Construir uma marca de sucesso é o sonho de todo empresário e empreendedor, afinal uma boa marca é capaz de vender por si só e ficar marcada na memória dos clientes.
Por curiosidade e para entender o poder que uma marca pode alcançar, confira os exemplos abaixo:
- Danone – iogurte
- Gillette – lâmina de barbear
- Chiclete – goma de mascar
- Nescau – achocolatado em pó
- Bombril – esponja de aço
- Xerox – fotocópia
- Leite Ninho – leite em pó
- Leite Moça – leite condensado
Quem nunca falou que iria tomar Nescau, tirar uma Xerox ou fazer um doce com Leite Moça que atire a primeira pedra!
Os itens da lista acima, são exemplos de marcas que conquistaram um sucesso tão grande, a fim de conseguir substituir na cabeça das pessoas o nome dos próprios produtos. Incrível, não é mesmo?
No entanto, não pense que é fácil ou algo que acontece da noite para o dia. Construir uma marca de sucesso requer tempo, estratégia, persistência e muita dedicação.
Para saber mais, continue conosco, acompanhe este conteúdo que a equipe Já Calculei preparou para você e confira tudo o que é preciso para construir uma marca imbatível e lembrada por todos!
1.Pense em um nome de fácil memorização
O passo a passo para construir uma marca de sucesso começa bem cedo, mais precisamente, com a idealização do seu nome, que de acordo com especialistas, precisa ser curto, e, além disso, de fácil memorização e pronúncia.
Sendo assim, pense estrategicamente no nome da sua futura empresa, procure ser inovador, mas ao mesmo tempo não faça invenções mirabolantes, utilizando termos complexos ou que não guardem qualquer tipo de relação com os seus produtos e serviços.
Nomes longos, com palavras difíceis ou em outros idiomas, costumam ter pronúncia complicada e, além disso, acabam não fixando na cabeça do público.
2.Faça uma consulta de marcas
Você não pode construir uma marca com nome ou características excessivamente semelhantes ou iguais a outra já existente, pois além de confundir o público, isso pode resultar em um processo judicial associado ao direito e a propriedade de marcas.
Sendo assim, ao definir o nome da sua empresa, faça uma consulta gratuita no INPI e verifique se a marca em questão não está registrada por outra pessoa ou empresa.
Confira o passo a passo para realizar esse tipo de consulta:
- Acesse o site do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual;
- Clique na opção “Marcas”;
- Na sequência, clique em “Busca”;
- Logo em seguida clique em “Para realizar a pesquisa anonimamente aperte apenas o botão Continuar….”
- Clique em “Marca” e na sequência em “Consultar por: Marca”;
- Escolha o tipo de pesquisa “Exata” ou por “Radical”;
- Para finalizar, clique em “Pesquisar”.
Após a consulta o INPI indicará se a marca em questão está registrada ou não.
3.Construa o branding da sua marca
Construir uma marca de sucesso, envolve muito mais que criar um simples nome. Na prática, é preciso ir além e pensar em todo o branding.
Estamos falando em definir estrategicamente, as cores da sua marca, desenvolver uma logo criativa, pensar nos valores que serão compartilhados pela empresa.
Um branding forte e marcante, poderá contribuir de forma significativa para o crescimento e empoderamento da sua marca, contribuindo para que ela caia definitivamente no gosto do público.
4.Verifique se o domínio referente da sua marca está livre
Domínio nada mais é que a URL, ou seja, o endereço eletrônico associado ao nome da sua marca. No passado, esse não era um item muito relevante, mas na era da internet, construir um site é essencial para todo tipo de empresa.
O ideal é que a sua marca e o endereço do seu site na internet sejam iguais, facilitando assim, a pesquisa por parte do público.
Observe o nosso exemplo:
- Marca: Já Calculei
- Domínio:com.br
Você pode consultar a disponibilidade de domínio para sua marca e garantir a sua propriedade e direito de uso sobre ela, acessando o registro.br
5.Registre sua marca
Para evitar o uso não autorizado da sua marca e assegurar os seus direitos sobre ela, é muito importante providenciar o seu respectivo registro.
Aqui no Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
Confira o passo a passo para obter o seu registro:
1.Separe os documentos necessários: RG e CPF do responsável legal, cópia do contrato social e última alteração (caso possua), cópia do cartão CNPJ.
2.Protocole o pedido de registro de marca:
- Acesse o e-INPI, clicando aqui;
- Preencha as informações cadastrais solicitadas;
- Gere a GRU – Guia de Recolhimento da União.
Efetue o pagamento da GRU: O pedido de registro de marcas envolve alguns custos.
Pedido de registro:
- Valor sem desconto: R$ 355,00
- Valor com desconto: R$ 142,00
Concessão de uso da marca:
- Valor sem desconto: R$ 745,00
- Valor com desconto: R$ 298,00
Os valores com desconto são destinados para associações sem fins lucrativos, micro e pequenas empresas.
Por fim, vale destacar que como se trata de um processo lento e um pouco burocrático, o ideal é contar com a assessoria e orientação de uma empresa especializada no registro de marcas.
5.Anuncie e divulgue sua marca
Após idealizar, desenvolver e registrar sua marca, invista em campanhas de anúncio e publicidade para torná-la conhecida do seu público-alvo.
Como já dizia o ditado “a propaganda é a alma do negócio”, ou seja, sua empresa precisa ser vista e conhecida pelo maior número possível de pessoas para ser lembrada.
A depender do seu público-alvo e objetivos de negócio, você pode investir em:
- Anúncios nas redes sociais e no Google;
- Anúncios no YouTube e em streamings de música;
- Anúncios em canais de rádio, TV aberta e fechada;
- Anúncios em jornais e revistas;
- Anúncios em outdoors.
Reserve um orçamento mensal para construir a reputação da sua marca e investir no seu crescimento, sem deixar de lado, um atendimento, produtos e serviços de qualidade.
Afinal, não podemos esquecer que a indicação é a melhor ação de marketing que existe!
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