Abrir uma empresa de consultoria pode ser uma alternativa de negócio muito lucrativa e interessante para profissionais com qualificação e larga experiência em determinadas áreas.
Os serviços de consultoria, estão sendo cada vez mais procurados por organizações que precisam solucionar problemas internos e otimizar seus processos em busca de melhores resultados.
Por sua vez, observando a crescente deste segmento, a Já Calculei Contabilidade Online decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, apresentando ainda, um passo a passo para abertura de uma empresa de consultoria.
Deseja saber mais e quem sabe, aproveitar esta oportunidade de mercado para montar o seu negócio? Então, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é uma empresa de consultoria?
As empresas de consultoria são prestadoras de serviços que oferecem serviços de suporte e orientação especializada em determinado tema, geralmente ligado ao mundo dos negócios.
Existem diversos tipos de consultoria, dentre as quais, podemos destacar:
- Consultoria de Gestão;
- Consultoria de Marketing;
- Consultoria de TI;
- Consultoria de RH;
- Consultoria de Vendas;
- Consultoria Ambiental;
- Consultoria Financeira.
Na prática, todas elas possuem um objetivo em comum: corrigir falhas e otimizar processos, tornando as empresas mais eficientes e lucrativas.
Uma empresa de consultoria financeira, por exemplo, pode ajudar empresas a implantar controles, boas práticas e ferramentas de gestão financeira, visando o equilíbrio das contas.
Por sua vez, uma consultoria de marketing pode orientar organizações no sentido de desenvolver ações que contribuam para a melhorar a imagem de marcas e o volume de venda de produtos, dentre outros itens.
O que é preciso para abrir uma empresa de consultoria?
Para você que chegou aqui, buscando informações sobre como abrir uma empresa de consultoria, a boa notícia é que esse tipo de negócio não costuma exigir alto investimento inicial.
Na maioria dos casos, o consultor abre um CNPJ para emitir suas notas fiscais de prestação de serviços e começa agindo de forma autônoma, captando e atendendo os primeiros clientes.
Por sua vez, à medida que o negócio começa a crescer, pode ser preciso expandir os negócios, e por consequência, aumentar o número de consultores.
De certa forma, antes de abrir uma empresa de consultoria, você deve montar um plano de negócios e decidir dentre outras coisas, o tipo de consultoria que irá oferecer e a natureza jurídica da sua empresa, podendo optar por opções com sócios e sem sócios.
Um escritório de contabilidade pode oferecer todo o suporte e apoio que você precisa para tomar as primeiras decisões e abrir a sua empresa de consultoria.
Como abrir uma empresa de consultoria: passo a passo
Conforme prometido, neste tópico, vamos apresentar um passo a passo completo sobre a abertura de empresas de consultoria.
Acompanhando até o final, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a abertura deste tipo de empresa e entender como funciona cada etapa do processo.
1.Montagem do plano de negócios
Quando o objetivo é abrir uma empresa de consultoria ou qualquer outro tipo de negócio, o empreendedor que almeja o sucesso, precisa começar pela etapa de planejamento.
Apesar de não ser uma etapa obrigatória, a montagem do plano de negócios será útil para que você coloque suas ideias no papel, saiba por onde começar e tome decisões mais assertivas no presente e também no futuro.
Por sua vez, dentre os itens que não podem faltar em um plano de negócios, podemos destacar:
- Objetivo e missão da empresa;
- Planejamento financeiro;
- Planejamento de marketing;
- Estudo de mercado;
- Definição do público-alvo;
- Definição de metas e indicadores;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Dentre outros itens importantes.
Com o plano de negócios definido, contrate um serviço de contabilidade para receber o suporte e orientação que você vai precisar nos próximos passos.
2.Escolha da natureza jurídica
Uma das primeiras decisões que o empreendedor que deseja abrir uma empresa de consultoria precisa tomar, diz respeito à escolha da natureza jurídica.
A natureza jurídica é o que vai determinar o modelo de constituição do negócio, incluindo características como a existência ou não de sócios.
São diversas opções disponíveis em nossa legislação empresarial, conforme você verá abaixo.
Natureza jurídica para abrir empresa individualmente:
- MEI – Microempreendedor Individual;
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
Natureza jurídica para abrir empresa em sociedade:
- Sociedade Empresária LTDA;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S/A.
Faça a sua escolha com base nos seus objetivos e nas orientações fornecidas pelo profissional de contabilidade.
3.Escolha do regime tributário
Além de escolher a natureza jurídica ideal para a sua empresa, o empreendedor também precisará definir em conjunto com o seu contador, o melhor regime tributário.
Atualmente, temos três regimes tributários em vigor no país:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Uma escolha criteriosa e assertiva do regime de tributação é fundamental, levando em consideração a sua interferência direta no volume de impostos que será pago pela empresa.
4.Definição do tipo de atividade (CNAE)
Toda empresa, independente do porte ou segmento, precisa ter pelo menos uma atividade (CNAE), vinculada ao seu CNPJ.
Por sua vez, este CNAE deve representar de fato, as atividades que são desenvolvidas pela empresa. Em relação às empresas de consultoria, temos algumas opções, incluindo:
- 7020-4/00 – Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica;
- 7319-0/04 – Consultoria em publicidade e propaganda;
- 6204-0/00 – Consultoria em tecnologia da informação.
Não se preocupe, pois, o nosso time de contadores está preparado para orientar você na escolha do CNAE ideal para a sua empresa.
5.Registro e legalização da empresa
Por fim, o empreendedor precisará separar alguns documentos básicos, como RG, CPF, comprovante de residência e aguardar a abertura e legalização da empresa.
Após o processo de legalização, a empresa receberá todos os documentos que precisa para funcionar, incluindo:
- CNPJ;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Deseja saber mais sobre como abrir uma empresa de consultoria e colocar os seus planos em prática, abrindo a sua empresa de forma gratuita?
Conte com o time de contadores da Já Calculei Contabilidade. Clique aqui e entre em contato conosco!