Você já se perguntou como criar nome de empresa? Essa pode parecer uma pergunta boba, mas na realidade existe toda uma ciência por trás do nome ideal.
Veja, se as pessoas nomeiam os seus filhos baseando-se em alguma lógica pessoal, uma empresa também pode ser nomeada com base em algum tipo de justificativa.
Inclusive, uma empresa pode ter sucesso mais facilmente com um nome com potencial de marketing. Por isso, hoje a Já Calculei falará sobre como criar nome de empresa.
O que faz um nome de empresa ser bom?
Antes de falarmos sobre como criar nome de empresa, é importante explicar o que faz do nome de uma empresa ser considerado bom. Muitas coisas são consideradas.
Primeiramente, a conformidade com a atividade principal da empresa, ou seja, se o nome tem a ver ou ao menos se ele lembra às pessoas aquilo que a empresa faz.
Por exemplo, uma hamburgueria que se chama “Sardinha fresca” soa contraditório. Será que os hambúrgueres são feitos de sardinha? Qual relação do hambúrguer com a sardinha?
Será ainda pior se a hamburgueria não vender nenhum produto que acompanhe uma sardinha. O nome fica parecendo algo aleatório e sem sentido.
Outro aspecto importante é a originalidade. Muitas das empresas mais conhecidas são aquelas que possuem nomes originais, criados especificamente para elas.
Também são considerados bons nomes aqueles que são fáceis de serem lembrados. Em outras palavras, nomes mais curtos são, no geral, melhores.
Considere também como bons nomes aqueles que têm história, que não são escolhidos aleatoriamente e que se questionados, carregam um significado.
Escolha o nome com base no segmento da empresa
Quando um empresário pensa em criar nome de empresa, a primeira coisa que ele deve fazer é considerar o segmento da empresa para, assim, inspirar-se.
Imagine que você quer abrir um escritório de contabilidade. Ao dar uma olhada nos nomes mais comuns, você perceberá que a maioria é composta do sobrenome dos sócios.
Essa lógica também é muito comum para dar nome a escritórios de advocacia e construtoras. Outras empresas de serviço também apreciam essa lógica. Exemplos:
- Cardoso & Silva Advocacia;
- Andrade & Magno Contabilidade;
- Construtora Andreoli.
Por outro lado, lanchonetes, hamburguerias, restaurantes e empresas alimentícias costumam empregar outras lógicas, muitas vezes usando o nome de um alimento, como:
- Rei do Hamburguer;
- Super Sucos;
- Lanches Maria.
Já se estivermos falando a respeito de empresas de tecnologia, é comum que elas tenham o seu nome baseado em termos tecnológicos e até mesmo de palavras em inglês.
Segmentos um pouco mais tradicionais como o de bancos e financeiras, muitas vezes usam a própria definição do negócio mais alguma palavra de complemento.
O incrível exemplo do Mcdonald’s
Um caso emblemático a respeito de como criar nome de empresa é a história da hamburgueria americana Mcdonald’s. Uma das maiores empresas do mundo.
Essa rede de lanchonetes, que se encontra presente em quase todos os países, começou pela iniciativa dos irmãos Mcdonald, que inventaram uma nova forma de fazer lanches.
Diferente de outras lanchonetes dos EUA, o conceito inaugurado pelos irmãos permitia com que eles preparassem um hambúrguer em pouquíssimo tempo e servissem com rapidez.
Um dia então surgiu o empresário Ray Croc, que se tornou sócio e parceiro dos irmãos, os ajudando a expandir a lanchonete pelo país inteiro em modelo de franquia.
Eventualmente, Ray acabaria assumindo o controle da empresa, a retirando das mãos dos irmãos. Eles se perguntaram porque Ray simplesmente não abriu uma concorrência.
Esse questionamento era válido porque Ray sabia todo o segredo de como funcionava o sistema de fazer lanches do McDonalds. Ray poderia tê-lo replicado com sucesso.
No entanto, a razão para ele não ter feito isso, e ao invés disso, ter tomado a empresa dos irmãos, foi porque ele alegou que o nome “McDonalds” era o que realmente importava.
De acordo com Ray, esse nome se destacava da concorrência por ser único, não fazer menção a hambúrguer e ainda ser sonoro. Uma marca que ficava na cabeça.
Como criar nome de empresa?
Vamos ver agora um pequeno guia sobre como criar nome de empresa.
1. Pesquisar e definir:
Em primeiro lugar, é preciso pesquisar e ter muito bem a definição de uma série de informações. São elas:
- Qual o público-alvo da sua empresa?
- Qual o perfil demográfico desse público-alvo?
- Qual o perfil psicológico desse público-alvo?
- Quais são os produtos ou serviços comercializados?
- Qual é o posicionamento, missão e visão da empresa?
- Quais são os diferenciais da empresa? O que a torna melhor que as outras?
- Qual é a lógica que a concorrência usa nos seus nomes?
Conhecer bem as respostas destes questionamentos ajudará a definir um nome que seja capaz de dialogar com os seus clientes.
2. Sugestões de ideias de nomes
Uma vez que você conseguiu juntar uma grande quantidade de informações, é importante agora fazer uma reunião com os sócios e começar a fazer sugestões.
Caso você seja um empresário que trabalha sozinho, a ideia continua sendo válida. Pense em vários nomes e os anote. Tente então visualizar a sua empresa com cada um deles.
Pode ser interessante ver com pessoas próximas, amigos e familiares, o que eles acham das suas ideias e se tem alguma que eles preferem mais.
3. Certifique-se de que é a opção certa
Por fim, a última etapa para criar nome de empresa é se certificar de que o nome escolhido é de fato viável ou não. Faça as seguintes perguntas:
- O nome está disponível no INPI?
- Te diferencia ou te aproxima da concorrência?
- O seu público se identifica?
- É curto e direto ou longo e complexo?
- As pessoas irão se lembrar?
- Trata-se de um termo de fácil pronúncia?
- É um nome focado ou que pode ser interpretado de várias formas?
- Existe alguma ambiguidade nociva?
- Já verificou se significa algo em outro idioma?
Vale ressaltar que nem todo nome de empresa precisa ser completamente original e sem paralelos. O que importa no final é não ser um plágio e estar registrado.
Aprendeu sobre como criar nome de empresa? Então aproveite para colocar o blog da Já Calculei na sua lista de favoritos e acompanhar todas as nossas novidades.