Para lidar com a crise da atualidade, muitas pessoas apostam no empreendedorismo. Sabemos que abrir uma empresa não é nada fácil. Um dos passos para a efetivação desse sonho é a obtenção de um certificado digital.
Esse passo é essencial na hora de abrir uma empresa. Diversas etapas essenciais a um empreendimento dependem de um certificado digital para serem realizadas corretamente.
O assunto desse texto é certificado digital. Você sabe como obter um para abertura de empresa? Então siga conosco para saber mais sobre esse assunto. Boa leitura!
O que é um certificado digital?
Antes de mais nada, vamos explicar o que é um certificado digital. O instrumento que identifica digitalmente pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, é o certificado digital. Como o próprio nome sugere, a identificação é feita de forma online, em ambientes digitais.
Essa identificação serve para validar atos juridicamente, para que estes sejam assinados pelo detentor do certificado. Desse modo, é possível que o Poder Público (prefeituras e demais órgãos de fiscalização).
O certificado digital para pessoas físicas pode vir nas seguintes formas:
- A1: certificado digital que serve para um ou mais computadores, e vale por até 1 ano;
- A3: token ou cartão físico de assinatura digital, vale por até 3 anos.
Como mencionamos, o certificado digital também é para pessoas jurídicas. E, nesse caso, vai obedecer às seguintes regras:
- NF-e: emite as mais diversas notas fiscais;
- e-CNPJ: a identificação da empresa online, necessária para diversos procedimentos.
Quem precisa ter um certificado digital?
Quem precisa de um certificado digital? A obrigatoriedade desse tipo de certificado digital é para pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas) que realizem operações digitais que tenham a necessidade de autenticação.
O ato de ter esse certificado permite a prática de operações autenticadas no mundo online, e a obrigatoriedade fica por conta das empresas que emitem notas fiscais eletrônicas. Assim como as que são inscritas no sistema lucro real ou lucro presumido.
Como obter um certificado digital para abertura de empresa?
Agora que você sabe o que é e quem precisa de um certificado digital, vamos te contar como obter um.
O processo começa com a reunião dos documentos pedidos pela autoridade certificadora. Em geral, a documentação que é necessária é:
- contrato social e estatuto da empresa;
- CNPJ.
Além disso, são necessários documentos referentes aos gestores e sócios da empresa, como:
- documentos de identificação;
- comprovantes de residência;
- título de eleitor;
- PIS/PASEP;
- entre outros.
Após isso, deve-se comparecer à autoridade certificadora, que vai fazer o cadastro e validação dos dados apresentados. Após isso, é só esperar a emissão do certificado.
Uma boa contabilidade pode te ajudar a emitir o seu certificado digital antes mesmo da abertura do seu CNPJ. Vale a pena ressaltar que é essencial estar bem assessorado para não cometer erros desde o início das atividades de sua empresa.
Um certificado digital é parte importante na hora de abrir uma empresa. Afinal de contas, ele dá legitimidade às ações realizadas pela empresa, assim como sua identificação. Além de permitir a emissão de notas fiscais, importantes para a correta tributação.
Você gostou de saber mais sobre a obtenção de certificado digital para abertura de empresa? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você. Para que você saiba mais ainda acerca do tema abertura de empresa, baixe o nosso manual “Saia da irregularidade! Confira o manual para abrir um CNPJ de forma rápida e simples”.
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Sabemos que abrir uma empresa não é nada fácil. Um dos passos para a efetivação desse sonho é a obtenção de um certificado digital. Veja como obter um!
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