Como empreender e começar uma empresa do zero, um passo a passo completo para que você tire os seus planos do papel e monte o seu próprio negócio.
Uma pesquisa recente realizada pela OnePoll em 24 países e com um total de 23.500 participantes, incluindo brasileiros, concluiu que 77% das pessoas entrevistadas sonham em empreender e montar o próprio negócio.
Em meio a este cenário, é possível encontrar boas ideias de negócios, mas na prática, nem todos que sonham em empreender sabem por onde começar para colocar seus planos em prática.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um guia e passo a passo completo com tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa do zero.
Para saber mais, tirar todas as suas dúvidas e as suas ideias do papel, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Como começar um negócio do zero [Passo a Passo]
Se você pretende empreender, mas não sabe exatamente como ou por onde começar este passo a passo poderá auxiliar e orientar você.
Na prática, não existem mistérios ou complicações, mas apenas, falta de informações e orientações sobre o assunto disponíveis e acessíveis em larga escala.
1.Monte um plano de negócios
Independente do porte ou tipo de empreendimento que você pretende montar, o primeiro passo para começar um negócio do zero, é a construção de um plano de negócios.
O plano de negócios, é um documento de grande importância, pois reúne e organiza em um mesmo local, uma série de informações que o empreendedor precisa para tirar suas ideias do papel e tomar decisões assertivas.
Normalmente, um plano de negócios bem estruturado, reúne as seguintes informações:
- Apresentação da empresa;
- Missão, visão e valores do negócio;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Identificação de fornecedores;
- Definição da estrutura necessária;
- Necessidade de mão de obra;
- Planejamento financeiro;
- Planejamento de marketing;
- Dentre outros itens importantes.
Com um bom plano de negócios, você poderá aumentar de forma significativa suas chances de obter sucesso.
2.Contrate um serviço de contabilidade
Após montar um plano de negócios, você precisará contratar um serviço de contabilidade que possa esclarecer suas dúvidas e conduzir os trâmites para abertura da sua empresa.
Não tenha dúvidas, quando o objetivo é começar uma empresa do zero, o apoio e assessoria de uma contabilidade será fundamental.
Confira algumas das atribuições da contabilidade e como ela pode contribuir para a sua empresa:
- Abertura e legalização de empresas;
- Elaboração de planejamentos tributários;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Registro de admissões, afastamentos e desligamentos;
- Controle de certidões negativas de débitos;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil e outros documentos;
- Dentre outras atividades e responsabilidades importantes.
Pensando em começar uma empresa do zero, mas ainda não contratou um serviço de contabilidade?
Conte com a Já Calculei, aqui a abertura de empresa é gratuita e você pode encontrar mensalidades reduzidas que cabem no orçamento do seu negócio.
3.Separe a documentação necessária
Dando sequência ao passo a passo para começar uma empresa do zero, você precisará separar a documentação necessária para registrar o seu negócio.
Neste ponto, a boa notícia, é que ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos para abertura de empresas não é extensa e normalmente inclui apenas os seguintes itens:
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Casamento (se casado);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário em três vias.
4.Defina um regime tributário e uma natureza jurídica
Por sua vez, de acordo com a orientação da contabilidade e com o tipo de atividade que será desenvolvida pela sua empresa, você precisará escolher um regime tributário e uma natureza jurídica.
Esse passo é fundamental quando o objetivo é começar uma empresa do zero, pois dentre outras coisas, pode influenciar no volume de impostos que deverão ser pagos.
São diversas opções, começando pelo regime tributário:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quanto à natureza jurídica, temos:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Anônima – S.A.
- Sociedade Simples.
4.Aguarde a emissão dos documentos da empresa
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida da emissão de todos os documentos da sua empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim que toda documentação for liberada pelos órgãos competentes, a sua empresa estará apta para entrar em funcionamento.
Qual o custo para começar uma empresa do zero?
O custo para começar uma empresa do zero, pode variar bastante, principalmente em função do tipo de atividade e porte do empreendimento.
A depender da atividade desenvolvida, você pode começar o seu negócio de casa, em um ponto comercial ou até mesmo em um galpão industrial.
Dito isso, é muito importante que um planejamento financeiro completo e bem detalhado seja elaborado para evitar quaisquer imprevistos e custos fora do orçamento inicial.
A boa notícia, é que quanto aos custos para registro e legalização da empresa, temos poucos itens, incluindo:
- Honorários da contabilidade;
- Taxa de registro na Junta Comercial;
- Aquisição do certificado digital.
Além disso, quem escolhe a Já Calculei, garante abertura de empresa gratuita (isenta de honorários) e já começa o seu negócio com o pé direito, ou seja, garantindo uma boa dose de economia.
Sendo assim, agora que você já sabe como empreender e começar uma empresa do zero, não perca mais tempo! Clique aqui, entre em contato conosco e abra a sua empresa gratuitamente.
A Já Calculei Contabilidade atende empresas e empreendedores de todas as partes do país e nos mais diversificados segmentos de negócios.