Nós devemos sempre apoiar pequenos negócios, só assim fazemos a economia do país girar e crescer. No entanto, em tempos de crise nem sempre é algo fácil de fazer.
Na realidade, por questões econômicas e financeiras, muitas pessoas preferem as grandes empresas que conseguem oferecer um produto mais barato por trabalharem em escala.
Então o que um pequeno empreendedor pode fazer? É sobre isso que a Já Calculei irá falar hoje, as ações concretas para tirar uma empresa de um momento de crise. Vamos lá?
Diagnóstico: Quais são as causas da crise?
A primeira coisa que deve ser feita no sentido de apoiar pequenos negócios em um momento de crise, é ter um diagnóstico correto a respeito da causa da crise.
Trata-se de uma crise interna, causada por má gestão e corrupção? Ou uma crise de origem externa, causada por infortúnios da natureza e o cenário econômico nacional?
Isso é importante, porque, a origem da crise pode trazer consigo a sua solução, e cada situação pede uma estratégia diferente para ser resolvida corretamente.
Por exemplo, crises internas podem ser resolvidas geralmente aplicando algumas mudanças na administração da empresa. Já as externas, devem ser prevenidas.
É possível se preparar para as crises?
Uma das questões que muitos empreendedores fazem em relação a apoiar pequenos negócios, é se na realidade é possível estar preparado para enfrentar crises.
Veja, toda empresa que é iniciada com um plano de negócios, já consegue prever a maior parte das coisas que podem acontecer que têm algum potencial de prejudicá-las.
Por outro lado, sempre existirão imprevistos, coisas que nem sempre conseguem ser imaginadas em um documento e que obrigam a administração a improvisar.
Nestes casos, não há muito o que fazer de fato. O que realmente vai contar para a empresa sair dessa situação, é o resultado da sua gerência acumulada até ali e tomadas de decisão.
Geralmente, quando o clima aperta, é nessas horas que é preciso inovar e achar soluções fora da caixinha, e isso dependerá muito da administração.
4 dicas para estar pronto para uma crise
Veja agora algumas práticas que todas as empresas podem seguir, incluindo pequenos negócios, para ajudá-las a lidar com uma situação emergencial.
1. Fique de olho no que a concorrência está fazendo
Você é um empresário e quer apoiar pequenos negócios os quais você faz parte? Então, em momento algum deixe de ficar de olho na concorrência para ver o que ela está fazendo.
Isso porque, se a sua empresa entrar em crise, também são grandes as chances da concorrência passar por dificuldades. Mas será que ela não estaria preparada para isso?
São nos momentos de calmaria e bonança que uma empresa deve aproveitar para aumentar o seu faturamento e atingir mais pessoas com medidas práticas e eficientes.
Então pense, se a sua empresa não está fazendo isso, será que a concorrência não estaria? Não é porque você não se preveniu, que a sua concorrência fez o mesmo.
2. Preze por uma boa gestão financeira
Para apoiar pequenos negócios é importante nunca descuidar da sua gestão financeira. Isso é um dos principais fatores que podem garantir uma sobrevida no meio de crises.
Entre outras coisas, isso significa:
- Não gastar mais do que é obtido em receita;
- Criar uma reserva para lidar com imprevistos;
- Fazer uso de indicadores financeiros para acompanhar a evolução empresa;
- Reinvestir parte do lucro em melhorias operacionais.
Se uma empresa consegue tomar todas essas atitudes em um momento normal ela certamente será capaz de lidar com momentos de adversidade.
3. Invista em marketing digital e redes sociais
Uma das formas mais eficientes de apoiar pequenos negócios durante tempos de crise, é com investimento em marketing digital e redes sociais, e isso é algo preventivo e corretivo.
Em outras palavras, para se evitar uma crise, ter uma boa presença digital ajuda. Contudo, se uma empresa entra em crise, começar a ter uma presença digital pode tirá-la do buraco.
Para fazer isso, algumas medidas podem ser tomadas, como:
- Estar presente nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook;
- Criar conteúdo de qualidade e divulgá-lo com frequência;
- Saber bem qual é o público-alvo que se quer atingir com a internet;
- Investir em tráfego pago e propaganda em geral.
Geralmente, todas essas medidas se encontram interligadas e uma pode corroborar para tornar a outra ainda mais eficiente.
4. Sempre preste atenção às tendências
Outra coisa que é fundamental para se apoiar pequenos negócios, é quanto a estar sempre de olho nas tendências. Sejam tendências comerciais, comportamentais ou econômicas.
Considere, por exemplo, os hábitos dos consumidores e veja o quanto eles podem ter mudado com o tempo, ou então, veja o que está na moda entre as pessoas.
Dependendo do tipo de empresa é perfeitamente possível passar a vender um produto ou um serviço novo que as pessoas estão começando de repente a demandar.
Também é importante ficar de olho nos avanços tecnológicos. Ainda mais se houver algum que possa facilitar o trabalho de um pequeno negócio e torná-lo mais eficiente.
Geralmente, as empresas que se destacam da concorrência são justamente aquelas que mais apostam em tecnologia para resolver os seus problemas.
Por outro lado, nunca deixe de considerar as tendências do cenário econômico do país, que podem influenciar bastante. Ainda mais se este for o pivô da crise.
Vale a pena abrir um pequeno negócio durante uma crise?
Se apenas o fato de apoiar pequenos negócios durante um momento de crise já é algo difícil de ser feito, será que vale a pena, por exemplo, empreender em um cenário ruim?
A resposta para esta pergunta é dúbia, pois ela pode ser sim e não. Porque veja, quem planejou bem o seu negócio, pode aproveitar um momento de baixa concorrência.
Entretanto, aquele que quer começar um empreendimento de qualquer jeito, pode acabar sofrendo dificuldades muito maiores e terminar não conseguindo suportá-lo.
A chave do sucesso, no fim das contas, é o planejamento. Se não houver planejamento, tudo fica mais difícil, ainda mais em tempos de crise.
Gostou de saber como apoiar pequenos negócios em tempos de crise? Então aproveite para ver todos os outros conteúdos no blog da Já Calculei!