Se você chegou aqui em busca de informações para abrir uma empresa em Piracicaba, no interior de São Paulo, saiba que você está no lugar certo para esclarecer todas as suas dúvidas.
Montar o próprio negócio é o sonho de muita gente, e o time da Já Calculei Contabilidade tem ajudado empreendedores como você a transformá-los em realidade.
Confira o que você vai conferir na sequência deste conteúdo:
- Panorama da cidade e dos negócios na região
- Documentos para abrir uma empresa em Piracicaba
- Custo para abrir uma empresa em Piracicaba
- Regimes de tributação e tipos de empresa para abrir em Piracicaba
- Como abrir uma empresa em Piracicaba [Passo a Passo]
Para saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique no botão do WhatsApp e fale diretamente com um dos nossos especialistas.
Panorama da cidade e dos negócios na região
Piracicaba é um município localizado no interior do estado de São Paulo, a cerca de 150 km da capital paulista, e com população de aproximadamente 408 mil habitantes, segundo dados e estatísticas do IBGE.
A cidade é uma das mais importantes para a economia do estado e também do país, com milhares de empresas em funcionamento, com destaque para a indústria, que conta com grandes empresas instaladas, e torna o setor o mais relevante para a economia do município.
No entanto, com a chegada das indústrias, Piracicaba também começou a ganhar destaque importante no setor terciário, ou seja, comércio e serviços, atraindo mais empresas e gerando novos postos de trabalho para os moradores da região.
Com uma boa estrutura urbana, bom volume populacional e localização privilegiada, o município é atrativo para muitos empreendedores e, sem dúvida alguma, pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja abrir uma empresa.
Documentos para abrir uma empresa em Piracicaba
Após conferir um panorama da cidade, é hora de começar a conferir na prática, o que é preciso para abrir uma empresa em Piracicaba, e com isso, esclarecer todas as suas dúvidas.
Para começar, você precisa conhecer a lista básica de documentos necessários para quem deseja abrir uma empresa na região. São eles:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Contrato social ou requerimento de empresário.
Dentre os itens da lista acima, aquele que costuma gerar mais dúvidas é o documento de constituição da empresa (contrato social ou requerimento de empresário), que reúne informações importantes sobre o novo negócio e precisa ser elaborado.
No entanto, você que chegou até aqui não precisa se preocupar com os documentos, pois vamos fornecer toda orientação e assessoria necessária para que você não precise se envolver com qualquer tipo de burocracia.
Custo para abrir uma empresa em Piracicaba
Outro aspecto importante quando o assunto é como abrir uma empresa em Piracicaba, diz respeito ao custo para legalizar um negócio na região.
Muitos empreendedores acreditam que para abrir uma empresa é preciso fazer um alto investimento com taxas e honorários contábeis, quando na verdade, isso não é necessariamente uma realidade.
Aqui na Já Calculei, por exemplo, você pode abrir a sua empresa gratuitamente, ou seja, sem pagar honorários contábeis. Neste caso, será necessário levar apenas dois itens em consideração:
- Taxa da Junta Comercial;
- Aquisição do Certificado Digital.
Quanto à taxa da Junta Comercial do Estado, na data de publicação deste artigo, os valores praticados eram os seguintes:
- Empresa Individual: R$107,23
- Sociedade Empresária: R$ 243,93
Por sua vez, o certificado digital A1 com validade de 1 ano pode ser adquirido no mercado por cerca de R$ 200,00.
Regimes de tributação e tipos de empresa para abrir em Piracicaba
Para abrir uma empresa em Piracicaba, o empreendedor precisa buscar o auxílio e orientação de uma contabilidade especializada.
Além de cuidar dos trâmites para legalização da empresa, o contador fornecerá orientações importantes no que diz respeito à escolha da natureza jurídica e do regime tributário ideal para o seu negócio.
Quanto à natureza jurídica, temos opções para quem deseja empreender com ou sem sócios, incluindo:
Para quem não possui sócios:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
Para quem possui sócios:
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- A – Sociedade Anônima.
Por sua vez, quanto ao regime tributário, existem três possibilidades
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Converse com o nosso time de contadores e descubra quais são as melhores escolhas para a realidade e os objetivos da sua empresa.
Como abrir uma empresa em Piracicaba [Passo a Passo]
Esclarecidas as principais dúvidas sobre o assunto, é hora de conferir o que é preciso para abrir uma empresa em Piracicaba através de um passo a passo completo e objetivo que foi preparado pelo nosso time.
Para você que chegou até este ponto do conteúdo, a boa notícia é que o processo para abertura de uma empresa costuma ser mais simples do que a maior parte dos empreendedores imagina.
Veja na prática como funciona:
1.Contrate um serviço de contabilidade
O primeiro passo para abrir uma empresa em Piracicaba é a contratação de um serviço de contabilidade. O contador esclarecerá suas dúvidas e cuidará de todos os trâmites legais para abertura da sua empresa.
Ainda não possui um contador para guiar você durante este processo? Faça contato conosco e abra a sua empresa de forma rápida, econômica e descomplicada.
2.Reúna a documentação necessária
Na sequência, você vai precisar separar alguns documentos, conforme listamos anteriormente. Vamos recapitular:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Contrato social ou requerimento de empresário.
Em caso de dúvidas você já sabe que pode contar conosco!
3.Aguarde os trâmites de abertura da empresa
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto providenciamos a abertura da sua empresa e a emissão de documentos como:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!