Como abrir um comércio pequeno? Pensando em montar o próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Então, você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo para ajudar você a abrir o seu negócio, absolutamente do zero e sem complicações.
Preparamos um verdadeiro tutorial para abertura de empresas que vai ajudar pessoas como você a abrir o próprio comércio, vale a pena conferir!
1.Como abrir um comércio pequeno: Plano de negócios
Quando falamos da abertura de empresas, independente do seu porte, a primeira coisa que precisamos levar em consideração é o plano de negócios.
Apesar de ser deixado de lado por parte dos empreendedores, esse documento é fundamental para quem assim como você chegou até aqui em busca de informações sobre como abrir um comércio pequeno.
Para que você não tenha imprevistos, o melhor caminho é planejar a abertura da sua empresa, e para isso, um plano de negócios é fundamental.
Confira o que não pode faltar em um plano de negócios para comércio:
- Estudo de concorrentes;
- Localização para abertura da empresa;
- Capital inicial para abrir o negócio;
- Produtos e serviços a serem oferecidos;
- Lista de fornecedores;
- Público-alvo da empresa;
- Previsão de receitas e despesas mensais;
- Estimativa de lucros mensal;
- Plano de marketing e publicidade;
- Dentre outras informações.
Reunir todas as informações listadas acima, será muito útil para o seu futuro negócio!
2.Como abrir um comércio pequeno: Localização
Você já pensou na melhor localização para abrir um comércio? Pois bem, a melhor localização no caso do pequeno comércio será aquela que cabe no seu orçamento.
Alugar um ponto comercial na área central ou em shoppings centers pode exigir um alto investimento, no entanto, a boa notícia é que você pode começar até mesmo na garagem de casa.
Você já pensou em abrir um comércio no seu bairro? O aluguel de pontos comerciais em bairros residenciais costuma ser bem mais em conta.
A depender do bairro que você mora e do tipo de negócio que pretende abrir, é possível conquistar um bom número de clientes.
Pensando em abrir um comércio pequeno no seu bairro? Confira nossas sugestões:
- Mini Mercado;
- Padaria;
- Hortifrúti;
- Lanchonete;
- Açougue;
- Farmácia;
- Pet shop;
- Loja de presentes;
- Depósito de bebidas.
Acredite no seu potencial empreendedor, defina o tipo de negócio que você pretende montar e alugue um ponto comercial para abrir a sua loja.
3.Como abrir um comércio pequeno: Marketing
Independente do porte do seu negócio, você precisa fazer com que ele apareça e seja conhecido pelo público.
Sendo assim, ao pensar em como abrir um comércio pequeno, não se esqueça de definir e colocar em prática boas estratégias de marketing.
Você pode contratar uma agência de marketing para montar um plano profissional para divulgação da sua loja, ou começar por conta própria.
Comece divulgando a sua loja nas redes sociais, crie uma página no Facebook e no Instagram, publique conteúdos com frequência, curta, compartilhe e interaja com o seu público.
4.Como abrir um comércio pequeno: Estrutura
Quando o assunto é como abrir um comércio pequeno, é preciso considerar que independente do seu tipo de atividade será necessário investir em alguns itens, dentre eles:
- Computador;
- Impressora;
- Balcão de atendimento;
- Mostruário.
Esses itens podem exigir um investimento considerável, no entanto, se o seu objetivo é economizar, é possível aproveitar sites como a OLX para garantir economia.
Com uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar itens de segunda mão em bom estado de conservação e garantir uma boa economia.
5.Como abrir um comércio pequeno: Atendimento
Para que o seu negócio seja um verdadeiro sucesso, você não pode deixar de investir tempo e dedicação na qualidade do atendimento.
Oferecer um atendimento de excelência fará toda a diferença para o sucesso do seu comércio.
Ao pensar em como abrir um comércio pequeno, tenha em mente que as pessoas que entram na sua loja esperam receber um bom atendimento.
Ofereça sempre o melhor, atenda os clientes com simpatia e cordialidade e faça com que eles sintam o desejo de voltar ao seu estabelecimento.
Por sinal, vale destacar que clientes bem atendidos podem contribuir muito com a divulgação do seu negócio, fazendo indicações para amigos e familiares.
6.Como abrir um comércio pequeno: Fornecedores
Quando o assunto é como abrir um comércio pequeno, não podemos deixar de lado, a importância dos fornecedores.
Você precisa encontrar bons fornecedores para que o seu negócio seja lucrativo e conquiste a preferência do público.
Antes de abrir a sua loja, encontre e faça uma lista de fornecedores que ofereçam produtos de qualidade, com pontualidade e preço justo.
7.Como abrir um pequeno comércio: Legalização e CNPJ
Outro ponto muito importante que precisa ser levado em consideração quando pensamos em como abrir um pequeno comércio é a legalização do negócio e a emissão do seu CNPJ.
Toda e qualquer empresa, independente do seu porte, tipo de atividade e localização precisa ter ao menos dois documentos básicos, são eles:
Por sua vez, a depender do tipo de negócio, outros documentos também podem ser exigidos, dentre eles:
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Licença do Corpo de Bombeiros;
- Licença da Vigilância Sanitária.
Você precisa estar com toda a documentação do seu negócio em dia antes mesmo de entrar em funcionamento.
No entanto, sabemos que quando chega na parte de legalização da empresa, muitos empreendedores não sabem exatamente por onde começar, afinal, são uma série de documentos e órgãos públicos envolvidos, não é mesmo?
Sabendo disso, a Já Calculei preparou uma surpresa e condição especial para ajudar você que pretende abrir um comércio pequeno.
Ao escolher um dos nossos planos anuais, você vai receber abertura de empresa grátis!
É isso mesmo, você escolhe um dos planos anuais, a partir de R$ 99,00 mensais e a abertura da empresa fica por nossa conta.
Gostou da novidade? Então, clique aqui, solicite a abertura da sua empresa e aproveite nossas condições especiais para tirar seus planos do papel!