A arte de atrair compradores é antiga e depende muito do poder de persuasão. Como conquistar clientes depende de um bom conhecimento, geralmente os empreendedores erram sem se dar conta disso.
Para quem está começando e ainda não tem uma carteira consolidada, o desafio é ainda maior. Por causa do receio natural com uma nova marca e com produtos ou serviços pouco divulgados, o risco de ser rejeitado é maior. Mas há solução, como veremos a partir de agora.
Empresas optantes do regime Simples Nacional, nesse aspecto, têm menos espaço para errar. Toda ação que demande custos variáveis vai impactar no faturamento e, como se sabe, nesse regime as alíquotas são progressivas.
A seguir, veja como minimizar as falhas no desafiador processo se atração de clientes, sem que para isso seu orçamento seja demasiadamente comprometido. Acompanhe com bastante atenção.
1. Crie uma rede de contatos
O networking é uma forma excelente de aumentar a participação no mercado. É como conquistar clientes por uma via indireta, na qual cada um de seus colaboradores será responsável por mostrar sua marca a possíveis interessados. Assim, é altamente recomendável participar de feiras, eventos e congressos, caso seu negócio seja B2B. E para quem vende no varejo, a rede de contatos poderá ser formada até mesmo em redes sociais.
2. Ofereça o produto a quem precisa
O visual do ponto de venda ainda é uma das melhores ferramentas para quem quer ampliar sua participação em um mercado. Em especial as pequenas empresas precisam atentar para que tipos de produtos vão exibir. Empresas que optam pelo Simples, nesse aspecto, precisam atentar para que tipos de produtos vão exibir. Isso porque existem a chamadas tabelas, que tributam de forma diferenciada produtos e serviços.
Se uma mercadoria tem grande procura e aceitação, nada mais indicado do que levar a “montanha a Maomé”. Ou, se sua empresa não conta com infraestrutura que permita o deslocamento de equipes de vendas, uma vitrine bem montada será o seu diferencial para atrair.
3. Faça promoções
Promoções são sempre eficazes no sentido de aumentar a quantidade de clientes, desde que sejam relevantes para o público que você deseja atrair. Se você atua no varejo, a conhecida estratégia do pague 1 leve 2 é sempre eficaz. Para isso, não deixe de calcular o impacto em sua margem de lucro e o CAC, o Custo de Aquisição de Cliente, válida também para profissionais liberais e autônomos. Use a fórmula:
CAC = (valor investido no marketing + valor investido nas vendas) / número de novos clientes.
4. Aposte nas redes sociais
Pelo Facebook, você poderá criar um verdadeiro ímã de compradores por meio de posts impulsionados. Use imagens e textos que dialoguem com o seu perfil de público ou com a sua persona, se você tiver uma. O retorno é quase garantido, mas para isso, você precisa acertar no design, no tom de voz e no estilo de suas publicações.
Se você tem uma agência de viagens, que tal participar de grupos em redes sociais para manter contato com estudantes de intercâmbio e também com pessoas que pensam em viajar?
Como conquistar clientes também depende de prática, é possível que nas primeiras tentativas você não tenha o sucesso esperado. Procure entender onde errou, faça as correções devidas e volte à ação. Em muitos casos, a falta de sucesso acontece por conta de falhas que são cometidas inconscientemente, por isso, é o seu espírito crítico que fará a diferença!
E você, tem alguma receita infalível que gostaria de compartilhar? Deixe um comentário!
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