Como abrir uma empresa em Feira de Santana? Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que desejam investir na montagem de um negócio na cidade.
Em função disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, onde você terá a oportunidade de conferir os seguintes itens:
- Panorama da cidade e dos negócios na região
- Documentos para abrir uma empresa em Feira de Santana
- Custo para abrir uma empresa em Feira de Santana
- Regimes de tributação e tipos de empresa para abrir em Feira de Santana
- Como abrir uma empresa em Feira de Santana [Passo a Passo]
Sendo assim, convidamos você que deseja saber mais sobre a economia do município e esclarecer suas dúvidas, para continuar conosco e acompanhar esse artigo até o final.
Panorama da cidade e dos negócios na região
Feira de Santana é um município brasileiro que está localizado no interior do estado da Bahia, a cerca de 108 km da capital, Salvador.
Atualmente, o município é o segundo mais populoso do estado e primeira cidade do interior nordestino em quantitativo populacional. Dados e estimativas do IBGE, apontam que Feira de Santana possui mais de 624 mil habitantes.
O comércio é o grande combustível da economia de Feira, sendo responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto do município e dos empregos gerados na região.
A indústria vem logo em segundo lugar, também com uma parcela importante de contribuição econômica. A matriz industrial de Feira, como também é conhecido o município, é bastante diversificada e inclui empresas de diversos segmentos, dentre os quais, podemos destacar:
- Alimentício;
- Materiais de transporte;
- Materiais elétricos;
- Mecânico;
- Químico;
- Utensílios domésticos;
- Bebidas;
- Autopeças;
- Máquinas e equipamentos.
Com todas as características que a cidade reúne, não restam dúvidas, abrir uma empresa em Feira de Santana tem tudo para ser uma excelente escolha.
Documentos para abrir uma empresa em Feira de Santana
Quando o objetivo é abrir uma empresa em Feira de Santana, diversas dúvidas podem surgir na cabeça do empreendedor, dentre elas, aquela que diz respeito aos documentos necessários para registrar e legalizar uma empresa no município.
Por sua vez, a boa notícia para você que chegou até aqui, é que ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos não é extensa e para a maior parte das atividades empresariais pode ser resumida nos seguintes itens:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Documento de constituição da empresa (Contrato social ou Requerimento de Empresário.
Dentre os itens listados, precisamos fazer um breve comentário sobre o documento de constituição da empresa, tendo em vista que este é o item que costuma gerar mais dúvidas, sobretudo nos empreendedores de primeira viagem.
Basicamente, o documento de constituição reúne informações importantes sobre a futura empresa, para o seu respectivo registro em cartório.
São informações presentes em um documento de constituição empresarial:
- Nome empresarial e nome fantasia;
- Natureza jurídica adotada pela empresa;
- Qualificação dos sócios;
- Endereço completo da empresa;
- Atividades que serão desenvolvidas;
- Valor investido no capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres dos sócios;
- Dentre outras informações importantes.
Custo para abrir uma empresa em Feira de Santana
O custo para abrir uma empresa em Feira de Santana pode variar de acordo com o modelo de constituição a ser adotado pelo empreendedor (com ou sem sócios), mas basicamente é composto pelos seguintes itens:
- Taxa da Junta Comercial;
- Certificado digital;
- Honorários da contabilidade.
Para que você não fique com dúvidas, vamos explorar e detalhar cada item que compõe o custo para abrir uma empresa no município.
Taxa da Junta Comercial: Valor cobrado pela JUCEB – Junta Comercial do Estado da Bahia para processar os pedidos de registro e abertura de empresas.
Na data de publicação deste artigo, as taxas eram de R$ 309,00 para Sociedade Limitada e R$ 134,00 para Empresário Individual.
Certificado digital: Além da taxa de registro da Junta Comercial, o empreendedor também precisará adquirir um certificado digital e-CPF e um e-CNPJ para assinatura de documentos e troca de informações com o fisco.
Honorários da contabilidade: Por fim, temos ainda, os honorários cobrados pelos escritórios de contabilidade para conduzir os trâmites para abertura de empresas.
No entanto, para você que chegou até aqui, a boa notícia é que a Já Calculei não cobra por esse tipo de serviço, ou seja, aqui a abertura de empresa é gratuita.
Regimes de tributação e tipos de empresa para abrir em Feira de Santana
Para abrir uma empresa em Feira de Santana, o empreendedor precisa do suporte e assessoria de uma boa contabilidade, não somente para legalizar a empresa, mas também para tomar algumas decisões importantes.
Suas primeiras decisões serão tomadas com a orientação do contador e estão associadas a escolha do melhor regime tributário e natureza jurídica para a sua empresa.
Quanto ao regime tributário, existem três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quanto a natureza jurídica (modelo de constituição da empresa), as opções são as seguintes:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S.A.
Conte com o nosso time de contadores para fazer as melhores escolhas em favor do seu negócio!
Como abrir uma empresa em Feira de Santana [Passo a Passo]
Por fim, para fechar este conteúdo com chave de ouro, é hora de conferir em um passo a passo, como é fácil abrir uma empresa em Feira de Santana.
Veja como funciona:
- Contrate uma contabilidade (de preferência com abertura de empresa gratuita);
- Separe os documentos solicitados pelo contador;
- Aguarde alguns dias, até a emissão do CNPJ, Alvará de Funcionamento e demais documentos.
Para saber mais e abrir uma empresa sem qualquer tipo de complicação, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!