Encontrar a margem de lucro ideal e precificar um produto corretamente é um grande desafio para boa parte dos empresários e empreendedores. Para ser assertivo e competitivo é preciso colocar as contas na ponta do lápis.
Um preço muito acima da média do mercado pode interferir na competitividade dos negócios, afastando os clientes, enquanto que um preço muito baixo pode resultar em prejuízo e dificuldades para manter as finanças em equilíbrio.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade preparou este conteúdo completo sobre precificação de produtos no varejo. Você não pode perder!
O que analisar antes de precificar um produto?
A definição do preço que será aplicado a um produto, depende de uma série de fatores, incluindo, custos, despesas fixas e variáveis, margem de lucro e o preço de mercado, ou seja, aquele que é praticado pela concorrência.
- Custos: Na categoria dos custos, devemos incluir as despesas com a fabricação ou aquisição do produto junto ao fornecedor.
- Despesas fixas: Por sua vez, chamamos de despesas fixas aquelas que não costumam variar com o volume de vendas, como aluguel, condomínio, luz, água.
- Despesas variáveis: Na categoria das despesas variáveis entra tudo aquilo que varia em função do volume de vendas, como comissão de vendedores e pagamento de
- Margem de lucro: Por fim, temos a margem de lucro, que é o percentual que a empresa espera lucrar sobre cada produto vendido.
Como definir a margem de lucro ao precificar um produto?
Um dos fatores mais importantes e que, portanto, servirá como baliza para correta precificação dos produtos é o preço praticado pelos seus concorrentes.
A concorrência é um fator de mercado que atua de forma direta na regulação dos preços, tendo em vista que empresas que praticam preços acima da média, acabam perdendo espaço para concorrentes que cobram menos pelo mesmo produto.
Para que este conceito fique mais claro, vamos a um exemplo, imaginando que determinado produto tenha um custo total (incluindo custos, despesas fixas e variáveis) de R$ 100,00.
Por sua vez, o preço de venda praticado pelos seus concorrentes varia entre R$ 150,00 e R$ 180,00. Inicialmente, o seu objetivo era obter uma margem de lucro de 100% vendendo este produto a R$ 200,00.
No entanto, como podemos observar, aplicando está margem de lucro, você aumentaria suas chances de perder espaço para concorrentes que estão praticando preços mais atrativos.
Sendo assim, para definir a margem de lucro ao precificar um produto, conhecer os seus custos e além disso, observar e acompanhar o mercado é fundamental.
Como precificar um produto no varejo e definir preço de venda
Precificar um produto no varejo de forma correta, pode ser mais fácil do que você imagina, após conhecer os conceitos de custos, despesas e margem de lucro.
Existem fórmulas matemáticas que nos ajudam a encontrar um preço assertivo para os produtos, dentre elas, a apresentada abaixo:
(Preço de Custo + Despesas Operacionais) x Margem de Lucro = Preço de venda do produto
Para ilustrar e facilitar o seu entendimento, vejamos um exemplo:
- Custo da mercadoria no fornecedor: R$ 100,00
- Margem para despesas operacionais e impostos: 50%
- Margem de Lucro: 50%
Sendo assim, vamos ao cálculo:
- Preço de Custo + Despesas Operacionais: R$ 100,00 + R$ 50,00% = R$ 150,00
- Preço de Venda do Produto: R$ 150,00 x 50% = R$ 225,00
Como definir um markup para precificação dos produtos
Normalmente, os empreendedores e empresários não precificam seus produtos realizando um cálculo manual item a item, mas através de um índice markup.
O markup é um fator de multiplicação aplicado diretamente sobre o custo do produto, visando nos permitir encontrar um preço de venda justo e assertivo rapidamente.
Para definir um markup rapidamente para precificar os seus produtos, basta dividir o preço de venda pelo valor de custo.
Utilizando o exemplo anterior, temos um produto com markup de 2,25%, pois:
Preço de Venda / Preço de Custo = R$ 225,00/R$ 100,00 = 2,25
Partindo deste princípio, o empreendedor pode adotar esta margem sobre os demais produtos do seu negócio.
Sendo assim, se temos um produto com preço de custo de R$ 200,00 teríamos como preço de venda:
R$ 200,00 x 2,25% = R$ 450,00
Pelo outro método que mostramos neste conteúdo o resultado seria o mesmo, veja:
(Preço de Custo + Despesas Operacionais) x Margem de Lucro = Preço de venda do produto
- Custo da mercadoria no fornecedor: R$ 200,00
- Margem para despesas operacionais e impostos: 50%
- Margem de Lucro: 50%
Sendo assim, vamos ao cálculo:
- Preço de Custo + Despesas Operacionais: R$ 200,00 + R$ 50,00% = R$ 300,00
- Preço de Venda do Produto: R$ 300,00 x 50% = R$ 450,00
Como precificar um produto: diferença de preço e valor
Preço e valor são termos que muitos consideram como sinônimo, mas que na verdade possuem sentidos completamente distintos.
Enquanto o preço está diretamente ligado aos cálculos matemáticos utilizados para precificar um produto, o valor está muito mais ligado ao que de fato é percebido pelos clientes e o que realmente se entrega de benefício.
Normalmente, produtos com alto valor agregado, são aqueles pelos quais os consumidores estão dispostos a pagar mais, fato que permite que seus vendedores empreguem margens de lucro maiores.
Imagine a situação hipotética onde você tem dois tênis absolutamente iguais, ou seja, confeccionados com a mesma matéria prima e características.
Se este produto for associado a uma marca desconhecida, você pode aceitar pagar 1x por ele. No entanto, se o mesmo for associado a uma marca renomada, talvez você concorde em pagar 5x.
Partindo deste princípio, os empresários de sucesso não devem se preocupar apenas com o preço, mas também com a capacidade de entregar valor e experiência aos seus clientes, consolidando a sua marca e reputação no mercado.
Você tem precificado seus produtos corretamente?
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