Como fazer ME? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que pretendem montar o próprio negócio e pode também ser a sua.
Abrir uma empresa pode ser mais fácil do que você imagina, principalmente se ela for uma ME, tipo de empresa que possui acesso a benefícios especiais, garantidos pela Lei Complementar 123/2006.
Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo sobre como fazer ME, para ajudar você que tem uma boa ideia de negócio, pretende montar uma empresa, mas não sabe por onde começar.
Deseja saber mais sobre o assunto e tirar os seus planos do papel? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final!
O que é uma ME?
Antes de falarmos sobre como fazer ME, é importante entender o que caracteriza esse tipo de empresa.
De acordo com a legislação em vigor, a ME – Microempresa, é um porte empresarial destinado a negócios que faturam até R$ 360 mil ao ano.
Pelo menos é o que diz o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte:
I – no caso da microempresa, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais);
A esse tipo de empresa a legislação brasileira oferece uma série de benefícios, dentre os quais, podemos destacar:
- Pagamento de impostos em guia única;
- Economia no pagamento de impostos;
- Acesso facilitado a crédito e financiamento;
- Preferência em licitações públicas;
- Menor burocracia.
Como fazer uma ME?
Bom, agora que você já sabe o que é uma ME, é hora de entender na prática, por meio de um passo a passo completo e descomplicado, tudo o que você precisa saber sobre como fazer ME.
Confira o passo a passo que nosso time de especialistas preparou para você:
1.Monte um plano de negócios
O primeiro passo para montar um negócio bem-sucedido, independente do seu porte, está relacionado a elaboração de um plano de negócios que sirva como um verdadeiro norte para todas as decisões futuras.
O plano de negócios é um documento que reúne informações essenciais sobre uma empresa, incluindo:
- Nome e porte da empresa;
- Público-alvo;
- Local de instalação e região de atuação;
- Principais concorrentes;
- Principais fornecedores;
- Serviços e produtos a serem ofertados;
- Capital a ser investido no negócio;
- Dentre outros fatores importantes.
Não restam dúvidas, o plano de negócios reúne uma série de informações importantes, sendo peça chave e fundamental para um negócio de sucesso.
Sendo assim, você que chegou até aqui em busca de informações sobre como fazer ME, pode começar por esse caminho.
2.Contrate um serviço de contabilidade
Após montar o plano de negócios da sua futura empresa, será necessário contratar um serviço de contabilidade. O contador é um profissional essencial para toda e qualquer empresa.
Junto com o seu contador, você precisará definir:
Regime tributário: Forma de tributação e apuração dos impostos a serem pagos pela empresa. Temos três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Natureza jurídica: Você pensa em montar uma ME com ou sem sócios? Essa resposta influenciará diretamente no tipo de natureza jurídica ideal para o seu negócio. Temos as seguintes opções:
- EI – Empresa Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima.
CNAE: Por fim, você também precisará definir em conjunto com o seu contador, o CNAE correto para as atividades que pretende exercer.
O CNAE é um número composto por 7 dígitos numéricos, utilizados pelo fisco para classificar as empresas em função do tipo de atividade que elas exercem.
Vale destacar que a escolha do CNAE possui uma série de implicações importantes, dentre elas, o valor dos impostos mensais a serem pagos pela empresa.
3.Defina a melhor localização para a sua empresa
Além de montar um plano de negócios e contratar um serviço de contabilidade, quando o assunto é como fazer ME, você não pode esquecer de encontrar a melhor localização para o seu negócio.
Você já sabe onde vai abrir a sua empresa? Essa informação é essencial para que a contabilidade consiga providenciar a emissão dos documentos necessários para regularização do negócio, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Em alguns casos, você pode começar o negócio no seu próprio endereço residencial, em outros será preciso alugar ou adquirir um ponto ou sala comercial.
4.Separe a documentação necessária
Dando continuidade ao nosso passo a passo sobre como fazer ME, é muito importante que você separe os documentos necessários para abertura de uma empresa, são eles:
- RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
- Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias;
- Pagamento da taxa da Junta Comercial.
Caso possua dúvidas em relação a documentação, não se preocupe, o nosso time de contadores está preparado e à disposição para fornecer todos os esclarecimentos necessários.
Com esses documentos em mãos, a contabilidade poderá providenciar o registro e abertura da sua microempresa.
Viu como é simples? Realizar o sonho de conquistar o próprio negócio está ao seu alcance, só depende de você!
Qual o custo para abrir uma empresa ME?
Bom, agora que você já sabe como fazer ME, pode estar se perguntando sobre os custos para abrir uma empresa ME, certo?
Se esse é o seu caso, fique tranquilo, aqui na Já Calculei a abertura de empresa é grátis, ou seja, você não precisa pagar honorários contábeis para abrir a sua empresa.
Tudo o que você precisa é escolher um dos nossos planos anuais, a partir de R$ 99,00 mensais, e efetuar o pagamento da taxa de registro empresarial da Junta Comercial.
Após o pagamento da primeira mensalidade e envio dos documentos necessários, cuidaremos de todos os trâmites para abertura da sua empresa.
Você já sabe como fazer ME, então é hora de colocar os seus planos em prática e abrir o próprio negócio.
Conte com o apoio do nosso time de contadores, entre em contato conosco e abra a sua empresa!