Como abrir uma empresa? Você tem o sonho de empreender, conquistar o próprio CNPJ, mas não sabe exatamente por onde começar e tem dúvidas quanto ao que é necessário para abrir uma empresa?
Muitos brasileiros sonham em montar o próprio negócio, mas acabam desistindo do sonho antes mesmo de começar, por acreditar que o processo para abrir uma empresa é burocrático e envolve altos custos.
No entanto, o que nem todos sabem é que com o apoio da contabilidade online, abrir uma empresa no Brasil tornou-se algo muito mais fácil.
Pensando em como abrir uma empresa? Então, você chegou ao lugar certo! Neste conteúdo vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto e ajudar você a abrir a sua empresa.
Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa?
Quando o assunto é como abrir uma empresa, é muito importante que você separe alguns documentos, são eles:
- RG e CPF do empresário individual e dos sócios;
- Comprovante de residência do empresário e dos sócios;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias.
Dentre os documentos acima, acreditamos que o Contrato Social é o único que pode ter deixado alguma dúvida, não é mesmo?
No entanto, se você tem dúvidas sobre o que é Contrato Social, não se preocupe, preparamos um artigo completo sobre o assunto para ajudar você, clique aqui e acesse agora mesmo!
Agora que você já sabe quais são os documentos que precisa para abrir uma empresa, podemos avançar para o nosso passo a passo.
Como abrir uma empresa: Guia completo e atualizado
Se você pretende abrir uma empresa, mas não sabe exatamente por onde começar, o nosso guia completo e atualizado vai ajudar você.
Confira em detalhes, todas as etapas que envolvem a abertura de empresas e tire de forma definitiva suas dúvidas sobre o assunto.
1.Monte um plano de negócios
Para montar uma empresa lucrativa e alcançar os seus objetivos como empresário e empreendedor, montar um plano de negócios completo será o seu primeiro passo.
Se você ainda não conhece esse importante documento, podemos dizer que ele funciona como uma espécie de mapa que guiará suas próximas decisões e os seus próximos passos na montagem do negócio.
Apesar de não obrigatório, um bom plano de negócios pode ajudar você a evitar imprevistos e garantir que tudo aconteça dentro do planejado.
Não sabe como montar um plano de negócios? Não se preocupe, vamos ajudar você: clique aqui e acesse um conteúdo completo sobre o assunto.
2.Defina se você vai abrir sua empresa com ou sem sócios
Quando o assunto é como abrir uma empresa, uma das decisões mais importantes que o empreendedor precisa tomar, diz respeito a forma de constituição dos seus negócios.
A legislação brasileira permite a abertura de empresas individuais e sociedades, ou seja, empresas com mais de um proprietário (sócios).
Diante disso, cabe ao empreendedor definir qual é a melhor opção para os seus objetivos de negócio e comunicar ao contador no momento da abertura da empresa.
3.Defina o regime tributário e a natureza jurídica
Por falar em contador, quando o assunto é como abrir uma empresa você precisará definir com a sua contabilidade, o melhor regime tributário e natureza jurídica para o seu negócio.
Quanto ao regime tributário, você tem basicamente três opções de escolha, são elas:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quando a natureza jurídica, temos mais opções, são elas:
- MEI – Microempreendedor Individual;
- EI – Empresa Individual;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples Pura;
- Sociedade Simples Limitada;
- Sociedade Anônima.
Vale destacar que você não precisa conhecer a fundo cada opção, mas contar com um contador que possa apontar as melhores alternativas para a sua empresa.
4.Elabore o Contrato Social
Após tomar as suas primeiras decisões como empreendedor, definindo a natureza jurídica e o regime tributário ideal para a sua empresa, é hora de avançar mais uma etapa em nosso passo a passo sobre como abrir uma empresa e elaborar o seu Contrato Social.
O Contrato Social reúne informações essenciais e de grande relevância sobre a futura empresa, incluindo:
- Nome dos sócios;
- Direitos e obrigações de cada sócio;
- Percentual de cada sócio no negócio;
- Capital inicial investido na empresa;
- Atividades a serem exercidas;
- Local de instalação da empresa;
- Dentre outras informações importantes.
O Contrato Social será registrado pela contabilidade na Junta Comercial do Estado e funciona como uma espécie de certidão de nascimento das pessoas jurídicas.
Não sabe o que é ou como elaborar um Contrato Social? Não se preocupe, nós também podemos ajudar, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, clique aqui e confira!
5.Contrate um serviço de contabilidade
Por fim, caso ainda não tenha definido e contratado um serviço de contabilidade para a sua empresa, providencie isso o quanto antes.
Após os passos acima, é hora de registrar e regularizar a sua empresa, etapa para a qual, o trabalho do contador será fundamental.
É nessa etapa que a sua empresa começará a tomar forma, recebendo os seus primeiros documentos, são eles:
- Registro na Junta Comercial do Estado;
- CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Licenças e Alvarás especiais (quando necessário).
Você já conferiu o passo a passo completo sobre como abrir uma empresa, mas se ainda tem dúvidas, não se preocupe, vamos cuidar de tudo para você!
Aqui na Já Calculei Contabilidade Online, você abre a sua empresa de forma descomplicada e em poucas etapas, confira o passo a passo:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade.
Como abrir uma empresa: Qual o custo para abrir uma empresa?
Uma das principais dúvidas dos empreendedores que planejam montar o próprio negócio, diz respeito aos custos para abrir uma empresa.
No entanto, quem escolhe a Já Calculei não precisa se preocupar, pois aqui a abertura de empresa é grátis!
Assinantes do nosso plano anual pagam apenas as taxas da Junta Comercial para abrir e regularizar suas empresas.
Deseja saber mais e abrir a sua empresa? Clique aqui e entre em contato com nossos contadores!