Como emitir CNPJ: Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham com o próprio negócio e pretendem empreender.
Você pensa em abrir o próprio negócio, mas não sabe o que fazer para regularizar suas atividades, registrar a sua empresa e obter o seu CNPJ?
Não se preocupe, neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo e fornecer todas as informações que você precisa para registrar e regularizar a sua empresa.
Como emitir CNPJ: Passo a Passo completo
Muitos desistem de montar o próprio negócio ou formalizar as suas atividades, simplesmente por não saber por onde começar e como emitir CNPJ.
No entanto, enquanto alguns ainda acreditam que abrir uma empresa é um processo lento e complexo, outros estão realizando o sonho de empreender.
Abrir um CNPJ pode ser muito mais fácil do que você acredita, confira o passo a passo detalhado com todas as etapas:
1.Separe os documentos necessários
O primeiro passo a ser dado por você que chegou até aqui buscando informações sobre como emitir CNPJ é a separação de documentos.
Os órgãos de registro empresarial solicitam alguns documentos básicos para regularização de empresas e outros tipos de pessoas jurídicas.
Veja quais são os documentos para emitir CNPJ e registrar a sua empresa:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Casamento (quando houver);
- Inscrição Imobiliária do local de instalação da empresa;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário;
- Três opções de nome para a empresa.
2.Contrate um serviço de contabilidade
Quando o assunto é como emitir CNPJ, além de separar os documentos que listamos no passo anterior, você também precisará contratar um serviço de contabilidade.
O contador é o profissional habilitado para fornecer toda orientação e assessoria que você precisa para registrar a sua empresa e emitir o seu CNPJ.
Uma contabilidade especializada na abertura de empresas ajudará você na elaboração do Contrato Social e na definição do melhor CNAE, regime tributário ideal e natureza jurídica para o seu negócio.
Além disso, o contador ficará responsável por cuidar de todos os trâmites e processos para registro e legalização da sua empresa.
Assim sendo, após separar os documentos exigidos e contratar uma contabilidade, todos os passos relacionados a como emitir CNPJ que serão apresentados na sequência, devem ficar sob a responsabilidade do contador.
3.Consulta Prévia e Registro na Junta Comercial do Estado
Como mencionamos anteriormente, a partir dessa etapa do nosso passo a passo sobre como emitir CNPJ, basta que você aguarde, enquanto o contador cuida dos trâmites e processos para registro e legalização da empresa.
Fica sob a responsabilidade do contador, o dever de providenciar o registro do Contrato Social ou Requerimento de Empresário, a depender do caso, na Junta Comercial do Estado.
No entanto, antes do pedido de registro o contador precisará realizar uma consulta prévia para verificar se não existem outras empresas registradas com o mesmo nome e se o tipo de atividade a ser desenvolvida pela futura empresa é permitido no local escolhido para a sua abertura.
Com a aprovação da consulta prévia, o contador segue com o pedido de registro na Junta Comercial.
Após o registro, a empresa receberá um NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas e logo na sequência, será possível solicitar o seu CNPJ.
4.Emissão do CNPJ
Dando segmento ao nosso passo a passo sobre como emitir CNPJ, com a aprovação da consulta prévia e registro da empresa na Junta Comercial, é hora de solicitar a emissão do CNPJ.
A contabilidade se encarregará de transmitir para a Receita Federal por meio do Portal Rede Sim, o pedido para emissão do CNPJ.
Não existindo pendências ou impedimentos, o CNPJ é liberado em poucos dias.
5.Liberação das Inscrições
Engana-se quem pensa que os trâmites relacionados a como emitir CNPJ se encerram no passo anterior.
Além de obter o CNPJ, as empresas também precisam ser cadastradas no fisco estadual (Secretaria Estadual de Fazenda) e no fisco municipal (Secretaria Municipal de Fazenda).
Com os cadastros acima, será emitida a Inscrição Estadual e também a Inscrição Municipal da empresa.
6.Alvará de Localização e Funcionamento
Por fim, para concluir o passo a passo relacionado a como emitir CNPJ, a contabilidade solicitará na Prefeitura a liberação do Alvará de Localização e Funcionamento da empresa.
De acordo com a legislação em vigor, além de ser considerado um documento obrigatório, o Alvará deve ser fixado em um local visível ao público.
Qual o valor para se abrir um CNPJ?
Agora que você já conferiu o passo a passo completo e sabe como emitir CNPJ, é hora de conferir qual o valor para se abrir um CNPJ.
Apesar de variar de estado para estado e também em função do tipo de empresa que se pretende abrir, o valor para emissão de um CNPJ se resume aos seguintes itens:
- Taxa de Registro na Junta Comercial;
- Aquisição do Certificado Digital;
- Honorários Contábeis.
Somando as taxas da Junta Comercial, Certificado Digital e Honorários Contábeis, os custos para abrir um CNPJ podem chegar a R$ 2.000,00 ou mais.
No entanto, o empreendedor e empresário que escolhe a Já Calculei pode reduzir significativamente o custo relacionado à abertura da sua empresa.
Aqui na Já Calculei acreditamos e incentivamos o empreendedorismo não cobrando honorários sobre a abertura de empresas.
Para aproveitar o benefício, basta que o empreendedor assine um dos nossos planos anuais, com mensalidades a partir de R$ 99,00.
Quem pode emitir CNPJ?
Qualquer interessado maior de 18 anos e não impedido por ser funcionário público ou em função de determinação judicial pode abrir uma empresa e CNPJ.
Como vimos ao longo desse conteúdo, quando o assunto é como emitir CNPJ, não existem mistérios, basta separar os documentos necessários e contratar um serviço de contabilidade.
Procurando um serviço de contabilidade para abrir o seu CNPJ? Conte com o apoio da nossa equipe e solicite hoje mesmo a abertura gratuita da sua empresa.
Para saber mais e aproveitar esse benefício, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!