Como montar um estúdio de música? O mercado de produção musical está em alta e com o apoio da tecnologia, tem se mostrado cada vez mais rentável investir na área musical, principalmente, em função dos diferentes canais existentes atualmente para divulgação dos conteúdos musicais.
Se antes o mercado musical gerava suas receitas através da venda de CD’s e do cachê dos shows, hoje os profissionais do meio musical podem contar com mais algumas fontes de receitas, dentre elas, a monetização de anúncios no YouTube e a recompensa financeira pela distribuição das suas músicas através das plataformas de streaming.
Além disso, com a internet, tornou-se muito mais fácil obter visibilidade, e com isso, houve um crescimento significativo no número de cantores e bandas, aumentando a demanda pelos serviços dos estúdios de música.
Observando o crescimento deste mercado, a Já Calculei Contabilidade preparou um conteúdo e passo a passo completo sobre como montar um estúdio de música. Para saber mais e conferir todas as dicas e informações que separamos para você, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Como funciona um estúdio de música?
Basicamente, um estúdio de música é um ambiente acusticamente isolado, ou seja, que não sofre com a interferência de sons exteriores, e com isso é considerado o local perfeito para gravação de músicas e outros conteúdos em áudio, incluindo os podcasts e vinhetas publicitárias.
Além disso, os estúdios também costumam contar com equipamentos e recursos para edição das gravações, instrumentos musicais próprios e todos os itens necessários para produções musicais de grande qualidade e potencial sucesso.
Normalmente, este tipo de estabelecimento é procurado por cantores que desejam gravar suas músicas, por empresas de publicidade que desejam gravar comerciais e vinhetas ou mesmo por pessoas interessadas em gravar podcasts de alta qualidade.
Qual a estrutura para montar um estúdio de música?
Normalmente, a montagem de um estúdio de música requer um relevante investimento, tanto na parte acústica, devido à necessidade de isolar as paredes e todo ambiente em si, como também na parte de equipamentos e instrumentação.
Existem alguns itens básicos para quem deseja montar um estúdio de música, dentre eles:
- Amplificadores;
- Caixas de som;
- Computadores;
- Fones de ouvido;
- Instrumentos musicais em geral (bateria, teclado, guitarra, baixo, violão…);
- Mesa de som;
- Microfones;
- Processadores de efeitos sonoros;
Quando o objetivo é montar um estúdio de música que ofereça serviços de excelência aos clientes, será necessário fazer muita pesquisa, buscando no mercado nacional e internacional, o que há de melhor em equipamentos e instrumentos musicais.
Qual a melhor localização para montar um estúdio de música
Quando o assunto é como montar um estúdio de música, pensar estrategicamente na localização é um passo fundamental. Normalmente, os estúdios musicais estão localizados em capitais, regiões metropolitanas ou em cidades com um número considerável de habitantes.
A escolha da localização é essencial para garantir que o estúdio tenha demanda e consiga construir uma boa carteira de clientes, e também por questões de estrutura física do imóvel.
Prefira um local com estacionamento próprio ou onde seja possível estacionar com segurança, pois muitas das vezes, as gravações podem terminar tarde da noite ou mesmo durante a madrugada.
Além disso, preocupe-se com o visual da fachada e a possibilidade de instalação de um letreiro que chame atenção de quem passa pelo local. Junto a tudo isso, o ideal é que o local não exija muitas reformas e adaptações, pois você já precisará investir no isolamento acústico e nos equipamentos.
Conte com uma equipe especializada
Para garantir a qualidade dos serviços que serão oferecidos pelo seu estúdio de música, é fundamental que você conte com o apoio de uma equipe especializada, que a depender do caso e do porte do negócio, pode ser contratada sob regime CLT ou através de contratos de parceria por demanda.
Normalmente, a segunda opção é a mais viável economicamente, principalmente para estúdios de menor porte, e que ainda não contam com um fluxo intenso de clientes.
Dentre os profissionais que costumam compor a equipe de um estúdio de música completo, podemos destacar:
- Técnicos de som;
- Técnicos de mixagem;
- Diretor de áudio;
- Diretor de gravação;
Além disso, é fundamental contar com uma pessoa da equipe que possa cuidar da logística de alimentação quando necessário, incluindo itens como água, biscoitos, pães, sucos e cafés, pois as gravações podem não ter hora para acabar.
Pense na legalização do seu estúdio de música
Após estudar bastante e definir todos os aspectos do negócio, procure reunir as informações em um plano de negócios, e com isso, iniciar o seu estúdio de música de forma profissional e organizada.
Dito isso, você também precisará contar com o apoio de um serviço de contabilidade que ofereça todo o suporte necessário para o registro e a legalização do seu negócio, bem como para o cumprimento de suas obrigações futuras.
Dentre as responsabilidades da contabilidade, podemos destacar:
- Planejamento tributário e orientação para abertura de empresas;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Registro de funcionários, cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil e de outros documentos.
Com o apoio de um profissional de contabilidade, você poderá definir o melhor regime tributário para o seu negócio, a natureza jurídica ideal, e além disso, obter todos os documentos necessários para começar incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Qual o CNAE para montar um estúdio de música?
De acordo com a tabela Concla do IBGE, o CNAE para um estúdio de música é o 5920-1/00 Atividades de gravação de som e de edição de música, que dentre outras coisas, inclui:
- A gravação de matrizes originais para reprodução de som em qualquer suporte e para qualquer finalidade, inclusive para publicidade;
- As atividades de serviços de gravação em estúdios ou outros locais, inclusive a produção de programas de rádio para serem transmitidos posteriormente;
- Os serviços de mixagem sonora de material gravado;
- Os serviços de masterização e remasterização de material sonoro;
- A edição de música e de partituras musicais.
Para saber mais, e abrir o seu estúdio de música de forma rápida e sem qualquer tipo de complicação, clique aqui e entre em contato conosco!