir CNPJ e trabalhar como PJ?
Por sua vez, agora que você já sabe como transformar salário PJ em CLT e conhece os principais benefícios desta decisão, veremos neste tópico, como abrir o seu CNPJ.
Veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para os seus negócios;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura do seu CNPJ.
Com a Já Calculei Contabilidade Online tudo fica mais fácil e você conquista o seu CNPJ em poucos cliques, sem sair de casa.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!