Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e empreendedores dos mais variados segmentos.
Não há como negar, para muitos, calcular um preço justo e rentável para seus produtos e serviços é um grande desafio. Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade preparou um conteúdo completo sobre o assunto, onde você vai conferir:
- O que é margem de lucro
- Como calcular o preço de venda do seu produto
- Como calcular o preço do seu serviço
- Cálculo de preços e análise da concorrência
- Planejamento tributário como estratégia para reduzir preços
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o cálculo e formação de preços para produtos e serviços, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é margem de lucro
Quando o assunto é como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço, a primeira coisa que você precisa compreender, é o conceito de margem de lucro.
Margem de lucro, é o valor que a sua empresa efetivamente ganha a cada venda ou serviço prestado.
Precisamos destacar que o conceito de margem de lucro é diferente de faturamento, tendo em vista que este último, refere-se ao montante total que uma empresa faturou, ou seja, vendeu em determinado período.
Sendo assim, na prática, você pode ter um faturamento de R$ 100.000,00 mensais e uma margem de lucro de apenas 20%, ou seja, R$ 20.000,00 por mês.
Entender o que é margem de lucro e como diferenciá-la do seu faturamento, é muito importante para calcular corretamente os seus preços, e com isso, evitar possíveis prejuízos.
Como calcular o preço de venda do seu produto
Quando o objetivo é calcular o preço de venda de um produto, a primeira coisa que você precisa fazer, é listar todos os itens que compõem o custo do produto, incluindo não apenas o custo de aquisição no fornecedor, mas também:
- Custos com frete;
- Despesas operacionais da empresa (água, luz, internet, folha de pagamento…);
- Custos com impostos.
Ao considerar todos os custos da empresa, vamos conseguir obter o custo real dos produtos e com isso, chegar ao preço de venda ideal.
Por sua vez, além disso, também vamos precisar definir e aplicar uma margem de lucro sobre os produtos vendidos.
Para facilitar, vejamos um exemplo:
- Custo da mercadoria no fornecedor: R$ 20,00
- Custo com frete (valor unitário): R$ 2,00
- Margem para despesas operacionais: 50%
- Margem para impostos: 30%
- Margem de Lucro: 50%
Sendo assim, vamos ao cálculo:
- Margem para despesas operacionais: R$ 20,00 x 50% = R$ 10,00
- Margem para impostos: R$ 20,00 x 30% = R$ 6,00
Custo final da mercadoria: (custo no fornecedor) + (frete) + (despesas operacionais) + (impostos).
R$ 20,00 + R$ 2,00 + R$ 10,00 + R$ 6,00 = 38,00
Com base no cálculo, podemos concluir que apesar do custo de R$ 20,00 no fornecedor, o produto em análise possui um custo final de R$ 38,00.
É com base nesse custo, que devemos calcular nossa margem de lucro e o respectivo preço de venda. Veja o cálculo:
Preço de Venda: R$ 38,00 + 50% = R$ 57,00.
Como calcular o preço do seu serviço
Por sua vez, para calcular o preço do seu serviço, a sistemática de cálculo é basicamente a mesma, com uma pequena modificação na composição dos custos.
Para facilitar, veja um exemplo:
- Custo com materiais e insumos: R$ 500,00
- Custo com mão de obra (por hora): R$ 200,00
- Custo com despesas operacionais: 30%
- Custo com impostos: 20%
- Margem de Lucro: 50%
Considerando que são necessárias 5 horas de trabalho para conclusão do serviço acima, temos:
- Custo com materiais e insumos: R$ 200,00
- Custo com mão de obra: R$ 1.000,00
- Custo com despesas operacionais: R$ 1.500,00 x 30% = R$ 450,00
- Custo com impostos: R$ 1.500,00 x 20% = R$ 300,00
Custo Final: R$ 200,00 + R$ 1.000,00 + R$ 450,00 + R$ 300,00 = R$ 1.950,00
Preço final do serviço (com margem de lucro): R$ 1.950,00 + 50% = R$ 2.925,00
Cálculo de preços e análise da concorrência
Por sua vez, agora que você já sabe o que é margem de lucro e como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço, é hora de levar em consideração outro item que pode interferir na sua precificação: a concorrência.
Nos exemplos acima, consideramos uma margem de lucro de 50% sobre o custo final dos produtos e serviços. No entanto, essa não é uma regra geral, pois a margem a ser utilizada pode variar em função de fatores de mercado.
Por isso, podemos afirmar que o mais importante é conhecer o valor custo final dos seus produtos e serviços, para saber até onde você pode chegar em uma disputa com a concorrência.
Observando o exemplo do tópico anterior, por exemplo, temos um serviço que em cenário ideal deveria ser vendido por R$ 2.925,00.
No entanto, se o seu concorrente presta o mesmo serviço por R$ 2.550,00 e com o mesmo nível de qualidade, você precisa entender se pode competir com este preço.
Utilizando uma margem de lucro de 30%, por exemplo, teríamos: R$ 1.950,00 + 30% = R$ 2.535,00 preço que colocaria a sua empresa em patamar de competitividade.
Sendo assim, ao calcular o preço de venda do seu produto ou serviço, não analise apenas os números, mas também a sua concorrência.
Planejamento tributário como estratégia para reduzir preços
Quando o assunto é como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço, você pode tornar o seu negócio mais competitivo ao reduzir custos, dentre eles, aqueles relacionados aos impostos.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade oferece serviços e assessoria na elaboração de um planejamento tributário completo e assertivo para a sua empresa.
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