Você já pensou na possibilidade de montar uma consultoria alimentar? O segmento de alimentação saudável vem crescendo de forma significativa nos últimos anos e tem tudo para continuar em alta pelos próximos.
É cada vez maior o número de pessoas que estão preocupadas e interessadas em manter hábitos saudáveis de alimentação como estratégia para ter mais longevidade, qualidade de vida e evitar doenças.
De acordo com uma matéria publicada pela Exame, 56% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais para ter acesso a produtos saudáveis e orgânicos. Além disso, espera-se que o mercado de alimentos saudáveis cresça cerca de 9% ao ano.
Por sua vez, uma pesquisa recente da NielsenIQ, 83% dos entrevistados afirmam que aderiram a pelo menos um hábito mais saudável em sua rotina em 2020 e já são 27,5% aqueles que declaram adotar hábitos “extremamente saudáveis. ”
Em meio a este cenário não restam dúvidas, montar uma consultoria alimentar pode ser uma excelente ideia de negócio para o próximo ano.
Como montar uma consultoria alimentar [Passo a Passo]
Para desenvolver atividades relacionadas à consultoria em alimentação, é preciso ter formação em Nutrição e registro no CRN – Conselho Regional de Nutrição.
Com esta formação você obterá diversos conhecimentos específicos importantes, incluindo:
- Controle de qualidade de alimentos;
- Boas práticas de manipulação;
- Boas práticas de segurança alimentar;
- Contaminação cruzada;
- Doenças transmitidas por alimentos;
- Higienização e organização;
- Propriedades dos alimentos;
- Dentre outros itens.
Vale lembrar, que desenvolver esse tipo de atividade sem a formação adequada e um registro válido no CRN pode acarretar em consequências e penalidades graves.
Dito isso, confira um passo a passo e veja o que você precisa fazer para montar uma consultoria alimentar de sucesso.
1.Solicite a abertura da sua empresa
Quando o assunto é como montar uma consultoria alimentar, obter formação na área e contratar um serviço de contabilidade precisam ser os seus primeiros passos.
Com o apoio de uma contabilidade, você poderá registrar o seu negócio, obter um CNPJ e todos os demais documentos necessários para o funcionamento da sua empresa, incluindo:
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Licença da Vigilância Sanitária (caso exista algum tipo de manipulação de alimentos).
Dentre outras coisas, o contador também auxiliará você a economizar no pagamento de impostos e a manter todas as suas obrigações fiscais, contábeis e de folha de pagamento em dia com o fisco.
2.Estudo o mercado e o seu público-alvo
Na sequência, é muito importante que você estude o mercado e o seu público-alvo, observando tendências importantes e que podem atrair o público para o seu negócio, incluindo:
- Comida vegetariana;
- Comida vegana;
- Alimentos orgânicos;
- Alimentação fitness;
- Alimentação sem glúten.
3.Monte um plano de negócios
Outro aspecto importante, quando o assunto é como montar uma consultoria de alimentação saudável diz respeito a elaboração de um plano de negócios completo e que inclua, dentre outros, os seguintes itens:
- Objetivos e missão da empresa;
- Planejamento financeiro;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Estudo de fornecedores;
- Definição de metas;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Planejamento de marketing;
- Estrutura e mão de obra necessária.
Com um bom plano de negócios você poderá tomar decisões mais assertivas e acelerar o crescimento do seu serviço de consultoria alimentar.
4.Invista em estratégias de marketing
Quando o objetivo é montar uma consultoria alimentar de sucesso, você também deve levar em consideração, as estratégias de marketing que precisa desenvolver para chamar a atenção do seu público-alvo.
Considere elaborar uma estratégia de divulgação abrangente e que alcance um grande número de pessoas, incluindo:
- Outdoor;
- Cartões de visita;
- Propaganda em rádio e jornais locais;
- Anúncios online (Google Adwords e Facebook Ads);
- Publicação de conteúdos no YouTube;
- Construção de um site e blog próprio;
- Produção de conteúdos para divulgação nas redes sociais;
- Dentre outras estratégias.
Seja criativo e saiba como agregar valor para os seus serviços, chamar a atenção do público e fechar bons pacotes de consultoria alimentar com os potenciais interessados.
Prestar consultoria alimentar como pessoa física ou jurídica?
Sob a ótica da contabilidade e do pagamento de impostos, montar uma consultoria alimentar como pessoa jurídica costuma ser a melhor opção.
A carga tributária sobre aqueles que prestam algum tipo de serviço como pessoa física costuma ser muito elevada, pois incluindo:
- IRPF: Até 27,50% sobre os rendimentos;
- ISS: Até 5% sobre os serviços prestados;
- INSS: Até 20% sobre os rendimentos.
Por sua vez, aqueles que decidem abrir um CNPJ e prestar serviços em consultoria alimentar como pessoa jurídica, podem pagar bem menos impostos.
No Simples Nacional, por exemplo, a carga tributária para empresas de consultoria alimentar inicia em apenas 6% ao mês e no Lucro Presumido, varia entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal.
Olhando para as alíquotas, não restam dúvidas, não é mesmo? Um CNPJ é a melhor opção! No entanto, ainda vale destacar que além da economia, como pessoa jurídica você pode ter acesso a outros benefícios, incluindo:
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Acesso a linhas especiais de crédito para o seu negócio;
- Acesso direto aos melhores fornecedores do mercado.
Como abrir um CNPJ para consultoria alimentar gratuitamente
Com o apoio e a orientação de bons profissionais, você descobrirá que abrir um CNPJ para montar uma consultoria alimentar pode ser mais simples do que parece.
Aqui na Já Calculei, por exemplo, você pode abrir o seu CNPJ pela internet, de forma segura e com apenas alguns cliques, sem qualquer complicação.
Confira o passo a passo e veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade.
Na Já Calculei você encontra serviços completos em contabilidade com planos a partir de R$ 99,00 mensais.
Conheça a nossa plataforma de contabilidade online, seja atendido por contadores de verdade e veja como é fácil tirar CNPJ conosco!
Para saber mais e regularizar os seus negócios em consultoria alimentar, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!