Como reduzir custos nas pequenas empresas? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e empreendedores que possuem um pequeno negócio e buscam alternativas para maximizar os resultados e a margem de lucro.
Por sinal, ao falar em margem de lucro, existem basicamente dois caminhos para melhorar o seu resultado: aumentar receitas ou reduzir custos.
Sem dúvida alguma, todo empreendedor sonha em aumentar suas receitas, no entanto, em determinados momentos, pode ser necessário realizar uma análise em busca da redução de custos e otimização de processos.
Sabendo disso, neste conteúdo, a Já Calculei Contabilidade vai apresentar uma série de dicas e alternativas para reduzir custos nas pequenas empresas.
1.Controle com precisão suas receitas e despesas
O primeiro passo para reduzir custos nas pequenas empresas, consiste em estabelecer um controle financeiro rígido de receitas e despesas.
Não tenha dúvidas, para tomar decisões assertivas, você precisa conhecer de perto todas as receitas e despesas do seu negócio.
Por sua vez, partindo deste princípio, você deve controlar e registrar todas as entradas e saídas de recursos, categorizando cada uma delas.
Desta forma, será possível identificar com clareza a origem e a destinação dos recursos, descobrindo, onde é possível reduzir ou até mesmo eliminar despesas.
2.Negocie com fornecedores
Quando o assunto é reduzir custos nas pequenas empresas, uma das alternativas consiste em empregar mais tempo para negociar com fornecedores.
Sempre que possível, negocie com seus fornecedores preços mais atrativos e melhores condições de pagamento. Além disso, para toda e qualquer compra, você deve cotar no mínimo três fornecedores.
Cotando e comparando preços entre fornecedores, é possível reduzir custos nas pequenas empresas, aumentar a margem de lucro e tornar o negócio mais competitivo.
3.Otimize processos do negócio
Realize uma revisão completa dos processos operacionais do seu negócio em busca de pontos de melhoria e alternativas para reduzir custos com mão de obra e o tempo necessário para desenvolver cada tarefa.
A otimização de processos pode ser muito útil para reduzir custos nas pequenas empresas, sobretudo, aqueles que estão relacionados à folha de pagamento.
Invista em tecnologia e na busca por ferramentas que auxiliem na organização de tarefas e na automação de determinados processos.
4.Evite realizar pagamentos em atraso
Ao realizar o pagamento de impostos e fornecedores em atraso, sua empresa fica sujeita ao pagamento de juros e multas que aumentam os custos do negócio.
Levando isso em consideração, procure montar um planejamento financeiro assertivo e que permita a realização de todos os pagamentos em dia.
Fazer uso de ferramentas para controle de contas a pagar, controle de contas a receber e fluxo de caixa, pode ser o primeiro passo em direção a este importante objetivo.
5.Construa uma política interna contra o desperdício
A redução de custos nas pequenas empresas pode começar em coisas simples, e para as quais na maior parte das vezes não atribuímos o devido valor.
Hábitos como apagar a luz ao sair, evitar o desperdício de água e as impressões desnecessárias podem fazer uma grande diferença, além de contribuir para o meio ambiente e gerações futuras.
Sendo assim, implemente uma política de conscientização nos seus colaboradores, onde todos devem cuidar da empresa e dos recursos disponíveis como se fossem seus, evitando qualquer tipo de desperdício, seja com água, luz ou mesmo papel.
6.Evite contratar empréstimos e financiamentos
Quando o objetivo é reduzir custos nas pequenas empresas, um dos itens que precisamos levar em consideração é a contratação de empréstimos e financiamentos.
Como empreendedor, você deve reconhecer que ao contratar empréstimos e financiamentos, você não apenas obtém recursos, como também, aumenta os custos da sua empresa.
Todo e qualquer empréstimo precisará ser quitado com taxas e juros, que por sinal, em alguns casos chegam a ser abusivos. Diante disso, tenha um bom planejamento financeiro e evite ao máximo, a contratação de empréstimos e financiamentos.
7.Terceirize serviços e contrate profissionais PJ
As despesas com folha de pagamento e seus respectivos encargos, como FGTS e INSS, costumam pesar bastante no orçamento das empresas, e principalmente dos pequenos negócios.
Sendo assim, você que chegou até aqui em busca de alternativas para reduzir custos, deve começar a avaliar a possibilidade de terceirizar determinadas tarefas e optar por contratar profissionais PJ.
Ao contratar um PJ, você economiza em diversos itens, incluindo: 13º salário, férias, benefícios e tributos.
8.Acompanhe relatórios e indicadores
Quando o objetivo é reduzir custos e maximizar os resultados, é muito importante que o empreendedor e empresário, desenvolva o hábito de acompanhar relatórios e indicadores.
Os relatórios e indicadores podem dizer muito sobre o andamento e o futuro dos negócios, contribuindo de forma direta para que o empresário tome boas decisões.
Sabendo disso, acompanhe de perto os relatórios e indicadores do seu negócio, incluindo aqueles que estão associados a vendas, finanças e estoques.
9.Contrate uma contabilidade online
Por fim, não poderíamos falar em opções para reduzir custos nas pequenas empresas, sem comentar sobre a contabilidade online.
Sem dúvida alguma, uma das melhores alternativas para redução de custos, consiste em investir em tecnologia e processos inovadores, que evitam a burocracia, automatizam e agilizam tarefas.
Diante disso, todo empreendedor antenado com as mudanças do seu tempo, deve trocar a contabilidade tradicional por uma contabilidade online.
A contabilidade online utiliza processos e ferramentas inovadores, é mais eficiente do ponto de vista operacional, e por isso, pode oferecer custos e mensalidades bem menores aos seus clientes.
Aqui na Já Calculei por exemplo, serviços como abertura de empresa e troca de contabilidade são gratuitos, enquanto nossas mensalidades são reduzidas, iniciando em apenas R$ 99,00 mensais.
Temos um plano para cada necessidade de negócio, incluindo:
- Serviços: Indicado para empresas de serviços enquadrada no regime de tributação Simples Nacional.
- Comércio: Indicado para empresas de comércio enquadrada no regime de tributação do Simples Nacional.
- Lucro Presumido: Indicado para empresas de serviços enquadrada no regime de tributação Presumido.
Para saber mais sobre os nossos planos e serviços, clique aqui e entre em contato conosco!
Atendemos empresários e empreendedores dos mais variados segmentos e de todas as partes do país.