Com a mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros e a procura cada vez maior por produtos para compra via internet, abrir um e-commerce pode ser um negócio muito lucrativo.
Para que não restem dúvidas sobre essa afirmativa, basta olhar para os indicadores de crescimento e dados do e-commerce brasileiro.
De acordo com um levantamento da Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, atingindo o faturamento recorde de R$ 161 bilhões, com crescimento de 17% no número de pedidos.
Em meio a um cenário extremamente positivo para o varejo online, o índice MCC-ENET, prevê um crescimento de 56% para o e-commerce brasileiro até o ano de 2024.
Diante de tudo isso, se você ainda tinha dúvidas quanto ao potencial do comércio eletrônico e se realmente vale a pena investir neste mercado, muito provavelmente, suas dúvidas acabaram.
Sendo assim, é hora de conferir em um passo a passo completo, o que é preciso para abrir um e-commerce.
Como abrir um e-commerce [Passo a Passo]
Que abrir um e-commerce pode ser um excelente negócio, não restam dúvidas, no entanto, muitos empreendedores que planejam investir neste tipo de negócio não sabem exatamente por onde começar.
Sabendo disso, o time da Já Calculei preparou um passo a passo com as principais etapas e informações que você precisa para estruturar o seu negócio.
1.Contrate uma contabilidade especializada
Quando o objetivo é abrir um e-commerce de sucesso, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais.
Além de esclarecer dúvidas importantes, a contabilidade cuidará de todos os trâmites para abertura e legalização da sua empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Liberação da autorização para emitir notas fiscais.
Após a emissão da documentação do seu e-commerce, a contabilidade também atuará na manutenção da sua regularidade e no planejamento tributário para economia de impostos.
Dentre as atribuições da contabilidade para lojas virtuais, podemos destacar:
- Planejamento tributário e cálculo de impostos;
- Registro de admissão, afastamento e desligamento de funcionário;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil e DRE;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Dentre outras atribuições importantes.
2.Monte um plano de negócios
Outro passo muito importante para quem deseja abrir um e-commerce é a elaboração de um plano de negócios.
O plano de negócios é um documento que reúne uma série de informações importantes para que o empreendedor consiga tirar suas ideias do papel com assertividade e montar o negócio que sempre sonhou.
Dentre os itens que não podem faltar em um bom plano de negócios, podemos destacar:
- Objetivos e missão da empresa;
- Planejamento financeiro;
- Estudo de concorrentes;
- Estudo de fornecedores;
- Definição do público-alvo;
- Definição de metas;
- Produtos a serem comercializados;
- Planejamento de marketing;
- Estrutura e mão de obra necessária.
3.Monte a estrutura do seu site
Logo na sequência, precisamos pensar na estrutura web, ou seja, na montagem do site da sua loja virtual.
Para isso, você precisará adquirir a URL (endereço eletrônico do seu site). Atualmente, o custo anual para adquirir o direito de uso de uma URL no registro.br é de R$ 40,00.
Além disso, você também precisará contratar um serviço de hospedagem para armazenar o seu site, como por exemplo: Locaweb; HostGator e Hostinger.
Feito isso, você precisará começar a montagem do site em si, incluindo construção do layout, instalação e configuração do WordPress e um plugin para e-commerce, como o Woocommerce.
No entanto, é importante destacar que como essa parte é um pouco técnica, o ideal é contratar um programador que fique responsável pela construção e manutenção do seu site.
4.Defina os meios de pagamento
Para alcançar um bom volume de vendas e faturamento, você deve oferecer aos clientes, uma ampla gama de formas de pagamento, incluindo:
- Cartão de crédito;
- Boleto bancário;
- Débito online;
No entanto, para que isso seja possível, você precisará definir e contratar um meio de pagamento para o seu e-commerce. Dentre as opções, podemos destacar:
- Iugu;
- me;
- Mercado Pago;
- PagSeguro;
- Gerencianet;
- Paypal;
- Dentre outros.
Ao abrir um e-commerce, realize uma ampla pesquisa para encontrar o meio de pagamento que oferece as menores taxas e o menor prazo para repasse de valores.
5.Defina suas formas de entrega
Se tem um item que pode ser um importante diferencial, quando o assunto é como abrir um e-commerce, este item é o frete.
Definitivamente, as pessoas que compram online não estão dispostas a pagar um alto custo de frete para receber seus produtos.
Sabendo disso, você deve oferecer múltiplas formas de entrega e sempre que possível reduzir ou não cobrar dos clientes, valores relacionados ao frete.
Para isso, pesquise bastante, avalie os custos e contrate no mínimo duas opções em serviços de entrega para o seu site (Correios e Transportadora).
Logo após assinar contrato com os serviços de entrega, configure os mesmos no seu site e permita que os clientes optem por aquela que for mais ágil ou econômica.
Qual o custo para abrir um e-commerce?
O custo para abrir um e-commerce normalmente é baixo, tendo em vista que o empreendedor pode começar da sua própria residência com um estoque pequeno ou até mesmo, sem estoque (dropshipping).
Para reduzir os custos iniciais e escalar rapidamente os negócios, também é possível optar por anunciar os produtos em plataformas de marketplace.
Nas plataformas de marketplace gerenciadas por empresas como B2W, Amazon, Via Varejo e Mercado Livre, você terá vantagens importantes, como:
- Redução de custos com a construção de um site próprio;
- Redução de custos e processos com logística de entrega;
- Maior visibilidade para os seus produtos.
Contudo, em contrapartida, os marketplaces cobram um percentual sobre cada venda realizada através das suas plataformas.
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