Pensando em abrir uma loja virtual, mas não saber por onde começar? A Já Calculei preparou um passo a passo completo com todas as informações que você precisa para montar o seu negócio.
Os números do setor demonstram que o ecommerce brasileiro está em forte expansão e deve continuar crescendo nos próximos anos.
Com isso, muitas pessoas estão aproveitando a oportunidade para montar negócios virtuais e ganhar dinheiro na internet.
Você pode ser o próximo a entrar para esse mercado, confira o passo a passo completo que preparamos para você neste conteúdo.
Passo a Passo: Como abrir uma loja virtual
Pronto para abrir uma loja virtual? Então sem perder tempo, vamos direto ao passo a passo que vai ajudar você a tirar seus planos do papel e montar o seu negócio sem complicações e em pouco tempo.
1.Escolha um nome e domínio para a sua loja
Escolher um nome e um domínio é o primeiro passo para quem deseja abrir uma loja virtual.
O nome da loja deve ser atrativo, fácil de gravar e não pode estar sendo utilizado por outro site da web.
Após definir o nome da loja, é hora de verificar a disponibilidade do domínio, ou seja, do endereço da loja.
Existe na internet uma série de sites que permitem que você verifique a disponibilidade de um domínio, dentre eles o registro.br.
O domínio que leva o nome da sua futura loja virtual está livre? Então adquira, caso não esteja, pense em outro nome e domínio para a sua loja virtual.
2.Escolha uma hospedagem para abrir uma loja virtual
Para abrir uma loja virtual, você também precisará contratar uma hospedagem. O provedor de hospedagem será o responsável por armazenar todas as informações do seu site e mantê-lo no ar.
É o provedor que armazenará as imagens, vídeos, as descrições dos seus produtos, os banners publicitários e tudo mais.
Existem diversos provedores que oferecem esse tipo de serviço, dentre eles o Hostgator e o Hostinger e a Locaweb.
Por sinal, os provedores costumam oferecer pacotes com domínio + hospedagem.
3.Contrate um programador para construir seu site
Você vai abrir uma loja virtual e já tem o domínio e a hospedagem, sendo assim, é hora de desenvolver o visual do site.
Para isso, recomendamos que você contrate um programador ou agência que ofereça serviços completos em construção de sites.
Tanto o programador, quanto a agência, devem ser encarregados de criar uma loja virtual de acordo com as suas orientações e proposta.
O site deve ser rápido, bonito e responsivo, ou seja, precisa funcionar bem em diferentes tipos de telas.
4.Defina condições de frete e a formas de pagamento
Frete e formas de pagamento são atributos que vão impactar diretamente nos seus resultados de venda, sendo assim, ao pensar em como abrir uma loja virtual, faça todos os esforços para oferecer o maior número de condições de pagamento e os menores custos e prazos com frete.
Em relação às formas de pagamento, você pode contratar provedores, como o Pagseguro e o Mercado Pago. Já em relação aos fretes, o ideal é oferecer opções aos clientes.
Dentre as opções, você pode oferecer frete via Correios ou via transportadoras. No entanto, para oferecer frete via transportadora, lembre-se de fechar contrato com uma empresa do segmento que possa atender as necessidades da sua loja virtual.
Por fim, sempre que possível, ofereça frete grátis, esse detalhe, pode aumentar expressivamente as suas vendas.
5.Encontre bons fornecedores para abrir uma loja virtual
Já comentamos a respeito dos principais detalhes para quem deseja abrir uma loja virtual, no entanto, não podemos esquecer da lista de fornecedores.
Para que a sua loja seja competitiva, encontrar bons fornecedores é fundamental. Procure fornecedores que ofereçam produtos de qualidade, preços competitivos e boas condições de pagamento.
Contar com os melhores fornecedores no seu segmento é sem dúvidas um dos maiores segredos para abrir uma loja virtual de sucesso.
6.Registre e regularize a sua loja virtual
A esta altura do passo a passo, falta muito pouco para que você realize o seu sonho de abrir uma loja virtual, no entanto, ainda é preciso registrar o seu negócio.
Para abrir uma loja virtual e vender produtos na internet, você precisará registrar a sua empresa e receber um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
Também será preciso receber uma Inscrição Estadual e autorização para emitir notas fiscais a cada venda.
Regularizar a sua loja virtual será fundamental para a credibilidade e o crescimento do seu negócio.
Precisa registrar e regularizar a sua loja virtual? Conte com o time de contadores especialistas da Já Calculei.
A Já Calculei é um dos serviços de contabilidade online que mais crescem no Brasil, portanto regularizar e abrir uma loja virtual com o nosso apoio é muito simples.
Tudo o que você precisa é:
- Cadastrar a sua empresa em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolher o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetuar o pagamento da primeira mensalidade.
Após as etapas a seguir, vamos providenciar o registro e legalização da sua empresa. Em poucos dias, será possível abrir uma loja virtual de sucesso e com CNPJ!
Ah, vale lembrar que a abertura da sua empresa é por nossa conta! Não cobramos nada a mais por isso.
Outras opções para quem deseja abrir uma loja virtual
Você que deseja abrir uma loja virtual, mas não pensa em investir na construção de sites neste momento, possui outras opções.
O mercado conta com algumas empresas que fornecem lojas pré-configuradas e personalizáveis, como a Nuvemshop, a Magento, a WooCommerce e a Tray.
Se preferir, você também pode optar por anunciar seus produtos em sites já conhecidos, como o Mercado Livre e plataformas marketplace como a B2W, Via Varejo e Magazine Luiza.
Vale lembrar que em todas as alternativas, registrar a sua empresa e abrir um CNPJ é indispensável.
Portanto, conte com a Já Calculei! Clique aqui e entre em contato conosco, para abrir empresa grátis!
Gostou das nossas dicas? Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de tudo sobre contabilidade e abertura de empresas!