Como fazer CNPJ da minha empresa? Essa é uma dúvida considerada comum entre empreendedores de todas as partes do país, que desejam abrir ou regularizar um negócio.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade Online decidiu preparar e apresentar um passo a passo completo para abertura de CNPJs.
Chegou a hora de abrir o CNPJ da sua empresa de forma rápida e sem qualquer tipo de complicação, conhecendo de perto todas as etapas que envolvem a legalização de um negócio.
Para saber mais, continue conosco até o final, acompanhe o passo a passo que preparamos para você e esclareça todas as suas dúvidas.
1.Contrate uma contabilidade
Quando o assunto é como fazer CNPJ da minha empresa, a primeira coisa que o empreendedor precisa fazer é contratar um serviço de contabilidade.
O contador é o profissional responsável por cuidar de todos os trâmites e processos que envolvem a abertura de uma empresa e além disso, está preparado para esclarecer todas as dúvidas que surgem sobre o assunto.
Também será uma responsabilidade do contador zelar para que a empresa mantenha todas as suas obrigações em dia, evitando problemas com a Receita Federal e outros órgãos.
São tarefas atribuídas ao profissional de contabilidade:
- Abertura e legalização de empresas;
- Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Elaboração do balanço contábil e DRE;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco.
Não tenha dúvidas, o contador é o maior parceiro do empreendedor que deseja fazer o CNPJ da sua empresa.
2.Separe os documentos necessários
Dando sequência ao passo a passo sobre como fazer CNPJ da minha empresa, precisamos listar os documentos que você vai precisar separar.
Ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos não é extensa, mas alguns itens costumam gerar certa dúvida.
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Casamento (se casado);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa;
- FCN – Ficha de Cadastro Nacional Preenchida;
- Contrato Social.
Dentre os documentos listados acima, a FCN e o Contrato Social são aqueles que costumam gerar o maior número de dúvidas.
Na prática, ambos são documentos que reúnem informações sobre a futura empresa e o seu proprietário ou sócios, incluindo:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
- Dentre outras informações importantes.
Não se preocupe, caso você possua algum tipo de dúvida em relação a estes documentos, nosso time de contadores fornecerá as orientações e informações que você precisa.
3.Defina o tipo de CNPJ (natureza jurídica)
Quando o assunto é como fazer CNPJ da minha empresa, outro passo muito importante é a definição do tipo de natureza jurídica.
Quem deseja abrir e regularizar uma empresa, precisa avaliar com o seu contador e optar por um dos seguintes modelos de constituição:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S.A
Dentre as opções acima, as duas primeiras são destinadas a empreendedores que desejam abrir uma empresa individual, ou seja, sem sócios.
Por sua vez, todas as demais, são voltadas para aqueles que desejam abrir uma empresa em sociedade com outros empreendedores.
4.Escolha um regime tributário
Ao apresentar um passo a passo sobre como fazer CNPJ da minha empresa, não podemos deixar de comentar sobre os regimes tributários.
De acordo com a legislação em vigor, todo empreendedor que deseja abrir uma empresa, precisa escolher um regime tributário para o seu negócio.
São três opções disponíveis:
- Simples Nacional: Atende empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano;
- Lucro Presumido: Atende empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano;
- Lucro Real: Atende todas as empresas, independente do faturamento.
O regime tributário determinará as alíquotas e forma de cálculo dos impostos incidentes sobre cada empresa. Por isso, a sua escolha deve ser orientada por um profissional de contabilidade.
5.Defina o CNAE da empresa
Quando o assunto é como fazer CNPJ da minha empresa, outro item que precisa ser observado é a escolha do CNAE.
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código composto por 7 dígitos numéricos que indicará ao fisco, o tipo de atividade que será desenvolvida pela empresa.
6.Registro na Junta Comercial e emissão do CNPJ
Na sequência, a contabilidade se encarregará de realizar o registro da empresa na Junta Comercial e solicitar a emissão do CNPJ.
Por sua vez, com o CNPJ em mãos, será possível obter outros documentos, como a Inscrição Estadual, a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento.
Desta forma, os trâmites para legalização da empresa serão concluídos e a mesma estará apta para entrar em funcionamento e desenvolver suas atividades.
Quanto custa para fazer CNPJ da minha empresa?
Os custos para fazer o CNPJ de uma empresa podem ser resumidos em três itens:
- Taxa da Junta Comercial;
- Certificado Digital;
- Honorários da Contabilidade.
Por sua vez, a boa notícia é que assinando um dos nossos planos em serviços contábeis, você recebe isenção de honorários sobre a abertura da sua empresa.
A abertura de empresa gratuita é um compromisso da Já Calculei para facilitar a vida do empreendedor brasileiro, incentivando a abertura de novos negócios.
Como fazer CNPJ da minha empresa pela internet?
Buscando facilidade e agilidade na legalização do seu negócio? Se a sua resposta foi “Sim”, você pode fazer o CNPJ da sua empresa pela internet.
Aqui na Já Calculei você abre a sua empresa em poucos dias e sem qualquer complicação, bastando alguns cliques na tela do seu celular ou no seu computador.
Veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!