Como montar um salão de cabeleireiro? Talvez, você tenha passado anos trabalhando e aperfeiçoando suas habilidades, mas agora sente que está com tudo pronto para enfrentar novos desafios e abrir o próprio negócio.
Pensando em pessoas como você, decidimos preparar um conteúdo completo, com um passo a passo e todo o conjunto de informações que você precisa para planejar, regularizar a abrir o seu salão de beleza.
Deseja saber mais sobre o assunto e descobrir o que é preciso para tirar os seus planos do papel e colocar tudo em prática? Então, não perca mais tempo e confira todos os detalhes desse conteúdo.
Por que montar um salão de cabeleireiro?
Dados e estatísticas da ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, indicam que o segmento de cuidados com a beleza, registrou uma taxa de crescimento de 8,2% na última década, e com isso, já movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano.
Com números expressivos e uma procura cada vez maior por serviços de beleza, não restam dúvidas de que investir na montagem de um salão de cabeleireiro pode se mostrar um negócio extremamente promissor e lucrativo.
A preocupação da população brasileiro com a estética e cuidados de beleza, é tão grande, que mesmo em períodos de crise e instabilidade econômica o setor continua em expansão e crescimento.
Como montar um salão de cabeleireiro do zero?
Montar um salão de cabeleireiro do zero pode até ser um enorme desafio. Mas, com certeza também será muito recompensador, assim que você começar a faturar e registrar seus lucros.
Sabendo disso, decidimos incentivar você, montando um passo a passo completo, com tudo o que é necessário para montar um salão de beleza absolutamente do zero.
Confira o passo a passo a seguir e saiba mais!
1.Monte o plano de negócios
O primeiro passo para montar um salão de cabeleireiro do zero, consiste na elaboração de um plano de negócios completo.
O plano de negócios é um documento que reunirá uma série de informações importantes e estratégicas para a organização do seu futuro negócio, incluindo:
- Nome do Salão;
- Planejamento Financeiro;
- Planejamento de Marketing;
- Estudo de Concorrentes;
- Definição do Público-Alvo;
- Listagem de Fornecedores;
- Serviços Ofertados;
- Tempo de Retorno do Investimento;
- Localização Ideal;
- Necessidade de Mão de Obra;
- Dentre outros fatores importantes.
Com base nas informações do plano de negócios, você poderá seguir em frente e colocar em prática os próximos passos para montar um salão de cabeleireiro de sucesso.
2.Escolha a localização ideal
Quando o assunto é como montar um salão de cabeleireiro, a escolha da localização ideal é um item estratégico e um dos que possui maior relevância para o futuro do negócio.
Sabendo disso, escolha a melhor localização possível para montar o seu negócio, levando em consideração, fatores como:
- Fluxo de pessoas na região;
- Facilidade de acesso por diferentes meios de transporte;
- Facilidade de estacionamento;
- Segurança do local;
- Perfil do público-alvo presente na região;
- Custo para locação do imóvel.
Além dos itens acima, você deve considerar se o espaço é amplo o suficiente para atender e receber com conforto os clientes e o valor que será necessário para despesas com reformas.
O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio entre custos e localização, para atrair o maior número possível de clientes, sem comprometer o seu orçamento.
3.Defina a gama de serviços oferecidos
Após elaborar o plano de negócios e escolher a melhor localização para montar um salão de cabeleireiro, é hora de pensar nos serviços que serão oferecidos.
Um salão de beleza pode oferecer uma grande variedade de serviços, a depender dos objetivos e do porte do estabelecimento.
Dentre os serviços que podem ser oferecidos, podemos destacar:
- Corte de cabelo;
- Serviços de escova e relaxamento capilar;
- Pintura e penteados;
- Serviços de manicure e pedicure;
- Design de sobrancelha;
- Depilação;
- Descoloração de pelos;
- Serviços de maquiagem.
Além dos itens listados acima, muitos salões também são equipados para oferecer outros serviços de estética, o que inclui:
- Limpeza de pele;
- Hidratação facial;
- Esfoliação;
- Drenagem linfática;
- Maquiagem;
- Design de sobrancelhas;
- Massagem relaxante;
- Massagem terapêutica.
4.Invista na aquisição de equipamentos
Para montar um salão de cabeleireiro, você também precisará investir na aquisição de utensílios e equipamentos, o que inclui:
- Lavatórios;
- Cadeira de cabeleireiro;
- Secadores;
- Chapinhas;
- Modelador de cachos;
- Espelhos;
- Armários;
- Carrinho para transporte de equipamentos;
- Tesouras;
- Aventais;
- Cadeiras para manicure;
- Poltronas;
- Produtos de beleza em geral;
- Computador;
- Televisão;
- Impressora;
- Balcão;
- Itens de decoração;
- Ar-condicionado.
5.Invista na contratação de mão de obra
Outro ponto importante a ser observado por quem pretende montar um salão de cabeleireiro, é a contratação de mão de obra especializada.
Como estamos falando de um estabelecimento que atua exclusivamente na prestação de serviços, é fundamental contar com profissionais capacitados e bem treinados para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do seu estabelecimento.
Por isso, recomendamos que você tenha bastante rigor no seu processo de seleção, que pode incluir a contratação dos seguintes profissionais:
- Cabeleireiro;
- Barbeiro;
- Manicure/Pedicure;
- Maquiador;
- Depilador;
- Esteticista;
6.Regularize o seu negócio
Por fim, antes de iniciar as atividades do seu salão de beleza, não se esqueça de contar com o apoio e assessoria de um contador para regularizar o seu negócio.
Para funcionar legalmente, manter as obrigações em dia e evitar problemas com o fisco e demais órgãos públicos, o seu salão precisará dos seguintes documentos:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Licença da Vigilância Sanitária.
Com o apoio de um serviço de contabilidade, você poderá obter esses documentos e regularizar o seu negócio em poucos dias.
Qual o custo para montar um salão de cabeleireiro?
O custo para montar um salão de beleza dependerá de uma série de fatores, dentre eles, o porte do estabelecimento e a gama de serviços oferecidos.
No entanto, para quem está começando, a boa notícia é que é perfeitamente possível montar um salão de cabeleireiro com pouco dinheiro.
Aqui na Já Calculei Contabilidade Online, por exemplo, você encontra serviços gratuitos para abertura e legalização do seu negócio.
Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!