Como abrir uma startup de sucesso? Confira algumas dicas para tirar os seus planos do papel e construir um negócio de valor!
Em um mundo onde aparentemente tudo já foi inventado, com uma boa dose de criatividade e empreendedorismo, uma ideia única de negócio é uma grande candidata ao sucesso, desde que você saiba como cultivar o seu crescimento.
Abrir uma startup de sucesso é uma jornada da ideia ao crescimento e você deve saber o caminho que estará trilhando. Ainda assim, é a execução que mais importa.
Para acertar todas as etapas em direção ao sucesso, há algumas coisas que precisam ser consideradas, quando o assunto é como abrir uma startup:
1.Abrir uma startup demanda pesquisa
Como mencionamos anteriormente, sempre há espaço para novos fenômenos no mundo das startups.
Quando falamos sobre fenômenos de startup, estamos nos referindo a negócios como o Airbnb, iFood, Uber e alguns outros que surgiram com ideias inovadoras que caíram nas graças da sociedade.
No entanto, ao abrir uma startup, tenha em mente que o seu negócio precisa preencher um espaço ainda não ocupado, resolver problemas da sociedade e apresentar algo novo.
Sabendo disso, estude o que seus concorrentes têm a oferecer e concentre-se no que eles não têm. Não importa o sucesso de um negócio, sempre há lacunas – algo que pode ser útil para seu público-alvo.
Digamos que você crie um aplicativo para iOS ou Mac e seus principais concorrentes estejam disponíveis apenas na Apple Store.
Coloque seu produto em destaque nas plataformas que seus concorrentes não usam. Atingir as lacunas é a maneira mais rápida de entrar na zona de liderança.
2.Ao abrir uma startup teste um MVP
Assim que você tiver uma hipótese sobre seu futuro produto, concentre-se em validá-lo. Um Produto Mínimo Viável (MVP) é um conjunto obrigatório de recursos que permite testar o produto com seu público-alvo sem qualquer engenharia sofisticada.
Com um MVP, você pode ver o impacto prático do seu produto no mundo real e aperfeiçoá-lo ainda mais.
O Airbnb começou como um site de anúncios simples que tinha como alvo os participantes da conferência IDSA que ocorreu em São Francisco em 2007.
Os fundadores do Airbnb perceberam que todos os hotéis estavam lotados para as datas da conferência e decidiram criar uma solução rápida. Foi assim que o maior serviço de hospitalidade do mundo evoluiu – resolvendo um problema específico para uma multidão relativamente pequena de participantes da conferência.
O primeiro site do Airbnb era barato e é até difícil comparar com o que o serviço oferece agora. Mas, como mostra a experiência, seu MVP não deve salvar o mundo. Uma questão prática para a qual você tem uma solução será suficiente.
3.Obtenha tração e encontre clientes
Coisas bonitas acontecem com startups no estágio de tração, ou seja, quando você irá adquirir os seus primeiros clientes.
Aqui estão algumas dicas para abrir uma startup de sucesso e captar muitos clientes:
- Marca cativante: Dê ao seu produto uma marca e identidade, para que seja reconhecível entre os públicos-alvo.
- Promoções: Para ganhar clientes, você deve colocar seu produto na frente de milhares. Dependendo de onde seus clientes-alvo potencialmente estariam procurando por você, escolha alguns canais diferentes para promoção.
- Parcerias e referências: procure aqueles que podem ajudá-lo a contar ao mundo sobre o produto que você está criando. Além disso, as pessoas confiam mais nas recomendações do que nos anúncios. Portanto, essa abordagem pode ser bem-sucedida.
4. Invista nas melhorias finais
Se você fez tudo certo, o número de clientes deve aumentar. Conversando com eles você sabe o que os clientes mais amam no seu produto. Aproveite isso e tente expandir o valor que está por trás do seu produto o máximo possível.
Livre-se de recursos que não convertem e contrate profissionais que possam ajudá-lo a refinar os lados mais fortes da marca. Invista mais na promoção dos seus melhores recursos.
5. Visando a maturidade do produto
Para dar o salto ao abrir uma startup, você deve estar pronto para tomar medidas ousadas. No entanto, nem mesmo ideias ousadas podem garantir o sucesso da noite para o dia.
O tempo médio para uma startup se tornar um negócio bem estabelecido é de 3 anos. Sem desvios e sem resultados instantâneos.
Ao abrir uma startup, seja paciente e trabalhe para melhorar a vida do seu público-alvo passo a passo:
- Pesquise parcerias que possam gerar crescimento de receita: Um ano após seu lançamento, o Airbnb migrou para a Amazon Web Services – essa decisão os ajudou a cortar despesas operacionais e se beneficiar das integrações robustas da Amazon.
- Tenha um sistema para medição de ROI: Neste ponto do desenvolvimento da startup, você (espero) enfrentará o crescimento da receita. Certifique-se de ter instrumentos para medir seu sucesso.
- Atraia financiamento: Se, neste momento, você ainda não tiver recursos para expandir sua empresa, concentre-se em obter algum financiamento externo.
Dependendo do seu histórico de negócios e avaliação atual, como um negócio maduro, você pode considerar empréstimos a prazo tradicionais ou investir tempo em estratégias para atração de investidores.
Para resumir, para abrir uma startup você precisará de planejamento e persistência. Atenda às expectativas de seus clientes em vez de tentar matar seus pontos fracos.
Entenda os fundamentos de inicialização, mas esteja pronto para ajustá-los para superar sua concorrência. Por fim, meça tudo o que você faz.
Lembre-se, seguindo as dicas apresentadas neste conteúdo, você tem tudo o que é preciso para abrir uma startup de sucesso!
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