Você já pensou em abrir uma empresa em Goiânia? Se você mora na cidade ou se tem interesse em ir para lá, você deve saber como começar um negócio na cidade.
Por ser uma das cidades mais importantes do país, sendo a capital do estado de Goiás, Goiânia é um local com muitas alternativas para quem quer empreender.
Com isso em mente, a Já Calculei decidiu escrever este guia explicando o passo a passo para abrir uma empresa em Goiânia. Continue acompanhando para entender o processo.
Como abrir uma empresa em Goiânia [Passo a Passo]
Em primeiro lugar, considere que, não importa a cidade na qual você esteja pensando abrir uma empresa, sempre será muito importante prestar muita atenção aos trâmites legais.
Basta lembrar que a maioria das pessoas não conhece toda a burocracia envolvida ao se tentar abrir uma empresa em Goiânia. Muito menos as particularidades do processo.
A questão é que, por mais que o processo de abertura de uma empresa esteja cada vez mais simplificado pela tecnologia, ainda é necessário seguir um guia para evitar erros.
Precisamente por isso que criamos este passo a passo, pois queremos ajudar o empreendedor a não passar por problemas. Agora, vamos começar pela contabilidade?
1. Contratação de uma contabilidade que atende em Goiânia
A primeira coisa que a empresa deve fazer é a de se prontificar com a contratação de uma contabilidade que tenha condições de atender na cidade de Goiânia.
Isso não significa que a contabilidade precise estar sediada naquele estado ou cidade. Por exemplo, a Já Calculei é uma contabilidade online que atende o Brasil todo.
O motivo disto é porque a maioria dos escritórios contábeis têm tendência a se especializar nas empresas da sua região ou cidade, não atendendo a demandas distantes.
2. Organização dos documentos necessários
Agora que você já tem o auxílio de uma contabilidade, o segundo passo é organizar os documentos que você irá precisar para abrir uma empresa em Goiânia.
Veja a lista de tudo que será necessário logo abaixo:
- Carnê IPTU ou documento com Inscrição Imobiliária para abertura da empresa;
- Certidão de casamento do empreendedor (Se este for casado);
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário em três vias;
- Declaração de imposto de renda do empreendedor (Se este for declarante);
- RG e CPF do empresário.
Com todos estes documentos em mãos e organizados, basta entregá-los a contabilidade para que ela dê início ao processo de abertura.
3. Pesquisa de localização e viabilidade do negócio
O próximo passo para abrir uma empresa em Belém é fazer uma consulta de viabilidade na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (SEPLAM).
A SEPLAM é justamente o órgão responsável por observar as regras de zoneamento da capital goianiense. É ele que diz onde a empresa pode desenvolver suas atividades.
Essa consulta preliminar de viabilidade é importante para evitar atrasos na liberação dos alvarás de localização e funcionamento, sem os quais o estabelecimento não funciona.
Na realidade, se ocorrer de a empresa exercer as suas atividades sem os alvarás, existe o perigo de alguém denunciá-la e, na pior das situações, ela acabar fechando.
4. Registro da empresa na JUCEG
Uma empresa em Goiânia, para ser regularizada, precisa ter o registro do contrato social ou requerimento de empresário na JUCEG (Junta Comercial do Estado de Goiás).
Em outras palavras, para abrir uma empresa em Goiânia, é fundamental já ter o nome fantasia e a razão social definidas. Tome cuidado para não ser idêntico a outras empresas.
Uma dica é criar uma lista com várias opções diferentes de nomes. Preste atenção ao segmento do negócio para escolher um nome com potencial comercial.
5. Obtenção do CNPJ
Agora vamos falar de algo que é imprescindível para se abrir uma empresa em Goiânia ou qualquer cidade, um número ativo de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Física).
O número do CNPJ tem utilidade de identificar que a empresa existe e funciona de forma regular. O órgão responsável por fazer a emissão de um CNPJ é a Receita Federal
Trata-se de um registro exclusivo de empresas brasileiras e, com este documento e registro em mãos, é possível consultar as seguintes informações:
- Endereço completo;
- Data de abertura;
- Razão social;
- Nome fantasia;
- Atividade econômica (CNAE);
- Natureza jurídica;
- Porte da empresa;
- Telefone e e-mail.
6. Obtenção da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal
O próximo passo é a obtenção da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal, que são algumas exigências específicas para abrir uma empresa em Goiânia.
Vale ressaltar que cada um destes documentos é obtido em um órgão diferente. Veja:
- Inscrição Estadual: Emitida pela Secretaria da Economia do Estado de Goiás, obrigatório para todas as empresas que pagam ICMS;
- Inscrição Municipal: Emitida pela Prefeitura de Goiânia, sendo obrigatório para todas as companhias que são obrigadas a pagar o ISS.
7. Liberação do Alvará de Funcionamento e Localização
Por fim, para conseguir abrir uma empresa em Goiânia, é fundamental a obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento, o que por sua vez evita muitos problemas.
Para solicitar estes documentos, é preciso ver junto com a prefeitura da cidade de Goiânia, que então irá avaliar se a empresa atende aos requisitos legais.
Quanto custa abrir uma empresa em Goiânia?
Os empreendedores que tiverem interesse em Goiânia, vai precisar custear o pagamento da taxa de registro empresarial da JUCEG.
Na data de publicação deste conteúdo, os valores eram os seguintes:
- Empresa Individual: R$ 296,00;
- Sociedade Empresária: R$ 296,00.
Outros gastos são os honorários da contabilidade, cujo valor não é tabelado e pode variar entre algumas centenas de reais e até milhares de reais, dependendo do escritório contábil.
Por outro lado, a Já Calculei oferece o serviço de abertura gratuita de empresas.
Regime tributário para abrir uma empresa em Goiânia
Para finalizar e entender de vez como abrir uma empresa em Goiânia, é preciso saber também como definir o regime tributário da empresa, que pode ser um dos três:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Natureza jurídica para abrir uma empresa em Goiânia
Quanto à natureza jurídica, esta pode ser escolhida entre as seguintes opções:
- EI (Empresário Individual);
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal);
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- A (Sociedade Anônima).
Deseja saber mais e abrir empresa em Goiânia? Clique aqui e entre em contato com a Já Calculei!