Você já pensou em abrir uma empresa em Recife? Se você mora nesta cidade ou tem interesse em ir para lá e iniciar um empreendimento, você precisa saber como fazer isso.
Pensando nisso, a Já Calculei decidiu preparar um conteúdo completo, explicando tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa nesta importante cidade.
Recife é a capital do estado de Pernambuco, e, portanto, uma das mais importantes cidades do Brasil, sendo conhecida por oferecer muitas oportunidades para quem quer empreender.
Para saber mais, conferir dicas e tirar dúvidas importantes, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Passo a passo para abrir uma empresa em Recife
Independente da cidade na qual você está planejando abrir uma empresa, seguir todos os trâmites legais é fundamental para evitar problemas com o fisco.
Sendo assim, por mais que o processo para abertura de uma empresa esteja cada vez mais rápido facilitado, ainda é necessário seguir um guia para evitar erros comuns.
Por conta disso, criamos um passo a passo para ajudar você a tirar seus planos do papel.
1. Encontre uma contabilidade que atenda a Recife
Quando o objetivo é abrir uma empresa em Recife, a primeira coisa que o empreendedor precisa fazer é contratar uma que atenda na região.
Com o apoio de uma boa contabilidade, você não terá qualquer tipo de dor de cabeça com os trâmites para abertura da sua empresa, pagará menos impostos, e além disso, manterá todas as obrigações do seu negócio em dia com o fisco.
Sabendo disso, se você procura uma contabilidade que atenda em Recife, e pretende abrir uma empresa, conte com a Já Calculei, vamos abrir a sua empresa gratuitamente.
2. Lista de documentos para abrir uma empresa
Quando o objetivo é abrir uma empresa em Recife, você também vai precisar separar alguns documentos importantes, conforme orientação do contador, incluindo:
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário em três vias;
- RG e CPF do empresário e sócios (caso possua).
Com todos estes documentos em mãos, basta aguardar alguns dias enquanto a contabilidade cuida dos trâmites de abertura que você conhecerá a seguir.
3. Registro na JUCEPE
Para ser regularizada, toda empresa aberta em Recife precisa ter o registro do contrato social ou requerimento de empresário na JUCEPE (Junta Comercial do Estado de Pernambuco).
A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório onde são registrados todos os atos relacionados a abertura, alteração e encerramento de empresas.
Para que você tenha ciência da importância deste ato de registro, sem ele, é impossível dar sequência aos demais trâmites e emissão de outros documentos necessários para o funcionamento de uma empresa, como o CNPJ, a Inscrição Estadual, a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento.
No entanto, não se preocupe, ao escolher a Já Calculei como a sua contabilidade, essa etapa ficará por nossa conta, e você não precisará perder tempo com burocracia ou dor de cabeça.
4. Identificação jurídica da empresa
Agora vamos falar de algo que é imprescindível para se abrir uma empresa em Recife, que é ter um número ativo de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
O número do CNPJ tem utilidade de identificar que a empresa existe e funciona de forma regular, tratando-se de um registro fundamental e de caráter obrigatório para todas as empresas brasileiras.
A emissão deste documento deve ser solicitada pela contabilidade junto à Receita Federal do Brasil.
A boa notícia, é que tanto a requisição, quanto a emissão do documento em questão, são processos que acontecem de forma eletrônica, agilizando a abertura das empresas.
Não se preocupe, você não precisará se dirigir até uma unidade da Receita Federal e enfrentar filas para solicitar e obter o CNPJ da sua empresa.
5. Inscrição no estado e inscrição no município
A emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal compõem outra etapa importante para abertura de uma empresa em Recife ou em qualquer outra parte do país.
Vale destacar que cada um destes documentos é emitido por um órgão diferente:
- Inscrição Estadual: Emitida pela Secretaria de Fazenda do Estado do Pernambuco (SEFAZ- PE), obrigatório para todas as empresas que pagam ICMS;
- Inscrição Municipal: Emitida pela Prefeitura de Recife, sendo obrigatório para todas as companhias que são obrigadas a pagar o ISS.
6. Alvará de Localização e funcionamento
Além da inscrição estadual e municipal, também será necessário obter o Alvará de Localização e Funcionamento, documento emitido pela Prefeitura e obrigatório para o funcionamento da empresa.
De acordo com a legislação em vigor, nenhuma empresa pode funcionar sem Alvará, documento que em função da sua importância, precisa ser fixado em local visível no estabelecimento.
Preciso pagar para abrir uma empresa em Recife?
As pessoas que estiverem interessadas em abrir uma empresa em Recife, irão necessitar de custear o pagamento da taxa de registro empresarial da JUCEPE.
Na data de publicação deste conteúdo, os valores eram os seguintes:
- Empresa Individual: R$ 120,00;
- Sociedade Empresária: R$ 347,00.
Por outro lado, a boa notícia é que ao escolher a Já Calculei, você não precisará pagar honorários contábeis para abertura da sua empresa, já que oferecemos de forma gratuita o serviço de abertura de empresas.
Escolha o regime tributário e da natureza jurídica
O empreendedor que quer abrir uma empresa em Recife vai precisar definir com o apoio do contador, o melhor regime tributário para sua empresa, que pode ser um dos três:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
O ideal é consultar a Já Calculei para saber qual é o regime tributário que melhor se encaixa e mais benefícios irá trazer a longo prazo. Por sinal, o mesmo vale para a natureza jurídica.
Neste caso, as principais opções, disponíveis, são as seguintes:
- EI (Empresário Individual);
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal);
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- A (Sociedade Anônima).
Deseja saber mais e abrir empresa em Recife? Clique aqui e entre em contato com a Já Calculei!