Como faço para ter um CNPJ? Se em algum momento você já se fez esse tipo de pergunta, saiba que você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, a Já Calculei Contabilidade vai apresentar um passo a passo completo com todas as etapas que estão relacionadas aos trâmites para abertura de um CNPJ.
Com isso, vamos tirar suas principais dúvidas e ao final, caso deseje, você poderá abrir o seu CNPJ conosco de forma gratuita e em apenas alguns passos.
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas de forma rápida, simples e objetiva, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Como faço para ter um CNPJ [Passo a Passo]
Para que seja possível esclarecer todas as dúvidas e entender como funciona o processo, nada melhor que conferir como faço para ter um CNPJ em um passo a passo, não é mesmo?
Sendo assim, sem perder tempo, vamos direto ao assunto e ao passo a passo que o nosso time preparou para você.
1.Contrate um serviço de contabilidade
Ao se perguntar “como faço para ter um CNPJ”, a primeira coisa que o empreendedor deve fazer, é procurar o auxílio e orientação de um serviço de contabilidade.
O contador conhece de perto todos os trâmites para abertura de empresas e poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de cuidar pessoalmente de toda papelada e trâmites que envolvem a abertura de um CNPJ.
Além disso, vale destacar que o suporte de um contador é obrigatório por força de lei e necessário para que as empresas possam manter todas as suas obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas em dia com o fisco.
2.Separe a documentação necessária
Por sua vez, dando sequência ao nosso passo a passo sobre como faço para ter um CNPJ, o empreendedor, com a orientação do seu contador, precisará separar a documentação necessária para abertura da sua empresa, o que normalmente inclui:
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Casamento (se casado);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa.
3.Defina o CNAE (tipo de atividade) da empresa
Após contratar um contador e separar os documentos necessários para abrir a sua empresa, o empreendedor precisará definir quais são as atividades que serão desenvolvidas pela sua empresa.
Com essa definição, o contador poderá indicar o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas que deverá ser vinculado ao CNPJ. Ao todo, você poderá escolher até 100 tipos de atividade para a sua empresa, desde que uma delas seja a principal.
4.Escolha uma natureza jurídica
Definido o CNAE, podemos dar sequência ao passo a passo sobre como faço para ter um CNPJ, escolhendo a natureza jurídica do estabelecimento.
As opções incluem, alternativas para quem deseja abrir um negócio individual e também para aqueles que desejam trabalhar em sociedade.
Confira as opções e veja com o seu contador qual é a mais indicada para os seus objetivos de negócio:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S/A.
5.Defina o regime tributário da sua empresa
Após escolher a natureza jurídica mais indicada para os seus objetivos de negócios, o empreendedor precisará verificar com o seu contador, qual é o melhor regime tributário para a sua empresa.
De acordo com a legislação tributária em vigor em nosso país, temos três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Nesta etapa, uma escolha assertiva e orientada por uma contabilidade especializada, pode garantir uma importante economia de impostos.
6.Elabore o Contrato Social
Após suas primeiras decisões como empreendedor, vamos dar mais um passo importante no âmbito do nosso passo a passo sobre como faço para ter um CNPJ.
Nesta etapa, o empreendedor precisará elaborar o Contrato Social (documento de constituição da sua empresa).
Para ser aceito e registrado, o Contrato Social deve reunir uma série de informações importantes, incluindo:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
- Dentre outras informações importantes.
7.Registre o Contrato Social na Junta Comercial
Por sua vez, com o Contrato Social e demais documentos necessários para abrir uma empresa em mãos, a contabilidade solicitará o registro da empresa na Junta Comercial.
A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório, onde os pedidos para registro de abertura, alteração contratual e encerramento de empresas são devidamente registrados.
8.Solicite a emissão do CNPJ na Receita Federal
Dando sequência ao nosso passo a passo sobre como faço para ter um CNPJ, a contabilidade solicitará a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas.
O CNPJ é um documento obrigatório para toda e qualquer pessoa jurídica instalada aqui no Brasil, sendo a sua emissão, uma responsabilidade da Receita Federal.
9.Solicite a emissão da Inscrição Estadual
Caminhando para as últimas etapas do nosso passo a passo sobre como faço para ter um CNPJ, a contabilidade se encarregará de providenciar a emissão da Inscrição Estadual.
Emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda, a Inscrição Estadual é um documento obrigatório para o recolhimento do ICMS e também para a emissão de notas fiscais de venda.
10.Liberação das licenças, Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento
Por fim, para fechar o nosso passo a passo sobre como faço para ter um CNPJ com chave de ouro, a contabilidade deverá solicitar a emissão das licenças especiais da empresa (caso necessário), o que pode incluir:
- Licença Ambiental;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Licença do Corpo de Bombeiros.
E além disso, solicitar a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Localização e Funcionamento do estabelecimento.
Como faço para ter um CNPJ pela internet
Agora que você já conferiu o passo a passo completo e sabe como funciona cada etapa dos trâmites para abertura de uma empresa, simplifique o processo e abra o seu CNPJ com a Já Calculei.
Aqui na Já Calculei Contabilidade a abertura de CNPJ é gratuita, rápida e descomplicada!
Para saber mais e conhecer os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!